Da metáfora como mediação pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26237 |
Resumo: | *Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenador dos cursos de Especialização (Lato Sensu) em História do Pensamento Político e Social; e Filosofia Contemporânea pela mesma instituição. Da metáfora como mediação pedagógicaResumo:Â O presente estudo visa ressaltar o papel da imagem como elemento mediador no processo de aprendizagem. É um pressuposto necessário a esta reflexão: o desequilíbrio existente entre a supervalorização dos aspectos lógico-racionais em detrimento de uma educação fundada na intuição e na espontaneidade, para isso é preciso, portanto, resgatar essa dimensão negligenciada; para tanto, uma postura problematizadora (antidogmatizante) se impõe; o que nos lança numa pedagogia centrada na (inter)subjetividade que resgata a dimensão patológica implicada no processo educacional.Palavras-chave: Páthos-filosófico. Lógos-racional. Antidogmatismo. Imagem.Subjetividade.Da metáfora como mediação pedagógicaAbstract:Â This study aims to highlight the role of the image as a mediating element in the learning process. Presupposition is required for this reflection: the imbalance between the overvaluation of logical-rational aspects at the expense of an education founded on intuition and spontaneity, it is therefore necessary to rescue this neglected dimension; for both, a based problem approach (no-dogmatism) is required; which places us in a centered pedagogy (between) subjectivities, which rescues the pathological dimension involved in the educational process.Keywords: Philosophical-pathos. Rational-logos. No-dogmatism. Picture. Subjectivity.Data de registro: 11/04/2014Data de aceite: 17/12/2014Referências:ALMEIDA, D. D. M. de. Subjetividade e discurso da qualidade educacional: contra a difamação do docente. Revista do COGEIME, Piracicaba, v. 14, n. 26, p. 95-105, Jun. 2005.BORGES, J. L. O fazedor. Tradução de Rolando Roque da Silva. 4. ed., São Paulo: Globo, 1987.CERLETI, A. A. Ensinar filosofia: da pergunta filosófica à proposta metodológica. In: KOHAN, W. O. (Org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.DIAS, R. M. Cultura e educação no pensamento de Nietzsche. Impulso, Piracicaba, v. 12, n. 28, p. 33-40, Jul. 2001.FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996. (Col. Leitura)._______. Pedagogia do oprimido. 17. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GENTIL, H. S. Para uma poética da modernidade: uma aproximação à arte do romance em Temps et Récit de Paul Ricoeur. São Paulo: Edições Loyola, 2004.KANT. I. Crítica da razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Introdução e notas de Alexandre Fradique Morujão. 5. ed., Lisboa: Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.LORIERI, M. Filosofia: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.MACHADO, R. Nietzsche e a verdade. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.MOUTINHO, L. D. S. Sartre: existencialismo e liberdade. São Paulo: Moderna Editora, 1995._______. Sartre: psicologia e fenomenologia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia no espírito da música. Tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. 2. ed., São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores).______. Schopenhauer como educador. In: ______. Considerações extemporâneas. Tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. 2. ed., São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores).______. A gaia ciência. Tradução e notas de Paulo César de Souza. SãoPaulo: Companhia das Letras, 2001.______. Sobre a verdade e a mentira no sentido extra-moral. Tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. 2. ed., São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores).PAIVA, R. Subjetividade e imagem: a literatura como horizonte da Filosofia em Henri Bergson. São Paulo: Associação Editorial Humanitas; Fapesp, 2005.PORCHAT, O. P. O conflito das filosofias. In: ______. A filosofia e a visão comum do mundo. São Paulo: Brasiliense, 1983.PORTA, M. A. G. A filosofia a partir de seus problemas. São Paulo: Edições Loyola, 2003.RICOEUR, P. Tempo e narrativa. Tradução de Claudia Berliner. WMF Martins Fontes, 2011. v. 3._________. Metáfora viva. São Paulo: Edições Loyola, 2005. RODRIGO, L. M. Filosofia em sala de aula: teorias e práticas para o ensino médio. São Paulo: Escritores Associados, 2009. (Col. Formação de Professores).SAINT-SERNIN, B. Philosophie et fiction. Temps Modernes - n. 531-3, Oct./Dec., 1990.SILVA, F. L. e. Ética e literatura em Sartre: ensaios introdutórios. São Paulo: Editora UNESP, 2004.SARTRE, J. P. Uma idéia fundamental da fenomenologia de Husserl: a intencionalidade. In: ______. Situações I. Tradução de Cristina Prado. Prefácio de Bento Prado Jr. São Paulo: Cosac Naif, 2005._______. Une idée fondamentale de la phénomenologie de Husserl: l'intentionalité. In: ______. La transcendance de l'ego. Paris: Vrin, 2003._______. A transcendência do ego. Seguido de consciência de si e conhecimento de si. Tradução e introdução de Pedro M. S. Alves. Lisboa: Edições Colibri, 1994._______. La transcendance de l'ego. Paris: Vrin, 2003._______. A imaginação. Tradução e notas de Vergílio Ferreira; Sel. José Américo Motta Pessanha. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores)._______. O imaginário. Tradução de Duda Machado. São Paulo: Ãtica, 1992.SAVIANI, D. Escola e democracia. 41. ed. revista. Campinas: Autores Associados, 2009.TORRES FILHO, R. R. Ensaios de filosofia ilustrada. São Paulo: Iluminuras, 2004. |
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Presupposition is required for this reflection: the imbalance between the overvaluation of logical-rational aspects at the expense of an education founded on intuition and spontaneity, it is therefore necessary to rescue this neglected dimension; for both, a based problem approach (no-dogmatism) is required; which places us in a centered pedagogy (between) subjectivities, which rescues the pathological dimension involved in the educational process.Keywords: Philosophical-pathos. Rational-logos. No-dogmatism. Picture. Subjectivity.Data de registro: 11/04/2014Data de aceite: 17/12/2014Referências:ALMEIDA, D. D. M. de. Subjetividade e discurso da qualidade educacional: contra a difamação do docente. Revista do COGEIME, Piracicaba, v. 14, n. 26, p. 95-105, Jun. 2005.BORGES, J. L. O fazedor. Tradução de Rolando Roque da Silva. 4. ed., São Paulo: Globo, 1987.CERLETI, A. A. Ensinar filosofia: da pergunta filosófica à proposta metodológica. In: KOHAN, W. O. (Org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.DIAS, R. M. Cultura e educação no pensamento de Nietzsche. Impulso, Piracicaba, v. 12, n. 28, p. 33-40, Jul. 2001.FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996. (Col. Leitura)._______. Pedagogia do oprimido. 17. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GENTIL, H. S. Para uma poética da modernidade: uma aproximação à arte do romance em Temps et Récit de Paul Ricoeur. São Paulo: Edições Loyola, 2004.KANT. I. Crítica da razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Introdução e notas de Alexandre Fradique Morujão. 5. ed., Lisboa: Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.LORIERI, M. Filosofia: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.MACHADO, R. Nietzsche e a verdade. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.MOUTINHO, L. D. S. Sartre: existencialismo e liberdade. São Paulo: Moderna Editora, 1995._______. 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*Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenador dos cursos de Especialização (Lato Sensu) em História do Pensamento Político e Social; e Filosofia Contemporânea pela mesma instituição. Da metáfora como mediação pedagógicaResumo:Â O presente estudo visa ressaltar o papel da imagem como elemento mediador no processo de aprendizagem. É um pressuposto necessário a esta reflexão: o desequilíbrio existente entre a supervalorização dos aspectos lógico-racionais em detrimento de uma educação fundada na intuição e na espontaneidade, para isso é preciso, portanto, resgatar essa dimensão negligenciada; para tanto, uma postura problematizadora (antidogmatizante) se impõe; o que nos lança numa pedagogia centrada na (inter)subjetividade que resgata a dimensão patológica implicada no processo educacional.Palavras-chave: Páthos-filosófico. Lógos-racional. Antidogmatismo. 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