A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49146 |
Resumo: | A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1 Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de analisar como as experiências de formação inicial de formandos(as) em Educação Física da Universidade Federal do Paraná, contribuem para a construção de identidade(s) profissional(is). A produção de dados ocorreu por meio da realização de dois grupos focais distintos, um com formandos(as) da modalidade de licenciatura e outro de bacharelado em EF. O programa de Análise de Conteúdo Atlas.TI 8 foi utilizado para criar as unidades de análise do eixo previamente definido sobre formação inicial. Identificou-se, que os(as) formandos(as) ao experimentarem práticas de estágio e trabalho, de pesquisa nos programas e projetos de iniciação científica, além de refletirem, construírem, planejarem, criarem, elaborarem seus métodos e metodologias de ensino e aprendizagem, constroem identidade(s) profissional(is) mestiças não articuladas integralmente aos processos de pesquisa e criação de métodos e metodologias. Palavras-chave: Identidade profissional. Formação inicial. Pesquisa. Método. Initial training in the construction of professional identity(ies) of physical education Abstract: This research aims to analyze how the initial training experiences in Physical Education of students at Universidade Federal do Paraná contribute to the construction of professional identity(ies). Data were produced through focus groups; one with students of the licentiate degree and the other with students of the bachelor’s degree in Physical Education. The Content Analysis Program Atlas.TI 8 was used to create a unit of analysis from a previously-defined axis on initial training. It was identified, through their experiences on the practical training placement and work, and through research programs and projects, as well as reflecting, constituting, planning, creating, and elaborating their teaching and learning methods and methodologies, build mixed professional identities that are not fully articulated with the processes of research and creation of methods and methodologies. Keywords: Professional identity. Initial training. Research. Method. La formación inicial en la construcción de identidad(es) profesional(es) en educación física Resumen: La presente investigación tiene como objetivo analizar como las experiencias de formación inicial de graduados en Educación Física de Universidade Federal do Paraná, contribuyen en la construcción de identidades profesionales. La producción de datos ocurrió por medio de la realización de dos grupos distintos, un con graduados en la modalidad de grado y el otro en licenciatura en Educación Física. El programa de Análisis de Contenido Atlas.TI 8 fue utilizado para crear las unidades de análisis de eje previamente definido sobre la formación inicial. Se identificó que los graduados al comenzar las prácticas y el trabajo, de investigación en los programas y proyectos de iniciación científica, además de reflexionar, construir, planear, crear, elaborar sus métodos y metodologías de enseñanza, construyen identidades profesionales mestizas no articuladas integralmente a los procesos de investigación y creación de métodos y metodologías. Palabras clave: Identidade profesional. Formación inicial. Investigación. Método. 1 Pesquisa financiada com bolsa de pós-doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Data de registro: 12/06/2019 Data de aceite: 23/04/2020 |
id |
UFU-2_b5713f4cf31af2a93dbb92eb5f86639b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/49146 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1Identidade profissionalFormação inicialPesquisaMétodoA formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1 Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de analisar como as experiências de formação inicial de formandos(as) em Educação Física da Universidade Federal do Paraná, contribuem para a construção de identidade(s) profissional(is). A produção de dados ocorreu por meio da realização de dois grupos focais distintos, um com formandos(as) da modalidade de licenciatura e outro de bacharelado em EF. O programa de Análise de Conteúdo Atlas.TI 8 foi utilizado para criar as unidades de análise do eixo previamente definido sobre formação inicial. Identificou-se, que os(as) formandos(as) ao experimentarem práticas de estágio e trabalho, de pesquisa nos programas e projetos de iniciação científica, além de refletirem, construírem, planejarem, criarem, elaborarem seus métodos e metodologias de ensino e aprendizagem, constroem identidade(s) profissional(is) mestiças não articuladas integralmente aos processos de pesquisa e criação de métodos e metodologias. Palavras-chave: Identidade profissional. Formação inicial. Pesquisa. Método. Initial training in the construction of professional identity(ies) of physical education Abstract: This research aims to analyze how the initial training experiences in Physical Education of students at Universidade Federal do Paraná contribute to the construction of professional identity(ies). Data were produced through focus groups; one with students of the licentiate degree and the other with students of the bachelor’s degree in Physical Education. The Content Analysis Program Atlas.TI 8 was used to create a unit of analysis from a previously-defined axis on initial training. It was identified, through their experiences on the practical training placement and work, and through research programs and projects, as well as reflecting, constituting, planning, creating, and elaborating their teaching and learning methods and methodologies, build mixed professional identities that are not fully articulated with the processes of research and creation of methods and methodologies. Keywords: Professional identity. Initial training. Research. Method. La formación inicial en la construcción de identidad(es) profesional(es) en educación física Resumen: La presente investigación tiene como objetivo analizar como las experiencias de formación inicial de graduados en Educación Física de Universidade Federal do Paraná, contribuyen en la construcción de identidades profesionales. La producción de datos ocurrió por medio de la realización de dos grupos distintos, un con graduados en la modalidad de grado y el otro en licenciatura en Educación Física. El programa de Análisis de Contenido Atlas.TI 8 fue utilizado para crear las unidades de análisis de eje previamente definido sobre la formación inicial. Se identificó que los graduados al comenzar las prácticas y el trabajo, de investigación en los programas y proyectos de iniciación científica, además de reflexionar, construir, planear, crear, elaborar sus métodos y metodologías de enseñanza, construyen identidades profesionales mestizas no articuladas integralmente a los procesos de investigación y creación de métodos y metodologías. Palabras clave: Identidade profesional. Formación inicial. Investigación. Método. 1 Pesquisa financiada com bolsa de pós-doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Data de registro: 12/06/2019 Data de aceite: 23/04/2020EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4914610.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-49146Educação e Filosofia; v. 33 n. 69 (2019): v.33 n.69 set./dez. 2019; 1583-16221982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49146/30839https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49146/35844Copyright (c) 2019 Alexandre Vanzuita, Marynelma Camargo Garanhanihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVanzuita, AlexandreGaranhani, Marynelma Camargo2023-03-22T11:26:52Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/49146Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-22T11:26:52Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1 |
title |
A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1 |
spellingShingle |
A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1 Vanzuita, Alexandre Identidade profissional Formação inicial Pesquisa Método |
title_short |
A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1 |
title_full |
A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1 |
title_fullStr |
A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1 |
title_full_unstemmed |
A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1 |
title_sort |
A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1 |
author |
Vanzuita, Alexandre |
author_facet |
Vanzuita, Alexandre Garanhani, Marynelma Camargo |
author_role |
author |
author2 |
Garanhani, Marynelma Camargo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vanzuita, Alexandre Garanhani, Marynelma Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade profissional Formação inicial Pesquisa Método |
topic |
Identidade profissional Formação inicial Pesquisa Método |
description |
A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1 Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de analisar como as experiências de formação inicial de formandos(as) em Educação Física da Universidade Federal do Paraná, contribuem para a construção de identidade(s) profissional(is). A produção de dados ocorreu por meio da realização de dois grupos focais distintos, um com formandos(as) da modalidade de licenciatura e outro de bacharelado em EF. O programa de Análise de Conteúdo Atlas.TI 8 foi utilizado para criar as unidades de análise do eixo previamente definido sobre formação inicial. Identificou-se, que os(as) formandos(as) ao experimentarem práticas de estágio e trabalho, de pesquisa nos programas e projetos de iniciação científica, além de refletirem, construírem, planejarem, criarem, elaborarem seus métodos e metodologias de ensino e aprendizagem, constroem identidade(s) profissional(is) mestiças não articuladas integralmente aos processos de pesquisa e criação de métodos e metodologias. Palavras-chave: Identidade profissional. Formação inicial. Pesquisa. Método. Initial training in the construction of professional identity(ies) of physical education Abstract: This research aims to analyze how the initial training experiences in Physical Education of students at Universidade Federal do Paraná contribute to the construction of professional identity(ies). Data were produced through focus groups; one with students of the licentiate degree and the other with students of the bachelor’s degree in Physical Education. The Content Analysis Program Atlas.TI 8 was used to create a unit of analysis from a previously-defined axis on initial training. It was identified, through their experiences on the practical training placement and work, and through research programs and projects, as well as reflecting, constituting, planning, creating, and elaborating their teaching and learning methods and methodologies, build mixed professional identities that are not fully articulated with the processes of research and creation of methods and methodologies. Keywords: Professional identity. Initial training. Research. Method. La formación inicial en la construcción de identidad(es) profesional(es) en educación física Resumen: La presente investigación tiene como objetivo analizar como las experiencias de formación inicial de graduados en Educación Física de Universidade Federal do Paraná, contribuyen en la construcción de identidades profesionales. La producción de datos ocurrió por medio de la realización de dos grupos distintos, un con graduados en la modalidad de grado y el otro en licenciatura en Educación Física. El programa de Análisis de Contenido Atlas.TI 8 fue utilizado para crear las unidades de análisis de eje previamente definido sobre la formación inicial. Se identificó que los graduados al comenzar las prácticas y el trabajo, de investigación en los programas y proyectos de iniciación científica, además de reflexionar, construir, planear, crear, elaborar sus métodos y metodologías de enseñanza, construyen identidades profesionales mestizas no articuladas integralmente a los procesos de investigación y creación de métodos y metodologías. Palabras clave: Identidade profesional. Formación inicial. Investigación. Método. 1 Pesquisa financiada com bolsa de pós-doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Data de registro: 12/06/2019 Data de aceite: 23/04/2020 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49146 10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-49146 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49146 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-49146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49146/30839 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49146/35844 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Alexandre Vanzuita, Marynelma Camargo Garanhani http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Alexandre Vanzuita, Marynelma Camargo Garanhani http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 33 n. 69 (2019): v.33 n.69 set./dez. 2019; 1583-1622 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207233894842368 |