Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Cunha, Myrtes Dias
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/584
Resumo: No presente artigo, apresentamos e discutimos um conceito de subjetividade social, também apresentamos uma análise que realizamos numa escola pública das relações de professores e estudantes. Nesta análise, destacamos o funcionamento cotidiano da instituição pesquisada e os desdobramentos desse movimento na constituição do coletivo da escola. Palavras-chave: Subjetividade; Cotidiano escolar; Formação de professores.   Abstract: This paper presents a concept of social subjectivity witch is discussed by analyzing the relationships between teachers and students. In this analysis, it is pointed out the daily functioning of the school in which this research was carried out and its changes in the (dis) organization of the group of subjects from this school, especially the teachers. Key-words: Subjectivity; School daily activities; Teacher training.
id UFU-2_bf07f124384efd53b342b8a0f70a4ae2
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/584
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escolaSubjetividadeCotidiano escolarFormação de professoresNo presente artigo, apresentamos e discutimos um conceito de subjetividade social, também apresentamos uma análise que realizamos numa escola pública das relações de professores e estudantes. Nesta análise, destacamos o funcionamento cotidiano da instituição pesquisada e os desdobramentos desse movimento na constituição do coletivo da escola. Palavras-chave: Subjetividade; Cotidiano escolar; Formação de professores.   Abstract: This paper presents a concept of social subjectivity witch is discussed by analyzing the relationships between teachers and students. In this analysis, it is pointed out the daily functioning of the school in which this research was carried out and its changes in the (dis) organization of the group of subjects from this school, especially the teachers. Key-words: Subjectivity; School daily activities; Teacher training.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58410.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-584Educação e Filosofia; v. 18 n. 35/36 (2004): v.18 n.35/36 jan./dez. 2004; 13-331982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/584/528Copyright (c) 2016 Myrtes Dias da Cunhahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Cunha, Myrtes Dias2023-06-02T15:44:26Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/584Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-02T15:44:26Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola
title Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola
spellingShingle Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola
da Cunha, Myrtes Dias
Subjetividade
Cotidiano escolar
Formação de professores
title_short Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola
title_full Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola
title_fullStr Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola
title_full_unstemmed Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola
title_sort Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola
author da Cunha, Myrtes Dias
author_facet da Cunha, Myrtes Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Cunha, Myrtes Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Subjetividade
Cotidiano escolar
Formação de professores
topic Subjetividade
Cotidiano escolar
Formação de professores
description No presente artigo, apresentamos e discutimos um conceito de subjetividade social, também apresentamos uma análise que realizamos numa escola pública das relações de professores e estudantes. Nesta análise, destacamos o funcionamento cotidiano da instituição pesquisada e os desdobramentos desse movimento na constituição do coletivo da escola. Palavras-chave: Subjetividade; Cotidiano escolar; Formação de professores.   Abstract: This paper presents a concept of social subjectivity witch is discussed by analyzing the relationships between teachers and students. In this analysis, it is pointed out the daily functioning of the school in which this research was carried out and its changes in the (dis) organization of the group of subjects from this school, especially the teachers. Key-words: Subjectivity; School daily activities; Teacher training.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/584
10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-584
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/584
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/584/528
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Myrtes Dias da Cunha
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Myrtes Dias da Cunha
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 18 n. 35/36 (2004): v.18 n.35/36 jan./dez. 2004; 13-33
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231089901568