Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/584 |
Resumo: | No presente artigo, apresentamos e discutimos um conceito de subjetividade social, também apresentamos uma análise que realizamos numa escola pública das relações de professores e estudantes. Nesta análise, destacamos o funcionamento cotidiano da instituição pesquisada e os desdobramentos desse movimento na constituição do coletivo da escola. Palavras-chave: Subjetividade; Cotidiano escolar; Formação de professores. Abstract: This paper presents a concept of social subjectivity witch is discussed by analyzing the relationships between teachers and students. In this analysis, it is pointed out the daily functioning of the school in which this research was carried out and its changes in the (dis) organization of the group of subjects from this school, especially the teachers. Key-words: Subjectivity; School daily activities; Teacher training. |
id |
UFU-2_bf07f124384efd53b342b8a0f70a4ae2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/584 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escolaSubjetividadeCotidiano escolarFormação de professoresNo presente artigo, apresentamos e discutimos um conceito de subjetividade social, também apresentamos uma análise que realizamos numa escola pública das relações de professores e estudantes. Nesta análise, destacamos o funcionamento cotidiano da instituição pesquisada e os desdobramentos desse movimento na constituição do coletivo da escola. Palavras-chave: Subjetividade; Cotidiano escolar; Formação de professores. Abstract: This paper presents a concept of social subjectivity witch is discussed by analyzing the relationships between teachers and students. In this analysis, it is pointed out the daily functioning of the school in which this research was carried out and its changes in the (dis) organization of the group of subjects from this school, especially the teachers. Key-words: Subjectivity; School daily activities; Teacher training.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58410.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-584Educação e Filosofia; v. 18 n. 35/36 (2004): v.18 n.35/36 jan./dez. 2004; 13-331982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/584/528Copyright (c) 2016 Myrtes Dias da Cunhahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Cunha, Myrtes Dias2023-06-02T15:44:26Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/584Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-02T15:44:26Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola |
title |
Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola |
spellingShingle |
Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola da Cunha, Myrtes Dias Subjetividade Cotidiano escolar Formação de professores |
title_short |
Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola |
title_full |
Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola |
title_fullStr |
Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola |
title_full_unstemmed |
Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola |
title_sort |
Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola |
author |
da Cunha, Myrtes Dias |
author_facet |
da Cunha, Myrtes Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Cunha, Myrtes Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Subjetividade Cotidiano escolar Formação de professores |
topic |
Subjetividade Cotidiano escolar Formação de professores |
description |
No presente artigo, apresentamos e discutimos um conceito de subjetividade social, também apresentamos uma análise que realizamos numa escola pública das relações de professores e estudantes. Nesta análise, destacamos o funcionamento cotidiano da instituição pesquisada e os desdobramentos desse movimento na constituição do coletivo da escola. Palavras-chave: Subjetividade; Cotidiano escolar; Formação de professores. Abstract: This paper presents a concept of social subjectivity witch is discussed by analyzing the relationships between teachers and students. In this analysis, it is pointed out the daily functioning of the school in which this research was carried out and its changes in the (dis) organization of the group of subjects from this school, especially the teachers. Key-words: Subjectivity; School daily activities; Teacher training. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/584 10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-584 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/584 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/584/528 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Myrtes Dias da Cunha http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Myrtes Dias da Cunha http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 18 n. 35/36 (2004): v.18 n.35/36 jan./dez. 2004; 13-33 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231089901568 |