A práxis freireana na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Tânia Maria Marinho
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/964
Resumo: Pautando-nos sob a perspectiva em torno de um paradigma que venha efetivamente expressar a face interna de uma nova sociedade, é que vemos para a realidade brasileira, a prática de Paulo Freire como a via que se coaduna com a possibilidade real de abalar as estruturas em que está pautada a atual sociedade. E dizemos possibilidade real de abalo, posto que de nada adianta, e sabemos bem disso, promover a reforma agrária, a democratização da cultura, a participação decisória pelo voto e tantos outros mecanismos, se realmente não alcançarmos, no seu âmago, o “latifúndio humano” para transformá-lo em justa terra humana. Quantas vezes vivenciamos “atitudes reformistas” que tão-somente condizem com a mera alteração do visual da conjuntura social, que continua escorada numa estrutura rígida, na qual poucos homens permanecem donos de tantos outros. Na alteração puramente conjuntural, apenas as peças são superficialmente trocadas, mas o tabuleiro do jogo social, o qual se faz campo de ação, permanece agasalhando suas peças, tão-somente em posições trocadas; é mister que as regras do jogo essas sim se refaçam justas, se refaçam humanas.  Palavras-chave: Educação; Paulo Freire; Práxis na educação freireana.
id UFU-2_a49a7b9abdd0ba9cb0a41671d9639638
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/964
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A práxis freireana na educaçãoEducaçãoPaulo FreirePráxis na educação freireanaPautando-nos sob a perspectiva em torno de um paradigma que venha efetivamente expressar a face interna de uma nova sociedade, é que vemos para a realidade brasileira, a prática de Paulo Freire como a via que se coaduna com a possibilidade real de abalar as estruturas em que está pautada a atual sociedade. E dizemos possibilidade real de abalo, posto que de nada adianta, e sabemos bem disso, promover a reforma agrária, a democratização da cultura, a participação decisória pelo voto e tantos outros mecanismos, se realmente não alcançarmos, no seu âmago, o “latifúndio humano” para transformá-lo em justa terra humana. Quantas vezes vivenciamos “atitudes reformistas” que tão-somente condizem com a mera alteração do visual da conjuntura social, que continua escorada numa estrutura rígida, na qual poucos homens permanecem donos de tantos outros. Na alteração puramente conjuntural, apenas as peças são superficialmente trocadas, mas o tabuleiro do jogo social, o qual se faz campo de ação, permanece agasalhando suas peças, tão-somente em posições trocadas; é mister que as regras do jogo essas sim se refaçam justas, se refaçam humanas.  Palavras-chave: Educação; Paulo Freire; Práxis na educação freireana.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/96410.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-964Educação e Filosofia; v. 10 n. 19 (1996): v.10 n.19 jan./jun. 1996; 7-161982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/964/874Copyright (c) 2016 Tânia Maria Marinho Sampaiohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Tânia Maria Marinho2023-07-03T12:00:06Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/964Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-03T12:00:06Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A práxis freireana na educação
title A práxis freireana na educação
spellingShingle A práxis freireana na educação
Sampaio, Tânia Maria Marinho
Educação
Paulo Freire
Práxis na educação freireana
title_short A práxis freireana na educação
title_full A práxis freireana na educação
title_fullStr A práxis freireana na educação
title_full_unstemmed A práxis freireana na educação
title_sort A práxis freireana na educação
author Sampaio, Tânia Maria Marinho
author_facet Sampaio, Tânia Maria Marinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Tânia Maria Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Paulo Freire
Práxis na educação freireana
topic Educação
Paulo Freire
Práxis na educação freireana
description Pautando-nos sob a perspectiva em torno de um paradigma que venha efetivamente expressar a face interna de uma nova sociedade, é que vemos para a realidade brasileira, a prática de Paulo Freire como a via que se coaduna com a possibilidade real de abalar as estruturas em que está pautada a atual sociedade. E dizemos possibilidade real de abalo, posto que de nada adianta, e sabemos bem disso, promover a reforma agrária, a democratização da cultura, a participação decisória pelo voto e tantos outros mecanismos, se realmente não alcançarmos, no seu âmago, o “latifúndio humano” para transformá-lo em justa terra humana. Quantas vezes vivenciamos “atitudes reformistas” que tão-somente condizem com a mera alteração do visual da conjuntura social, que continua escorada numa estrutura rígida, na qual poucos homens permanecem donos de tantos outros. Na alteração puramente conjuntural, apenas as peças são superficialmente trocadas, mas o tabuleiro do jogo social, o qual se faz campo de ação, permanece agasalhando suas peças, tão-somente em posições trocadas; é mister que as regras do jogo essas sim se refaçam justas, se refaçam humanas.  Palavras-chave: Educação; Paulo Freire; Práxis na educação freireana.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/964
10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-964
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/964
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/964/874
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Tânia Maria Marinho Sampaio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Tânia Maria Marinho Sampaio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 10 n. 19 (1996): v.10 n.19 jan./jun. 1996; 7-16
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232605093888