Ensino médio e ensino técnico: de volta ao passado?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/846 |
Resumo: | Se exarminarmos as transformações ocorridas no sistema de ensino brasiliero, dos anos 30 até os 80, podemos cocluir, facilmente, que havia nele uma nítida tendência de unificação dos segmentos destinados à educação geral com os de educação profissional. Ainda que houvesse um movimento de recomposição da dualidade, a tendência à unificação era predominante. Com efeito, até o início da década de 30 e mesmo ao fim dos anos 40, havia uma clara divisão entre dois segmentos opostos do sistema educacional, que o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) chamou de ensino primário-profissional e de ensino secundário-superior. Durante sua breve estada à frente da Diretoria de Educação do Distrito Federal (1931/35), Anísio Teixeira procurou alterar esse quadro de modo convergente com o Manifesto que ele ajudara a formular. O ensino profissional não só foi transferido para o nível pós-primário, como, também, foram criadas escolas técnicas-secundárias, cujo objetivo era preparar os quadros médios de cultura geral e de cultura técnica para todos os tipos de trabalho - inclusive para o trabalho intelectual. Diversificando o ensino médio com base numa ampla rede de programas variados, entendia-se que a dualidade da educação brasileira deixaria de existir (TEIXEIRA, 1997). No entanto, a política educacional do Estado Novo, que então se gestava no plano federal, pretendia justamente o reforço da dualidade. [...] Palavras-chave: Educação; Ensino médio e técnico; Dualidade da educação Brasileira. |
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