Investigação comparada em educação: Aspectos teóricos e metodológicos / Comparative research in education: Theoretical and methodological aspects / Recherche Comparee En Education : Aspects Theoriques Et Methodologiques

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Valéria M.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Isobe, Rogéria Moreira R., Moreira, Fernanda Arantes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Políticas em Debate
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24068
Resumo: RESUMO: O objetivo deste artigo é discutir algumas questões teóricas e metodológicas que circunscrevem os estudos comparados em educação com intuito de contribuir para o debate acerca do atual processo de reconfiguração dessa modalidade de investigação no Brasil. São analisados os problemas relacionados à utilização do referencial teórico positivista-funcionalista bem como os elementos centrais que delineiam as novas perspectivas teórico-metodológicas. Ao final, são analisados os desafios e potencialidades heurísticas dessa modalidade de pesquisa.ABSTRACT: The purpose of this article is to discuss some theoretical and methodological issues that circumscribe comparative studies in education aiming to contribute to the debate about the current reconfiguration process of this modality of research in Brazil. Discusses the problems related to the use of positivist-functionalist theoretical framework as well as the core elements that outline the new theoretical and methodological perspectives. A the end, we analyze the heuristic challenges and potentials of this research mode.RÉSUMÉ: Cet article discute certaines questions théoriques et méthodologiques concernant les études comparées en éducation afin de contribuer au débat sur le processus actuel de reconfiguration de cef genre d'investigations au Brésil. Après une analyse des problèmes liés à l'utilisation du cadre de références théorique positiviste-fonctionnaliste et des éléments centraux constituant les grandes lignes des nouvelles perspectives théorico-méthodologiques, il examine les enjeux et les potentialités heuristiques de ce mode de recherche.
id UFU-4_f0d2d0f3cd18d09f19f0124550622b1b
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24068
network_acronym_str UFU-4
network_name_str Revista Educação e Políticas em Debate
repository_id_str
spelling Investigação comparada em educação: Aspectos teóricos e metodológicos / Comparative research in education: Theoretical and methodological aspects / Recherche Comparee En Education : Aspects Theoriques Et MethodologiquesRESUMO: O objetivo deste artigo é discutir algumas questões teóricas e metodológicas que circunscrevem os estudos comparados em educação com intuito de contribuir para o debate acerca do atual processo de reconfiguração dessa modalidade de investigação no Brasil. São analisados os problemas relacionados à utilização do referencial teórico positivista-funcionalista bem como os elementos centrais que delineiam as novas perspectivas teórico-metodológicas. Ao final, são analisados os desafios e potencialidades heurísticas dessa modalidade de pesquisa.ABSTRACT: The purpose of this article is to discuss some theoretical and methodological issues that circumscribe comparative studies in education aiming to contribute to the debate about the current reconfiguration process of this modality of research in Brazil. Discusses the problems related to the use of positivist-functionalist theoretical framework as well as the core elements that outline the new theoretical and methodological perspectives. A the end, we analyze the heuristic challenges and potentials of this research mode.RÉSUMÉ: Cet article discute certaines questions théoriques et méthodologiques concernant les études comparées en éducation afin de contribuer au débat sur le processus actuel de reconfiguration de cef genre d'investigations au Brésil. Après une analyse des problèmes liés à l'utilisation du cadre de références théorique positiviste-fonctionnaliste et des éléments centraux constituant les grandes lignes des nouvelles perspectives théorico-méthodologiques, il examine les enjeux et les potentialités heuristiques de ce mode de recherche.Universidade Federal de Uberlândia2013-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/2406810.14393/REPOD-v2n1a2013-24068Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 1 (2013)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 Núm. 1 (2013)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 1 (2013)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 2 n. 1 (2013)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24068/13268Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRezende, Valéria M.Isobe, Rogéria Moreira R.Moreira, Fernanda Arantes2022-12-06T20:21:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24068Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T20:21:12Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação comparada em educação: Aspectos teóricos e metodológicos / Comparative research in education: Theoretical and methodological aspects / Recherche Comparee En Education : Aspects Theoriques Et Methodologiques
title Investigação comparada em educação: Aspectos teóricos e metodológicos / Comparative research in education: Theoretical and methodological aspects / Recherche Comparee En Education : Aspects Theoriques Et Methodologiques
spellingShingle Investigação comparada em educação: Aspectos teóricos e metodológicos / Comparative research in education: Theoretical and methodological aspects / Recherche Comparee En Education : Aspects Theoriques Et Methodologiques
Rezende, Valéria M.
title_short Investigação comparada em educação: Aspectos teóricos e metodológicos / Comparative research in education: Theoretical and methodological aspects / Recherche Comparee En Education : Aspects Theoriques Et Methodologiques
title_full Investigação comparada em educação: Aspectos teóricos e metodológicos / Comparative research in education: Theoretical and methodological aspects / Recherche Comparee En Education : Aspects Theoriques Et Methodologiques
title_fullStr Investigação comparada em educação: Aspectos teóricos e metodológicos / Comparative research in education: Theoretical and methodological aspects / Recherche Comparee En Education : Aspects Theoriques Et Methodologiques
title_full_unstemmed Investigação comparada em educação: Aspectos teóricos e metodológicos / Comparative research in education: Theoretical and methodological aspects / Recherche Comparee En Education : Aspects Theoriques Et Methodologiques
title_sort Investigação comparada em educação: Aspectos teóricos e metodológicos / Comparative research in education: Theoretical and methodological aspects / Recherche Comparee En Education : Aspects Theoriques Et Methodologiques
author Rezende, Valéria M.
author_facet Rezende, Valéria M.
Isobe, Rogéria Moreira R.
Moreira, Fernanda Arantes
author_role author
author2 Isobe, Rogéria Moreira R.
Moreira, Fernanda Arantes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Valéria M.
Isobe, Rogéria Moreira R.
Moreira, Fernanda Arantes
description RESUMO: O objetivo deste artigo é discutir algumas questões teóricas e metodológicas que circunscrevem os estudos comparados em educação com intuito de contribuir para o debate acerca do atual processo de reconfiguração dessa modalidade de investigação no Brasil. São analisados os problemas relacionados à utilização do referencial teórico positivista-funcionalista bem como os elementos centrais que delineiam as novas perspectivas teórico-metodológicas. Ao final, são analisados os desafios e potencialidades heurísticas dessa modalidade de pesquisa.ABSTRACT: The purpose of this article is to discuss some theoretical and methodological issues that circumscribe comparative studies in education aiming to contribute to the debate about the current reconfiguration process of this modality of research in Brazil. Discusses the problems related to the use of positivist-functionalist theoretical framework as well as the core elements that outline the new theoretical and methodological perspectives. A the end, we analyze the heuristic challenges and potentials of this research mode.RÉSUMÉ: Cet article discute certaines questions théoriques et méthodologiques concernant les études comparées en éducation afin de contribuer au débat sur le processus actuel de reconfiguration de cef genre d'investigations au Brésil. Après une analyse des problèmes liés à l'utilisation du cadre de références théorique positiviste-fonctionnaliste et des éléments centraux constituant les grandes lignes des nouvelles perspectives théorico-méthodologiques, il examine les enjeux et les potentialités heuristiques de ce mode de recherche.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24068
10.14393/REPOD-v2n1a2013-24068
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24068
identifier_str_mv 10.14393/REPOD-v2n1a2013-24068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24068/13268
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 1 (2013)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 Núm. 1 (2013)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 1 (2013)
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 2 n. 1 (2013)
2238-8346
reponame:Revista Educação e Políticas em Debate
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Educação e Políticas em Debate
collection Revista Educação e Políticas em Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com
_version_ 1799943957639069696