Investigação comparada em educação: Aspectos teóricos e metodológicos / Comparative research in education: Theoretical and methodological aspects / Recherche Comparee En Education : Aspects Theoriques Et Methodologiques
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Políticas em Debate |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24068 |
Resumo: | RESUMO: O objetivo deste artigo é discutir algumas questões teóricas e metodológicas que circunscrevem os estudos comparados em educação com intuito de contribuir para o debate acerca do atual processo de reconfiguração dessa modalidade de investigação no Brasil. São analisados os problemas relacionados à utilização do referencial teórico positivista-funcionalista bem como os elementos centrais que delineiam as novas perspectivas teórico-metodológicas. Ao final, são analisados os desafios e potencialidades heurísticas dessa modalidade de pesquisa.ABSTRACT: The purpose of this article is to discuss some theoretical and methodological issues that circumscribe comparative studies in education aiming to contribute to the debate about the current reconfiguration process of this modality of research in Brazil. Discusses the problems related to the use of positivist-functionalist theoretical framework as well as the core elements that outline the new theoretical and methodological perspectives. A the end, we analyze the heuristic challenges and potentials of this research mode.RÉSUMÉ: Cet article discute certaines questions théoriques et méthodologiques concernant les études comparées en éducation afin de contribuer au débat sur le processus actuel de reconfiguration de cef genre d'investigations au Brésil. Après une analyse des problèmes liés à l'utilisation du cadre de références théorique positiviste-fonctionnaliste et des éléments centraux constituant les grandes lignes des nouvelles perspectives théorico-méthodologiques, il examine les enjeux et les potentialités heuristiques de ce mode de recherche. |
id |
UFU-4_f0d2d0f3cd18d09f19f0124550622b1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24068 |
network_acronym_str |
UFU-4 |
network_name_str |
Revista Educação e Políticas em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigação comparada em educação: Aspectos teóricos e metodológicos / Comparative research in education: Theoretical and methodological aspects / Recherche Comparee En Education : Aspects Theoriques Et MethodologiquesRESUMO: O objetivo deste artigo é discutir algumas questões teóricas e metodológicas que circunscrevem os estudos comparados em educação com intuito de contribuir para o debate acerca do atual processo de reconfiguração dessa modalidade de investigação no Brasil. São analisados os problemas relacionados à utilização do referencial teórico positivista-funcionalista bem como os elementos centrais que delineiam as novas perspectivas teórico-metodológicas. Ao final, são analisados os desafios e potencialidades heurísticas dessa modalidade de pesquisa.ABSTRACT: The purpose of this article is to discuss some theoretical and methodological issues that circumscribe comparative studies in education aiming to contribute to the debate about the current reconfiguration process of this modality of research in Brazil. Discusses the problems related to the use of positivist-functionalist theoretical framework as well as the core elements that outline the new theoretical and methodological perspectives. A the end, we analyze the heuristic challenges and potentials of this research mode.RÉSUMÉ: Cet article discute certaines questions théoriques et méthodologiques concernant les études comparées en éducation afin de contribuer au débat sur le processus actuel de reconfiguration de cef genre d'investigations au Brésil. Après une analyse des problèmes liés à l'utilisation du cadre de références théorique positiviste-fonctionnaliste et des éléments centraux constituant les grandes lignes des nouvelles perspectives théorico-méthodologiques, il examine les enjeux et les potentialités heuristiques de ce mode de recherche.Universidade Federal de Uberlândia2013-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/2406810.14393/REPOD-v2n1a2013-24068Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 1 (2013)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 Núm. 1 (2013)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 1 (2013)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 2 n. 1 (2013)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24068/13268Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRezende, Valéria M.Isobe, Rogéria Moreira R.Moreira, Fernanda Arantes2022-12-06T20:21:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24068Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T20:21:12Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação comparada em educação: Aspectos teóricos e metodológicos / Comparative research in education: Theoretical and methodological aspects / Recherche Comparee En Education : Aspects Theoriques Et Methodologiques |
title |
Investigação comparada em educação: Aspectos teóricos e metodológicos / Comparative research in education: Theoretical and methodological aspects / Recherche Comparee En Education : Aspects Theoriques Et Methodologiques |
spellingShingle |
Investigação comparada em educação: Aspectos teóricos e metodológicos / Comparative research in education: Theoretical and methodological aspects / Recherche Comparee En Education : Aspects Theoriques Et Methodologiques Rezende, Valéria M. |
title_short |
Investigação comparada em educação: Aspectos teóricos e metodológicos / Comparative research in education: Theoretical and methodological aspects / Recherche Comparee En Education : Aspects Theoriques Et Methodologiques |
title_full |
Investigação comparada em educação: Aspectos teóricos e metodológicos / Comparative research in education: Theoretical and methodological aspects / Recherche Comparee En Education : Aspects Theoriques Et Methodologiques |
title_fullStr |
Investigação comparada em educação: Aspectos teóricos e metodológicos / Comparative research in education: Theoretical and methodological aspects / Recherche Comparee En Education : Aspects Theoriques Et Methodologiques |
title_full_unstemmed |
Investigação comparada em educação: Aspectos teóricos e metodológicos / Comparative research in education: Theoretical and methodological aspects / Recherche Comparee En Education : Aspects Theoriques Et Methodologiques |
title_sort |
Investigação comparada em educação: Aspectos teóricos e metodológicos / Comparative research in education: Theoretical and methodological aspects / Recherche Comparee En Education : Aspects Theoriques Et Methodologiques |
author |
Rezende, Valéria M. |
author_facet |
Rezende, Valéria M. Isobe, Rogéria Moreira R. Moreira, Fernanda Arantes |
author_role |
author |
author2 |
Isobe, Rogéria Moreira R. Moreira, Fernanda Arantes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Valéria M. Isobe, Rogéria Moreira R. Moreira, Fernanda Arantes |
description |
RESUMO: O objetivo deste artigo é discutir algumas questões teóricas e metodológicas que circunscrevem os estudos comparados em educação com intuito de contribuir para o debate acerca do atual processo de reconfiguração dessa modalidade de investigação no Brasil. São analisados os problemas relacionados à utilização do referencial teórico positivista-funcionalista bem como os elementos centrais que delineiam as novas perspectivas teórico-metodológicas. Ao final, são analisados os desafios e potencialidades heurísticas dessa modalidade de pesquisa.ABSTRACT: The purpose of this article is to discuss some theoretical and methodological issues that circumscribe comparative studies in education aiming to contribute to the debate about the current reconfiguration process of this modality of research in Brazil. Discusses the problems related to the use of positivist-functionalist theoretical framework as well as the core elements that outline the new theoretical and methodological perspectives. A the end, we analyze the heuristic challenges and potentials of this research mode.RÉSUMÉ: Cet article discute certaines questions théoriques et méthodologiques concernant les études comparées en éducation afin de contribuer au débat sur le processus actuel de reconfiguration de cef genre d'investigations au Brésil. Après une analyse des problèmes liés à l'utilisation du cadre de références théorique positiviste-fonctionnaliste et des éléments centraux constituant les grandes lignes des nouvelles perspectives théorico-méthodologiques, il examine les enjeux et les potentialités heuristiques de ce mode de recherche. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24068 10.14393/REPOD-v2n1a2013-24068 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24068 |
identifier_str_mv |
10.14393/REPOD-v2n1a2013-24068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24068/13268 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 1 (2013) Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 Núm. 1 (2013) Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 1 (2013) Revista Educação e Políticas em Debate; v. 2 n. 1 (2013) 2238-8346 reponame:Revista Educação e Políticas em Debate instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista Educação e Políticas em Debate |
collection |
Revista Educação e Políticas em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com |
_version_ |
1799943957639069696 |