REFLEXÕES SOBRE UMA PROPOSTA DE ATUAÇÃO INOVADORA EM PSICOLOGIA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8004 |
Resumo: | O início da Psicologia Escolar foi marcado por moldes clínicos de atuação, com práticas individualizantes e culpabilizadoras do aluno e de sua família pelo fracasso escolar. Assim, as concepções então vigentes nessa área desconsideravam o contexto escolar e social na investigação e atuação junto à demanda educacional. Com a intenção de buscar novas alternativas a essa ideologia predominante, iniciou-se, nos últimos trinta anos, um novo movimento no âmbito da Psicologia Escolar, tendo como alicerce o pensamento crítico, na tentativa de incluir todos os contextos envolvidos no processo de escolarização, para superar a noção unilateral de adaptação da criança ao sistema escolar. Para conhecer como os psicólogos têm incorporado as discussões teórico-práticos da área, vem sendo desenvolvida uma pesquisa sobre a atuação do psicólogo na rede pública de Educação em sete estados brasileiros. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar concepções e práticas desenvolvidas pelos psicólogos da rede pública frente às queixas escolares, compreendendo em que medida apresentam elementos inovadores e pertinentes às discussões recentes na área de Psicologia Escolar e Educacional. Metodologicamente, o estudo abrangeu: a aplicação de questionário inicial para conhecer práticas e concepções de psicólogos; entrevistas com psicólogos; análise das entrevistas. O presente artigo é um recorte da pesquisa, baseado na análise da entrevista de um dos profissionais que apresentou em seu relato elementos coerentes com as recentes discussões em Psicologia Escolar. A partir das informações fornecidas pelo psicólogo, buscou-se compreender a organização e a estrutura do serviço, as modalidades de atuação e as concepções teóricas que sustentam seu trabalho. Verificamos que este desenvolve uma prática em psicologia escolar que pode ser considerada inovadora, ao se contrapor ao modelo clínico e envolver os professores em uma proposta de pesquisa que trouxe mudanças efetivas ao cotidiano escolar. |
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