A REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA NAS REVISTAS "NOVA ESCOLA" E "DO PROFESSOR": UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Monithelli Monithelli Aparecida Estevão de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ottoni, Maria Aparecida Resende
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13527
Resumo: Neste artigo, apresentamos os resultados parciais de nosso projeto de iniciação científica, correspondente ao trabalho desenvolvido nos doze primeiros meses de nossa investigação. Analisamos duas reportagens e um artigo de opinião da revista Nova Escola e um artigo de opinião da Revista do Professor, que tratam da questão da indisciplina escolar. Para isso, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003; CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999) e em estudos sobre a indisciplina (ZAGURY, 2006; AQUINO,1996 a e b; LONGAREZI, 2001a). Os resultados mostram uma representação discursiva da indisciplina segundo a qual ela é considerada uma atitude que nasce no convívio familiar e constitui um dos principais problemas dentro da sala de aula, um dos principais entraves da boa educação e uma das causas mais apontadas para o fracasso do planejamento inicial. Observamos que os produtores dos textos analisados trazem para seus textos várias vozes, estabelecendo uma relação intertextual, muitas vezes, manifesta. Da mesma forma, trazem vários discursos, com os quais estabelecem uma relação dialógica harmônica. Verificamos ainda que nos textos há um predomínio da modalidade categórica e que, no gênero reportagem, a modalidade é objetiva e, no gênero artigo de opinião, ela é objetiva e subjetiva. Foi possível também identificar alguns modos de operação da ideologia, tais como: a fragmentação; a unificação; e a legitimação.
id UFU-5_4b4b7b8c91a3c348aac9b7bb2a83ec92
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13527
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling A REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA NAS REVISTAS "NOVA ESCOLA" E "DO PROFESSOR": UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICAindisciplina escolarmídia impressaanálise de discurso críticaNeste artigo, apresentamos os resultados parciais de nosso projeto de iniciação científica, correspondente ao trabalho desenvolvido nos doze primeiros meses de nossa investigação. Analisamos duas reportagens e um artigo de opinião da revista Nova Escola e um artigo de opinião da Revista do Professor, que tratam da questão da indisciplina escolar. Para isso, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003; CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999) e em estudos sobre a indisciplina (ZAGURY, 2006; AQUINO,1996 a e b; LONGAREZI, 2001a). Os resultados mostram uma representação discursiva da indisciplina segundo a qual ela é considerada uma atitude que nasce no convívio familiar e constitui um dos principais problemas dentro da sala de aula, um dos principais entraves da boa educação e uma das causas mais apontadas para o fracasso do planejamento inicial. Observamos que os produtores dos textos analisados trazem para seus textos várias vozes, estabelecendo uma relação intertextual, muitas vezes, manifesta. Da mesma forma, trazem vários discursos, com os quais estabelecem uma relação dialógica harmônica. Verificamos ainda que nos textos há um predomínio da modalidade categórica e que, no gênero reportagem, a modalidade é objetiva e, no gênero artigo de opinião, ela é objetiva e subjetiva. Foi possível também identificar alguns modos de operação da ideologia, tais como: a fragmentação; a unificação; e a legitimação.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2011-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13527Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13527/8454Moura, Monithelli Monithelli Aparecida Estevão deOttoni, Maria Aparecida Resendeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-24T17:43:17Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13527Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2012-04-24T17:43:17Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA NAS REVISTAS "NOVA ESCOLA" E "DO PROFESSOR": UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA
title A REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA NAS REVISTAS "NOVA ESCOLA" E "DO PROFESSOR": UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA
spellingShingle A REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA NAS REVISTAS "NOVA ESCOLA" E "DO PROFESSOR": UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA
Moura, Monithelli Monithelli Aparecida Estevão de
indisciplina escolar
mídia impressa
análise de discurso crítica
title_short A REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA NAS REVISTAS "NOVA ESCOLA" E "DO PROFESSOR": UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA
title_full A REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA NAS REVISTAS "NOVA ESCOLA" E "DO PROFESSOR": UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA
title_fullStr A REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA NAS REVISTAS "NOVA ESCOLA" E "DO PROFESSOR": UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA
title_full_unstemmed A REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA NAS REVISTAS "NOVA ESCOLA" E "DO PROFESSOR": UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA
title_sort A REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA NAS REVISTAS "NOVA ESCOLA" E "DO PROFESSOR": UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA
author Moura, Monithelli Monithelli Aparecida Estevão de
author_facet Moura, Monithelli Monithelli Aparecida Estevão de
Ottoni, Maria Aparecida Resende
author_role author
author2 Ottoni, Maria Aparecida Resende
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Monithelli Monithelli Aparecida Estevão de
Ottoni, Maria Aparecida Resende
dc.subject.por.fl_str_mv indisciplina escolar
mídia impressa
análise de discurso crítica
topic indisciplina escolar
mídia impressa
análise de discurso crítica
description Neste artigo, apresentamos os resultados parciais de nosso projeto de iniciação científica, correspondente ao trabalho desenvolvido nos doze primeiros meses de nossa investigação. Analisamos duas reportagens e um artigo de opinião da revista Nova Escola e um artigo de opinião da Revista do Professor, que tratam da questão da indisciplina escolar. Para isso, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003; CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999) e em estudos sobre a indisciplina (ZAGURY, 2006; AQUINO,1996 a e b; LONGAREZI, 2001a). Os resultados mostram uma representação discursiva da indisciplina segundo a qual ela é considerada uma atitude que nasce no convívio familiar e constitui um dos principais problemas dentro da sala de aula, um dos principais entraves da boa educação e uma das causas mais apontadas para o fracasso do planejamento inicial. Observamos que os produtores dos textos analisados trazem para seus textos várias vozes, estabelecendo uma relação intertextual, muitas vezes, manifesta. Da mesma forma, trazem vários discursos, com os quais estabelecem uma relação dialógica harmônica. Verificamos ainda que nos textos há um predomínio da modalidade categórica e que, no gênero reportagem, a modalidade é objetiva e, no gênero artigo de opinião, ela é objetiva e subjetiva. Foi possível também identificar alguns modos de operação da ideologia, tais como: a fragmentação; a unificação; e a legitimação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13527
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13527/8454
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950537636970496