UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA EM REPORTAGENS E ARTIGO DE OPINIÃO DAS REVISTAS "VEJA" E "ÉPOCA"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14579 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos os resultados parciais de nossa pesquisa, correspondente ao trabalho desenvolvido na segunda etapa de nossa investigação, de março de 2011 a fevereiro de 2012. Nessa etapa, analisamos textos de revistas de circulação nacional, voltadas para leitores em geral. O corpus é composto de duas reportagens e um artigo de opinião da revista Veja e uma reportagem da revista Época, que tratam da questão da indisciplina escolar. Apoiamo-nos nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003; CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999) e em estudos sobre a indisciplina (ZAGURY, 2006 a e b; AQUINO, 1996 a e b; LONGAREZI, 2001). Os resultados mostram uma representação discursiva da indisciplina segundo a qual ela é um problema que reina na sala de aula, que não é novo e está disseminado nas escolas, públicas e particulares do país e um dos principais problemas dentro da sala de aula. Ela é associada à subversão do senso de hierarquia e se menciona a possibilidade de se vê-la como aliada, como um caminho legítimo do aprendizado. Como responsáveis pela indisciplina são apontados os pais e os professores e são ressaltadas as influências que a indisciplina exerce, especialmente no professor. Com medo e impotentes, muitos professores acabam abandonando a docência. Observamos que os produtores dos textos trazem várias vozes e discursos para seus textos, estabelecendo uma relação intertextual manifesta e uma relação, na maioria das vezes, harmônica. Todavia, em nenhum deles é representada a voz dos alunos. Identificamos, ainda, que nas reportagens predomina a modalidade categórica e objetiva e, no gênero artigo, a objetiva e a subjetiva. |
id |
UFU-5_f6108b94f9fec08bcee748bb3b0cf972 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14579 |
network_acronym_str |
UFU-5 |
network_name_str |
Horizonte Científico |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA EM REPORTAGENS E ARTIGO DE OPINIÃO DAS REVISTAS "VEJA" E "ÉPOCA"Indisciplina escolar. Mídia impressaAnálise de Discurso CríticaNeste artigo, apresentamos os resultados parciais de nossa pesquisa, correspondente ao trabalho desenvolvido na segunda etapa de nossa investigação, de março de 2011 a fevereiro de 2012. Nessa etapa, analisamos textos de revistas de circulação nacional, voltadas para leitores em geral. O corpus é composto de duas reportagens e um artigo de opinião da revista Veja e uma reportagem da revista Época, que tratam da questão da indisciplina escolar. Apoiamo-nos nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003; CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999) e em estudos sobre a indisciplina (ZAGURY, 2006 a e b; AQUINO, 1996 a e b; LONGAREZI, 2001). Os resultados mostram uma representação discursiva da indisciplina segundo a qual ela é um problema que reina na sala de aula, que não é novo e está disseminado nas escolas, públicas e particulares do país e um dos principais problemas dentro da sala de aula. Ela é associada à subversão do senso de hierarquia e se menciona a possibilidade de se vê-la como aliada, como um caminho legítimo do aprendizado. Como responsáveis pela indisciplina são apontados os pais e os professores e são ressaltadas as influências que a indisciplina exerce, especialmente no professor. Com medo e impotentes, muitos professores acabam abandonando a docência. Observamos que os produtores dos textos trazem várias vozes e discursos para seus textos, estabelecendo uma relação intertextual manifesta e uma relação, na maioria das vezes, harmônica. Todavia, em nenhum deles é representada a voz dos alunos. Identificamos, ainda, que nas reportagens predomina a modalidade categórica e objetiva e, no gênero artigo, a objetiva e a subjetiva.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2012-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14579Horizonte Científico; VOL 6, Nº 1 (AGO 2012)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14579/9418MOURA, MONITHELLI APARECIDA ESTEVOttoni, Maria Aparecida Resendeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-13T17:33:59Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14579Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2012-08-13T17:33:59Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA EM REPORTAGENS E ARTIGO DE OPINIÃO DAS REVISTAS "VEJA" E "ÉPOCA" |
title |
UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA EM REPORTAGENS E ARTIGO DE OPINIÃO DAS REVISTAS "VEJA" E "ÉPOCA" |
spellingShingle |
UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA EM REPORTAGENS E ARTIGO DE OPINIÃO DAS REVISTAS "VEJA" E "ÉPOCA" MOURA, MONITHELLI APARECIDA ESTEV Indisciplina escolar. Mídia impressa Análise de Discurso Crítica |
title_short |
UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA EM REPORTAGENS E ARTIGO DE OPINIÃO DAS REVISTAS "VEJA" E "ÉPOCA" |
title_full |
UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA EM REPORTAGENS E ARTIGO DE OPINIÃO DAS REVISTAS "VEJA" E "ÉPOCA" |
title_fullStr |
UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA EM REPORTAGENS E ARTIGO DE OPINIÃO DAS REVISTAS "VEJA" E "ÉPOCA" |
title_full_unstemmed |
UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA EM REPORTAGENS E ARTIGO DE OPINIÃO DAS REVISTAS "VEJA" E "ÉPOCA" |
title_sort |
UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA EM REPORTAGENS E ARTIGO DE OPINIÃO DAS REVISTAS "VEJA" E "ÉPOCA" |
author |
MOURA, MONITHELLI APARECIDA ESTEV |
author_facet |
MOURA, MONITHELLI APARECIDA ESTEV Ottoni, Maria Aparecida Resende |
author_role |
author |
author2 |
Ottoni, Maria Aparecida Resende |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOURA, MONITHELLI APARECIDA ESTEV Ottoni, Maria Aparecida Resende |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indisciplina escolar. Mídia impressa Análise de Discurso Crítica |
topic |
Indisciplina escolar. Mídia impressa Análise de Discurso Crítica |
description |
Neste artigo, apresentamos os resultados parciais de nossa pesquisa, correspondente ao trabalho desenvolvido na segunda etapa de nossa investigação, de março de 2011 a fevereiro de 2012. Nessa etapa, analisamos textos de revistas de circulação nacional, voltadas para leitores em geral. O corpus é composto de duas reportagens e um artigo de opinião da revista Veja e uma reportagem da revista Época, que tratam da questão da indisciplina escolar. Apoiamo-nos nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003; CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999) e em estudos sobre a indisciplina (ZAGURY, 2006 a e b; AQUINO, 1996 a e b; LONGAREZI, 2001). Os resultados mostram uma representação discursiva da indisciplina segundo a qual ela é um problema que reina na sala de aula, que não é novo e está disseminado nas escolas, públicas e particulares do país e um dos principais problemas dentro da sala de aula. Ela é associada à subversão do senso de hierarquia e se menciona a possibilidade de se vê-la como aliada, como um caminho legítimo do aprendizado. Como responsáveis pela indisciplina são apontados os pais e os professores e são ressaltadas as influências que a indisciplina exerce, especialmente no professor. Com medo e impotentes, muitos professores acabam abandonando a docência. Observamos que os produtores dos textos trazem várias vozes e discursos para seus textos, estabelecendo uma relação intertextual manifesta e uma relação, na maioria das vezes, harmônica. Todavia, em nenhum deles é representada a voz dos alunos. Identificamos, ainda, que nas reportagens predomina a modalidade categórica e objetiva e, no gênero artigo, a objetiva e a subjetiva. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14579 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14579/9418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizonte Científico; VOL 6, Nº 1 (AGO 2012) 1808-3064 reponame:Horizonte Científico instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Horizonte Científico |
collection |
Horizonte Científico |
repository.name.fl_str_mv |
Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||horizontec@propp.ufu.br |
_version_ |
1799950537678913536 |