UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA EM REPORTAGENS E ARTIGO DE OPINIÃO DAS REVISTAS "VEJA" E "ÉPOCA"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOURA, MONITHELLI APARECIDA ESTEV
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ottoni, Maria Aparecida Resende
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14579
Resumo: Neste artigo, apresentamos os resultados parciais de nossa pesquisa, correspondente ao trabalho desenvolvido na segunda etapa de nossa investigação, de março de 2011 a fevereiro de 2012. Nessa etapa, analisamos textos de revistas de circulação nacional, voltadas para leitores em geral. O corpus é composto de duas reportagens e um artigo de opinião da revista Veja e uma reportagem da revista Época, que tratam da questão da indisciplina escolar. Apoiamo-nos nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003; CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999) e em estudos sobre a indisciplina (ZAGURY, 2006 a e b; AQUINO, 1996 a e b; LONGAREZI, 2001). Os resultados mostram uma representação discursiva da indisciplina segundo a qual ela é um problema que reina na sala de aula, que não é novo e está disseminado nas escolas, públicas e particulares do país e um dos principais problemas dentro da sala de aula. Ela é associada à subversão do senso de hierarquia e se menciona a possibilidade de se vê-la como aliada, como um caminho legítimo do aprendizado. Como responsáveis pela indisciplina são apontados os pais e os professores e são ressaltadas as influências que a indisciplina exerce, especialmente no professor. Com medo e impotentes, muitos professores acabam abandonando a docência. Observamos que os produtores dos textos trazem várias vozes e discursos para seus textos, estabelecendo uma relação intertextual manifesta e uma relação, na maioria das vezes, harmônica. Todavia, em nenhum deles é representada a voz dos alunos. Identificamos, ainda, que nas reportagens predomina a modalidade categórica e objetiva e, no gênero artigo, a objetiva e a subjetiva.
id UFU-5_f6108b94f9fec08bcee748bb3b0cf972
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14579
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA EM REPORTAGENS E ARTIGO DE OPINIÃO DAS REVISTAS "VEJA" E "ÉPOCA"Indisciplina escolar. Mídia impressaAnálise de Discurso CríticaNeste artigo, apresentamos os resultados parciais de nossa pesquisa, correspondente ao trabalho desenvolvido na segunda etapa de nossa investigação, de março de 2011 a fevereiro de 2012. Nessa etapa, analisamos textos de revistas de circulação nacional, voltadas para leitores em geral. O corpus é composto de duas reportagens e um artigo de opinião da revista Veja e uma reportagem da revista Época, que tratam da questão da indisciplina escolar. Apoiamo-nos nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003; CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999) e em estudos sobre a indisciplina (ZAGURY, 2006 a e b; AQUINO, 1996 a e b; LONGAREZI, 2001). Os resultados mostram uma representação discursiva da indisciplina segundo a qual ela é um problema que reina na sala de aula, que não é novo e está disseminado nas escolas, públicas e particulares do país e um dos principais problemas dentro da sala de aula. Ela é associada à subversão do senso de hierarquia e se menciona a possibilidade de se vê-la como aliada, como um caminho legítimo do aprendizado. Como responsáveis pela indisciplina são apontados os pais e os professores e são ressaltadas as influências que a indisciplina exerce, especialmente no professor. Com medo e impotentes, muitos professores acabam abandonando a docência. Observamos que os produtores dos textos trazem várias vozes e discursos para seus textos, estabelecendo uma relação intertextual manifesta e uma relação, na maioria das vezes, harmônica. Todavia, em nenhum deles é representada a voz dos alunos. Identificamos, ainda, que nas reportagens predomina a modalidade categórica e objetiva e, no gênero artigo, a objetiva e a subjetiva.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2012-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14579Horizonte Científico; VOL 6, Nº 1 (AGO 2012)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14579/9418MOURA, MONITHELLI APARECIDA ESTEVOttoni, Maria Aparecida Resendeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-13T17:33:59Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14579Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2012-08-13T17:33:59Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA EM REPORTAGENS E ARTIGO DE OPINIÃO DAS REVISTAS "VEJA" E "ÉPOCA"
title UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA EM REPORTAGENS E ARTIGO DE OPINIÃO DAS REVISTAS "VEJA" E "ÉPOCA"
spellingShingle UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA EM REPORTAGENS E ARTIGO DE OPINIÃO DAS REVISTAS "VEJA" E "ÉPOCA"
MOURA, MONITHELLI APARECIDA ESTEV
Indisciplina escolar. Mídia impressa
Análise de Discurso Crítica
title_short UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA EM REPORTAGENS E ARTIGO DE OPINIÃO DAS REVISTAS "VEJA" E "ÉPOCA"
title_full UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA EM REPORTAGENS E ARTIGO DE OPINIÃO DAS REVISTAS "VEJA" E "ÉPOCA"
title_fullStr UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA EM REPORTAGENS E ARTIGO DE OPINIÃO DAS REVISTAS "VEJA" E "ÉPOCA"
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA EM REPORTAGENS E ARTIGO DE OPINIÃO DAS REVISTAS "VEJA" E "ÉPOCA"
title_sort UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA EM REPORTAGENS E ARTIGO DE OPINIÃO DAS REVISTAS "VEJA" E "ÉPOCA"
author MOURA, MONITHELLI APARECIDA ESTEV
author_facet MOURA, MONITHELLI APARECIDA ESTEV
Ottoni, Maria Aparecida Resende
author_role author
author2 Ottoni, Maria Aparecida Resende
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOURA, MONITHELLI APARECIDA ESTEV
Ottoni, Maria Aparecida Resende
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina escolar. Mídia impressa
Análise de Discurso Crítica
topic Indisciplina escolar. Mídia impressa
Análise de Discurso Crítica
description Neste artigo, apresentamos os resultados parciais de nossa pesquisa, correspondente ao trabalho desenvolvido na segunda etapa de nossa investigação, de março de 2011 a fevereiro de 2012. Nessa etapa, analisamos textos de revistas de circulação nacional, voltadas para leitores em geral. O corpus é composto de duas reportagens e um artigo de opinião da revista Veja e uma reportagem da revista Época, que tratam da questão da indisciplina escolar. Apoiamo-nos nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003; CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999) e em estudos sobre a indisciplina (ZAGURY, 2006 a e b; AQUINO, 1996 a e b; LONGAREZI, 2001). Os resultados mostram uma representação discursiva da indisciplina segundo a qual ela é um problema que reina na sala de aula, que não é novo e está disseminado nas escolas, públicas e particulares do país e um dos principais problemas dentro da sala de aula. Ela é associada à subversão do senso de hierarquia e se menciona a possibilidade de se vê-la como aliada, como um caminho legítimo do aprendizado. Como responsáveis pela indisciplina são apontados os pais e os professores e são ressaltadas as influências que a indisciplina exerce, especialmente no professor. Com medo e impotentes, muitos professores acabam abandonando a docência. Observamos que os produtores dos textos trazem várias vozes e discursos para seus textos, estabelecendo uma relação intertextual manifesta e uma relação, na maioria das vezes, harmônica. Todavia, em nenhum deles é representada a voz dos alunos. Identificamos, ainda, que nas reportagens predomina a modalidade categórica e objetiva e, no gênero artigo, a objetiva e a subjetiva.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14579
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14579/9418
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 6, Nº 1 (AGO 2012)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950537678913536