OS GÊNEROS ORAIS NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Allana Cristina
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Mesquita, Elizete Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13490
Resumo: Objetivando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Língua Portuguesa, várias pesquisas, como também os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1998), indicam os gêneros discursivos como instrumento para esse processo de ensino e aprendizagem. Embora as orientações apontem para um ensino pautado tanto nos gêneros escritos quanto nos gêneros orais, o que se tem observado é que os gêneros orais têm recebido menor atenção e espaço se comparados aos gêneros escritos. Considerando essa diferença quanto à concepção dos gêneros escritos e orais, este trabalho, com base nos pressupostos teóricos de Dolz e Scheneuwly (2010), principalmente, buscou verificar o tratamento dos gêneros orais nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDLP) do Ensino Médio, usados por escolas da rede pública da cidade de Uberlândia-MG. Para tanto, selecionamos e analisamos sete coleções de Livros Didáticos (LD), editadas entre os anos 2000 e 2009, a fim de perceber como a temática dos gêneros discursivos ganhou espaço nos LDLP nos últimos anos e, principalmente como tem se dado o tratamento dos gêneros orais pelos autores. Assim, por meio desta pesquisa, foi possível perceber que muitas vezes não há um tratamento dos gêneros orais nos LDLP selecionados e, em algumas situações, quando isso acontece, o tratamento é feito de modo superficial.
id UFU-5_5ecaa0e3e05f748ab54d8a514d19822e
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13490
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling OS GÊNEROS ORAIS NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESALíngua PortuguesaEnsinoGêneros discursivosGêneros Orais.Objetivando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Língua Portuguesa, várias pesquisas, como também os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1998), indicam os gêneros discursivos como instrumento para esse processo de ensino e aprendizagem. Embora as orientações apontem para um ensino pautado tanto nos gêneros escritos quanto nos gêneros orais, o que se tem observado é que os gêneros orais têm recebido menor atenção e espaço se comparados aos gêneros escritos. Considerando essa diferença quanto à concepção dos gêneros escritos e orais, este trabalho, com base nos pressupostos teóricos de Dolz e Scheneuwly (2010), principalmente, buscou verificar o tratamento dos gêneros orais nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDLP) do Ensino Médio, usados por escolas da rede pública da cidade de Uberlândia-MG. Para tanto, selecionamos e analisamos sete coleções de Livros Didáticos (LD), editadas entre os anos 2000 e 2009, a fim de perceber como a temática dos gêneros discursivos ganhou espaço nos LDLP nos últimos anos e, principalmente como tem se dado o tratamento dos gêneros orais pelos autores. Assim, por meio desta pesquisa, foi possível perceber que muitas vezes não há um tratamento dos gêneros orais nos LDLP selecionados e, em algumas situações, quando isso acontece, o tratamento é feito de modo superficial.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2011-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13490Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13490/7827Marques, Allana CristinaMesquita, Elizete Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-07T11:51:25Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13490Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2011-12-07T11:51:25Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv OS GÊNEROS ORAIS NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title OS GÊNEROS ORAIS NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
spellingShingle OS GÊNEROS ORAIS NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Marques, Allana Cristina
Língua Portuguesa
Ensino
Gêneros discursivos
Gêneros Orais.
title_short OS GÊNEROS ORAIS NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_full OS GÊNEROS ORAIS NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_fullStr OS GÊNEROS ORAIS NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_full_unstemmed OS GÊNEROS ORAIS NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_sort OS GÊNEROS ORAIS NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
author Marques, Allana Cristina
author_facet Marques, Allana Cristina
Mesquita, Elizete Maria
author_role author
author2 Mesquita, Elizete Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Allana Cristina
Mesquita, Elizete Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Portuguesa
Ensino
Gêneros discursivos
Gêneros Orais.
topic Língua Portuguesa
Ensino
Gêneros discursivos
Gêneros Orais.
description Objetivando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Língua Portuguesa, várias pesquisas, como também os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1998), indicam os gêneros discursivos como instrumento para esse processo de ensino e aprendizagem. Embora as orientações apontem para um ensino pautado tanto nos gêneros escritos quanto nos gêneros orais, o que se tem observado é que os gêneros orais têm recebido menor atenção e espaço se comparados aos gêneros escritos. Considerando essa diferença quanto à concepção dos gêneros escritos e orais, este trabalho, com base nos pressupostos teóricos de Dolz e Scheneuwly (2010), principalmente, buscou verificar o tratamento dos gêneros orais nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDLP) do Ensino Médio, usados por escolas da rede pública da cidade de Uberlândia-MG. Para tanto, selecionamos e analisamos sete coleções de Livros Didáticos (LD), editadas entre os anos 2000 e 2009, a fim de perceber como a temática dos gêneros discursivos ganhou espaço nos LDLP nos últimos anos e, principalmente como tem se dado o tratamento dos gêneros orais pelos autores. Assim, por meio desta pesquisa, foi possível perceber que muitas vezes não há um tratamento dos gêneros orais nos LDLP selecionados e, em algumas situações, quando isso acontece, o tratamento é feito de modo superficial.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13490
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13490/7827
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950537625436160