SENTIDOS DA PALAVRA MOTIVAÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICO-CIENTÃFICOSNA ÁREA LINGUÃSTICA APLICADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13461 |
Resumo: | Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica que buscou verificar, a partir de uma perspectiva discursiva, possíveis sentidos da palavra motivação em alguns artigos acadêmico-científicos na área de Linguística Aplicada. Para tentar dar conta desta proposta, a pesquisa articulou questões da Linguística Aplicada (LA), da Análise Dialógica do Discurso (ADD), e da Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF). Nosso conceito de palavra baseia-se na tese de Bakhtin/Voloshinov (1999:17) que toda palavra "é o signo ideológico por excelência; ela registra as menores variações das relações sociais". A pesquisa buscou, assim, investigar os sentidos que têm sido construídos no funcionamento discursivo desta instância enunciativa acadêmico-científica e também examinar quais as movências/deslocamentos de sentido da palavra motivação. Buscamos desenvolver o estudo a partir de duas instâncias de análise: Dispositivo Matricial e Dispositivo Axiomático, no qual focalizamos os sentidos que se manifestam nos artigos analisados. Como resultado, foi possível depreender que as instâncias enunciativas sujeitudinais (IES) produzem alguns sentidos para a palavra motivação: i) A motivação vinculada às características individuais dos sujeitos-alunos; ii) A motivação vinculada aos sujeitos-professores; iii) A motivação vinculada às técnicas de ensino; iv) A motivação como fator fundamental para a aprendizagem de LE; v) A motivação como fator unicamente cognitivo. Entendemos, pois, que os sentidos da palavra 'motivação' se constituem na dispersão de diferentes significações, ou seja, as instâncias-enunciativas analisadas revelam, a partir de suas filiações teórico-ideológicas e de suas inscrições discursivas, como o conceito é perpassado por contradições e equívocos. |
id |
UFU-5_8230fa4fe28d5d32b4048c04c3cb6438 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13461 |
network_acronym_str |
UFU-5 |
network_name_str |
Horizonte Científico |
repository_id_str |
|
spelling |
SENTIDOS DA PALAVRA MOTIVAÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICO-CIENTÃFICOSNA ÁREA LINGUÃSTICA APLICADAAnálise do DiscursoLinguística AplicadamotivaçãoEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica que buscou verificar, a partir de uma perspectiva discursiva, possíveis sentidos da palavra motivação em alguns artigos acadêmico-científicos na área de Linguística Aplicada. Para tentar dar conta desta proposta, a pesquisa articulou questões da Linguística Aplicada (LA), da Análise Dialógica do Discurso (ADD), e da Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF). Nosso conceito de palavra baseia-se na tese de Bakhtin/Voloshinov (1999:17) que toda palavra "é o signo ideológico por excelência; ela registra as menores variações das relações sociais". A pesquisa buscou, assim, investigar os sentidos que têm sido construídos no funcionamento discursivo desta instância enunciativa acadêmico-científica e também examinar quais as movências/deslocamentos de sentido da palavra motivação. Buscamos desenvolver o estudo a partir de duas instâncias de análise: Dispositivo Matricial e Dispositivo Axiomático, no qual focalizamos os sentidos que se manifestam nos artigos analisados. Como resultado, foi possível depreender que as instâncias enunciativas sujeitudinais (IES) produzem alguns sentidos para a palavra motivação: i) A motivação vinculada às características individuais dos sujeitos-alunos; ii) A motivação vinculada aos sujeitos-professores; iii) A motivação vinculada às técnicas de ensino; iv) A motivação como fator fundamental para a aprendizagem de LE; v) A motivação como fator unicamente cognitivo. Entendemos, pois, que os sentidos da palavra 'motivação' se constituem na dispersão de diferentes significações, ou seja, as instâncias-enunciativas analisadas revelam, a partir de suas filiações teórico-ideológicas e de suas inscrições discursivas, como o conceito é perpassado por contradições e equívocos.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2012-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13461Horizonte Científico; VOL 6, Nº 1 (AGO 2012)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13461/8177Gontijo da Costa, NathaliaFonseca Guilherme, Maria de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-20T19:04:30Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13461Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2013-09-20T19:04:30Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SENTIDOS DA PALAVRA MOTIVAÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICO-CIENTÃFICOSNA ÁREA LINGUÃSTICA APLICADA |
title |
SENTIDOS DA PALAVRA MOTIVAÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICO-CIENTÃFICOSNA ÁREA LINGUÃSTICA APLICADA |
spellingShingle |
SENTIDOS DA PALAVRA MOTIVAÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICO-CIENTÃFICOSNA ÁREA LINGUÃSTICA APLICADA Gontijo da Costa, Nathalia Análise do Discurso Linguística Aplicada motivação |
title_short |
SENTIDOS DA PALAVRA MOTIVAÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICO-CIENTÃFICOSNA ÁREA LINGUÃSTICA APLICADA |
title_full |
SENTIDOS DA PALAVRA MOTIVAÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICO-CIENTÃFICOSNA ÁREA LINGUÃSTICA APLICADA |
title_fullStr |
SENTIDOS DA PALAVRA MOTIVAÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICO-CIENTÃFICOSNA ÁREA LINGUÃSTICA APLICADA |
title_full_unstemmed |
SENTIDOS DA PALAVRA MOTIVAÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICO-CIENTÃFICOSNA ÁREA LINGUÃSTICA APLICADA |
title_sort |
SENTIDOS DA PALAVRA MOTIVAÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICO-CIENTÃFICOSNA ÁREA LINGUÃSTICA APLICADA |
author |
Gontijo da Costa, Nathalia |
author_facet |
Gontijo da Costa, Nathalia Fonseca Guilherme, Maria de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca Guilherme, Maria de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gontijo da Costa, Nathalia Fonseca Guilherme, Maria de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do Discurso Linguística Aplicada motivação |
topic |
Análise do Discurso Linguística Aplicada motivação |
description |
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica que buscou verificar, a partir de uma perspectiva discursiva, possíveis sentidos da palavra motivação em alguns artigos acadêmico-científicos na área de Linguística Aplicada. Para tentar dar conta desta proposta, a pesquisa articulou questões da Linguística Aplicada (LA), da Análise Dialógica do Discurso (ADD), e da Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF). Nosso conceito de palavra baseia-se na tese de Bakhtin/Voloshinov (1999:17) que toda palavra "é o signo ideológico por excelência; ela registra as menores variações das relações sociais". A pesquisa buscou, assim, investigar os sentidos que têm sido construídos no funcionamento discursivo desta instância enunciativa acadêmico-científica e também examinar quais as movências/deslocamentos de sentido da palavra motivação. Buscamos desenvolver o estudo a partir de duas instâncias de análise: Dispositivo Matricial e Dispositivo Axiomático, no qual focalizamos os sentidos que se manifestam nos artigos analisados. Como resultado, foi possível depreender que as instâncias enunciativas sujeitudinais (IES) produzem alguns sentidos para a palavra motivação: i) A motivação vinculada às características individuais dos sujeitos-alunos; ii) A motivação vinculada aos sujeitos-professores; iii) A motivação vinculada às técnicas de ensino; iv) A motivação como fator fundamental para a aprendizagem de LE; v) A motivação como fator unicamente cognitivo. Entendemos, pois, que os sentidos da palavra 'motivação' se constituem na dispersão de diferentes significações, ou seja, as instâncias-enunciativas analisadas revelam, a partir de suas filiações teórico-ideológicas e de suas inscrições discursivas, como o conceito é perpassado por contradições e equívocos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13461 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13461/8177 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizonte Científico; VOL 6, Nº 1 (AGO 2012) 1808-3064 reponame:Horizonte Científico instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Horizonte Científico |
collection |
Horizonte Científico |
repository.name.fl_str_mv |
Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||horizontec@propp.ufu.br |
_version_ |
1799950537622290432 |