SENTIDOS DA PALAVRA MOTIVAÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOSNA ÁREA LINGUÍSTICA APLICADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gontijo da Costa, Nathalia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fonseca Guilherme, Maria de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13461
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica que buscou verificar, a partir de uma perspectiva discursiva, possíveis sentidos da palavra motivação em alguns artigos acadêmico-científicos na área de Linguística Aplicada. Para tentar dar conta desta proposta, a pesquisa articulou questões da Linguística Aplicada (LA), da Análise Dialógica do Discurso (ADD), e da Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF). Nosso conceito de palavra baseia-se na tese de Bakhtin/Voloshinov (1999:17) que toda palavra "é o signo ideológico por excelência; ela registra as menores variações das relações sociais". A pesquisa buscou, assim, investigar os sentidos que têm sido construídos no funcionamento discursivo desta instância enunciativa acadêmico-científica e também examinar quais as movências/deslocamentos de sentido da palavra motivação. Buscamos desenvolver o estudo a partir de duas instâncias de análise: Dispositivo Matricial e Dispositivo Axiomático, no qual focalizamos os sentidos que se manifestam nos artigos analisados. Como resultado, foi possível depreender que as instâncias enunciativas sujeitudinais (IES) produzem alguns sentidos para a palavra motivação: i) A motivação vinculada às características individuais dos sujeitos-alunos; ii) A motivação vinculada aos sujeitos-professores; iii) A motivação vinculada às técnicas de ensino; iv) A motivação como fator fundamental para a aprendizagem de LE; v) A motivação como fator unicamente cognitivo. Entendemos, pois, que os sentidos da palavra 'motivação' se constituem na dispersão de diferentes significações, ou seja, as instâncias-enunciativas analisadas revelam, a partir de suas filiações teórico-ideológicas e de suas inscrições discursivas, como o conceito é perpassado por contradições e equívocos.
id UFU-5_8230fa4fe28d5d32b4048c04c3cb6438
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13461
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling SENTIDOS DA PALAVRA MOTIVAÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOSNA ÁREA LINGUÍSTICA APLICADAAnálise do DiscursoLinguística AplicadamotivaçãoEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica que buscou verificar, a partir de uma perspectiva discursiva, possíveis sentidos da palavra motivação em alguns artigos acadêmico-científicos na área de Linguística Aplicada. Para tentar dar conta desta proposta, a pesquisa articulou questões da Linguística Aplicada (LA), da Análise Dialógica do Discurso (ADD), e da Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF). Nosso conceito de palavra baseia-se na tese de Bakhtin/Voloshinov (1999:17) que toda palavra "é o signo ideológico por excelência; ela registra as menores variações das relações sociais". A pesquisa buscou, assim, investigar os sentidos que têm sido construídos no funcionamento discursivo desta instância enunciativa acadêmico-científica e também examinar quais as movências/deslocamentos de sentido da palavra motivação. Buscamos desenvolver o estudo a partir de duas instâncias de análise: Dispositivo Matricial e Dispositivo Axiomático, no qual focalizamos os sentidos que se manifestam nos artigos analisados. Como resultado, foi possível depreender que as instâncias enunciativas sujeitudinais (IES) produzem alguns sentidos para a palavra motivação: i) A motivação vinculada às características individuais dos sujeitos-alunos; ii) A motivação vinculada aos sujeitos-professores; iii) A motivação vinculada às técnicas de ensino; iv) A motivação como fator fundamental para a aprendizagem de LE; v) A motivação como fator unicamente cognitivo. Entendemos, pois, que os sentidos da palavra 'motivação' se constituem na dispersão de diferentes significações, ou seja, as instâncias-enunciativas analisadas revelam, a partir de suas filiações teórico-ideológicas e de suas inscrições discursivas, como o conceito é perpassado por contradições e equívocos.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2012-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13461Horizonte Científico; VOL 6, Nº 1 (AGO 2012)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13461/8177Gontijo da Costa, NathaliaFonseca Guilherme, Maria de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-20T19:04:30Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13461Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2013-09-20T19:04:30Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv SENTIDOS DA PALAVRA MOTIVAÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOSNA ÁREA LINGUÍSTICA APLICADA
title SENTIDOS DA PALAVRA MOTIVAÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOSNA ÁREA LINGUÍSTICA APLICADA
spellingShingle SENTIDOS DA PALAVRA MOTIVAÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOSNA ÁREA LINGUÍSTICA APLICADA
Gontijo da Costa, Nathalia
Análise do Discurso
Linguística Aplicada
motivação
title_short SENTIDOS DA PALAVRA MOTIVAÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOSNA ÁREA LINGUÍSTICA APLICADA
title_full SENTIDOS DA PALAVRA MOTIVAÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOSNA ÁREA LINGUÍSTICA APLICADA
title_fullStr SENTIDOS DA PALAVRA MOTIVAÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOSNA ÁREA LINGUÍSTICA APLICADA
title_full_unstemmed SENTIDOS DA PALAVRA MOTIVAÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOSNA ÁREA LINGUÍSTICA APLICADA
title_sort SENTIDOS DA PALAVRA MOTIVAÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOSNA ÁREA LINGUÍSTICA APLICADA
author Gontijo da Costa, Nathalia
author_facet Gontijo da Costa, Nathalia
Fonseca Guilherme, Maria de Fátima
author_role author
author2 Fonseca Guilherme, Maria de Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gontijo da Costa, Nathalia
Fonseca Guilherme, Maria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do Discurso
Linguística Aplicada
motivação
topic Análise do Discurso
Linguística Aplicada
motivação
description Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica que buscou verificar, a partir de uma perspectiva discursiva, possíveis sentidos da palavra motivação em alguns artigos acadêmico-científicos na área de Linguística Aplicada. Para tentar dar conta desta proposta, a pesquisa articulou questões da Linguística Aplicada (LA), da Análise Dialógica do Discurso (ADD), e da Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF). Nosso conceito de palavra baseia-se na tese de Bakhtin/Voloshinov (1999:17) que toda palavra "é o signo ideológico por excelência; ela registra as menores variações das relações sociais". A pesquisa buscou, assim, investigar os sentidos que têm sido construídos no funcionamento discursivo desta instância enunciativa acadêmico-científica e também examinar quais as movências/deslocamentos de sentido da palavra motivação. Buscamos desenvolver o estudo a partir de duas instâncias de análise: Dispositivo Matricial e Dispositivo Axiomático, no qual focalizamos os sentidos que se manifestam nos artigos analisados. Como resultado, foi possível depreender que as instâncias enunciativas sujeitudinais (IES) produzem alguns sentidos para a palavra motivação: i) A motivação vinculada às características individuais dos sujeitos-alunos; ii) A motivação vinculada aos sujeitos-professores; iii) A motivação vinculada às técnicas de ensino; iv) A motivação como fator fundamental para a aprendizagem de LE; v) A motivação como fator unicamente cognitivo. Entendemos, pois, que os sentidos da palavra 'motivação' se constituem na dispersão de diferentes significações, ou seja, as instâncias-enunciativas analisadas revelam, a partir de suas filiações teórico-ideológicas e de suas inscrições discursivas, como o conceito é perpassado por contradições e equívocos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13461
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13461/8177
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 6, Nº 1 (AGO 2012)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950537622290432