As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte / Inquiry based learning researches in the elementary school: state of the art

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Ronaldo Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Franzolin, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino em Revista
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36498
Resumo: A presente pesquisa visa explorar e evidenciar a produção acadêmica científica das pesquisas brasileiras ligadas ao ensino por investigação ou atividades investigativas, com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, entre 2005 e 2015. Para isso, foi utilizada a metodologia das pesquisas denominadas "Estado da Arte". Para a análise dos dados, consideramos as orientações para pesquisas qualitativas de Marshall e Rossman (2006). Foram considerados e analisados 26 trabalhos, divididos em quatro categorias. Este estudo evidenciou um forte interesse dos pesquisadores em temas que estudam a relação entre as atividades investigativas e o processo de argumentação ou as interações discursivas e a alfabetização científica. Apontou também outros campos que foram pouco estudados e com potencial de serem explorados, sugerindo uma possível agenda para pesquisas no campo investigado. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Ciências por investigação. Anos Iniciais. Estado da Arte. 
id UFU-8_46628428febfb8c6488831025c67420d
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36498
network_acronym_str UFU-8
network_name_str Ensino em Revista
repository_id_str
spelling As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte / Inquiry based learning researches in the elementary school: state of the artA presente pesquisa visa explorar e evidenciar a produção acadêmica científica das pesquisas brasileiras ligadas ao ensino por investigação ou atividades investigativas, com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, entre 2005 e 2015. Para isso, foi utilizada a metodologia das pesquisas denominadas "Estado da Arte". Para a análise dos dados, consideramos as orientações para pesquisas qualitativas de Marshall e Rossman (2006). Foram considerados e analisados 26 trabalhos, divididos em quatro categorias. Este estudo evidenciou um forte interesse dos pesquisadores em temas que estudam a relação entre as atividades investigativas e o processo de argumentação ou as interações discursivas e a alfabetização científica. Apontou também outros campos que foram pouco estudados e com potencial de serem explorados, sugerindo uma possível agenda para pesquisas no campo investigado. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Ciências por investigação. Anos Iniciais. Estado da Arte. Universidade Federal de Uberlândia2016-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/3649810.14393/ER-v23n2a2016-9Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 504-521Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 504-521Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 504-5211983-17300104-375710.14393/ER-v23n2a2016-0reponame:Ensino em Revistainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36498/19252Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Ronaldo SantosFranzolin, Fernanda2017-03-03T22:54:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36498Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/emrevistaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/oai||ensinoemrevista@gmail.com1983-17300104-3757opendoar:2017-03-03T22:54:18Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte / Inquiry based learning researches in the elementary school: state of the art
title As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte / Inquiry based learning researches in the elementary school: state of the art
spellingShingle As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte / Inquiry based learning researches in the elementary school: state of the art
Santana, Ronaldo Santos
title_short As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte / Inquiry based learning researches in the elementary school: state of the art
title_full As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte / Inquiry based learning researches in the elementary school: state of the art
title_fullStr As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte / Inquiry based learning researches in the elementary school: state of the art
title_full_unstemmed As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte / Inquiry based learning researches in the elementary school: state of the art
title_sort As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte / Inquiry based learning researches in the elementary school: state of the art
author Santana, Ronaldo Santos
author_facet Santana, Ronaldo Santos
Franzolin, Fernanda
author_role author
author2 Franzolin, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Ronaldo Santos
Franzolin, Fernanda
description A presente pesquisa visa explorar e evidenciar a produção acadêmica científica das pesquisas brasileiras ligadas ao ensino por investigação ou atividades investigativas, com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, entre 2005 e 2015. Para isso, foi utilizada a metodologia das pesquisas denominadas "Estado da Arte". Para a análise dos dados, consideramos as orientações para pesquisas qualitativas de Marshall e Rossman (2006). Foram considerados e analisados 26 trabalhos, divididos em quatro categorias. Este estudo evidenciou um forte interesse dos pesquisadores em temas que estudam a relação entre as atividades investigativas e o processo de argumentação ou as interações discursivas e a alfabetização científica. Apontou também outros campos que foram pouco estudados e com potencial de serem explorados, sugerindo uma possível agenda para pesquisas no campo investigado. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Ciências por investigação. Anos Iniciais. Estado da Arte. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36498
10.14393/ER-v23n2a2016-9
url https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36498
identifier_str_mv 10.14393/ER-v23n2a2016-9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36498/19252
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 504-521
Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 504-521
Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 504-521
1983-1730
0104-3757
10.14393/ER-v23n2a2016-0
reponame:Ensino em Revista
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Ensino em Revista
collection Ensino em Revista
repository.name.fl_str_mv Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||ensinoemrevista@gmail.com
_version_ 1799944221334962176