As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte / Inquiry based learning researches in the elementary school: state of the art
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino em Revista |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36498 |
Resumo: | A presente pesquisa visa explorar e evidenciar a produção acadêmica científica das pesquisas brasileiras ligadas ao ensino por investigação ou atividades investigativas, com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, entre 2005 e 2015. Para isso, foi utilizada a metodologia das pesquisas denominadas "Estado da Arte". Para a análise dos dados, consideramos as orientações para pesquisas qualitativas de Marshall e Rossman (2006). Foram considerados e analisados 26 trabalhos, divididos em quatro categorias. Este estudo evidenciou um forte interesse dos pesquisadores em temas que estudam a relação entre as atividades investigativas e o processo de argumentação ou as interações discursivas e a alfabetização científica. Apontou também outros campos que foram pouco estudados e com potencial de serem explorados, sugerindo uma possível agenda para pesquisas no campo investigado. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Ciências por investigação. Anos Iniciais. Estado da Arte. |
id |
UFU-8_46628428febfb8c6488831025c67420d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36498 |
network_acronym_str |
UFU-8 |
network_name_str |
Ensino em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte / Inquiry based learning researches in the elementary school: state of the artA presente pesquisa visa explorar e evidenciar a produção acadêmica científica das pesquisas brasileiras ligadas ao ensino por investigação ou atividades investigativas, com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, entre 2005 e 2015. Para isso, foi utilizada a metodologia das pesquisas denominadas "Estado da Arte". Para a análise dos dados, consideramos as orientações para pesquisas qualitativas de Marshall e Rossman (2006). Foram considerados e analisados 26 trabalhos, divididos em quatro categorias. Este estudo evidenciou um forte interesse dos pesquisadores em temas que estudam a relação entre as atividades investigativas e o processo de argumentação ou as interações discursivas e a alfabetização científica. Apontou também outros campos que foram pouco estudados e com potencial de serem explorados, sugerindo uma possível agenda para pesquisas no campo investigado. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Ciências por investigação. Anos Iniciais. Estado da Arte. Universidade Federal de Uberlândia2016-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/3649810.14393/ER-v23n2a2016-9Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 504-521Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 504-521Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 504-5211983-17300104-375710.14393/ER-v23n2a2016-0reponame:Ensino em Revistainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36498/19252Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Ronaldo SantosFranzolin, Fernanda2017-03-03T22:54:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36498Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/emrevistaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/oai||ensinoemrevista@gmail.com1983-17300104-3757opendoar:2017-03-03T22:54:18Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte / Inquiry based learning researches in the elementary school: state of the art |
title |
As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte / Inquiry based learning researches in the elementary school: state of the art |
spellingShingle |
As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte / Inquiry based learning researches in the elementary school: state of the art Santana, Ronaldo Santos |
title_short |
As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte / Inquiry based learning researches in the elementary school: state of the art |
title_full |
As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte / Inquiry based learning researches in the elementary school: state of the art |
title_fullStr |
As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte / Inquiry based learning researches in the elementary school: state of the art |
title_full_unstemmed |
As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte / Inquiry based learning researches in the elementary school: state of the art |
title_sort |
As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte / Inquiry based learning researches in the elementary school: state of the art |
author |
Santana, Ronaldo Santos |
author_facet |
Santana, Ronaldo Santos Franzolin, Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Franzolin, Fernanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Ronaldo Santos Franzolin, Fernanda |
description |
A presente pesquisa visa explorar e evidenciar a produção acadêmica científica das pesquisas brasileiras ligadas ao ensino por investigação ou atividades investigativas, com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, entre 2005 e 2015. Para isso, foi utilizada a metodologia das pesquisas denominadas "Estado da Arte". Para a análise dos dados, consideramos as orientações para pesquisas qualitativas de Marshall e Rossman (2006). Foram considerados e analisados 26 trabalhos, divididos em quatro categorias. Este estudo evidenciou um forte interesse dos pesquisadores em temas que estudam a relação entre as atividades investigativas e o processo de argumentação ou as interações discursivas e a alfabetização científica. Apontou também outros campos que foram pouco estudados e com potencial de serem explorados, sugerindo uma possível agenda para pesquisas no campo investigado. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Ciências por investigação. Anos Iniciais. Estado da Arte. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36498 10.14393/ER-v23n2a2016-9 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36498 |
identifier_str_mv |
10.14393/ER-v23n2a2016-9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36498/19252 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 504-521 Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 504-521 Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 504-521 1983-1730 0104-3757 10.14393/ER-v23n2a2016-0 reponame:Ensino em Revista instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Ensino em Revista |
collection |
Ensino em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ensinoemrevista@gmail.com |
_version_ |
1799944221334962176 |