Social Knowledge: the case of the Minimum Credit Card Bill Payment
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino em Revista |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/41361 |
Resumo: | Trata-se de extrato de pesquisa de mestrado relacionada à construção do conhecimento social. Objetiva-se analisar as representações de adultos jovens, usuários de cartão de crédito, quanto à forma de pagamento das faturas, mais precisamente, em relação à possibilidade de pagamento mínimo do valor da fatura. Participaram do estudo vinte adultos jovens usuários de cartão de crédito. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais cujo roteiro foi elaborado a partir do método clínico de Piaget. A análise dos dados originou dez categorias descritivas do pensamento dos participantes. Neste, enfatiza-se as representações dos participantes sobre as formas de pagamento das faturas. A análise dos dados demonstra que os participantes apresentam conhecimento elementar em relação a esses aspectos e aos demais relacionados ao uso do cartão de crédito. Ressalta-se a importância da compreensão dos processos envolvidos na utilização de cartão crédito, uma vez que o seu mau uso pode resultar em sobre-endividamento, comprometendo a qualidade de vida dos sujeitos. |
id |
UFU-8_6b01aa108ca045c47f104f06a356f40f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41361 |
network_acronym_str |
UFU-8 |
network_name_str |
Ensino em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Social Knowledge: the case of the Minimum Credit Card Bill PaymentConocimiento social: el caso del pago mínimo de facturas de tarjetas de créditoConhecimento social: o caso do pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito PiagetAdultos jovensCartão de créditoPiagetYoung adultsCredit cardPiagetAdultos jóvenesTarjeta de créditoTrata-se de extrato de pesquisa de mestrado relacionada à construção do conhecimento social. Objetiva-se analisar as representações de adultos jovens, usuários de cartão de crédito, quanto à forma de pagamento das faturas, mais precisamente, em relação à possibilidade de pagamento mínimo do valor da fatura. Participaram do estudo vinte adultos jovens usuários de cartão de crédito. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais cujo roteiro foi elaborado a partir do método clínico de Piaget. A análise dos dados originou dez categorias descritivas do pensamento dos participantes. Neste, enfatiza-se as representações dos participantes sobre as formas de pagamento das faturas. A análise dos dados demonstra que os participantes apresentam conhecimento elementar em relação a esses aspectos e aos demais relacionados ao uso do cartão de crédito. Ressalta-se a importância da compreensão dos processos envolvidos na utilização de cartão crédito, uma vez que o seu mau uso pode resultar em sobre-endividamento, comprometendo a qualidade de vida dos sujeitos. Universidade Federal de Uberlândia2018-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/4136110.14393/ER-v25n1a2018-04Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 82-106Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 82-106Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 82-1061983-17300104-3757reponame:Ensino em Revistainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/41361/2186810.14393/ER-v25n1a2018-04Copyright (c) 2018 Ensino em Re-Vistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCooper, Iarê SandraStoltz, Tania2019-10-11T14:27:31Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41361Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/emrevistaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/oai||ensinoemrevista@gmail.com1983-17300104-3757opendoar:2019-10-11T14:27:31Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Social Knowledge: the case of the Minimum Credit Card Bill Payment Conocimiento social: el caso del pago mínimo de facturas de tarjetas de crédito Conhecimento social: o caso do pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito |
title |
Social Knowledge: the case of the Minimum Credit Card Bill Payment |
spellingShingle |
Social Knowledge: the case of the Minimum Credit Card Bill Payment Cooper, Iarê Sandra Piaget Adultos jovens Cartão de crédito Piaget Young adults Credit card Piaget Adultos jóvenes Tarjeta de crédito |
title_short |
Social Knowledge: the case of the Minimum Credit Card Bill Payment |
title_full |
Social Knowledge: the case of the Minimum Credit Card Bill Payment |
title_fullStr |
Social Knowledge: the case of the Minimum Credit Card Bill Payment |
title_full_unstemmed |
Social Knowledge: the case of the Minimum Credit Card Bill Payment |
title_sort |
Social Knowledge: the case of the Minimum Credit Card Bill Payment |
author |
Cooper, Iarê Sandra |
author_facet |
Cooper, Iarê Sandra Stoltz, Tania |
author_role |
author |
author2 |
Stoltz, Tania |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cooper, Iarê Sandra Stoltz, Tania |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Piaget Adultos jovens Cartão de crédito Piaget Young adults Credit card Piaget Adultos jóvenes Tarjeta de crédito |
topic |
Piaget Adultos jovens Cartão de crédito Piaget Young adults Credit card Piaget Adultos jóvenes Tarjeta de crédito |
description |
Trata-se de extrato de pesquisa de mestrado relacionada à construção do conhecimento social. Objetiva-se analisar as representações de adultos jovens, usuários de cartão de crédito, quanto à forma de pagamento das faturas, mais precisamente, em relação à possibilidade de pagamento mínimo do valor da fatura. Participaram do estudo vinte adultos jovens usuários de cartão de crédito. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais cujo roteiro foi elaborado a partir do método clínico de Piaget. A análise dos dados originou dez categorias descritivas do pensamento dos participantes. Neste, enfatiza-se as representações dos participantes sobre as formas de pagamento das faturas. A análise dos dados demonstra que os participantes apresentam conhecimento elementar em relação a esses aspectos e aos demais relacionados ao uso do cartão de crédito. Ressalta-se a importância da compreensão dos processos envolvidos na utilização de cartão crédito, uma vez que o seu mau uso pode resultar em sobre-endividamento, comprometendo a qualidade de vida dos sujeitos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/41361 10.14393/ER-v25n1a2018-04 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/41361 |
identifier_str_mv |
10.14393/ER-v25n1a2018-04 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/41361/21868 10.14393/ER-v25n1a2018-04 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ensino em Re-Vista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ensino em Re-Vista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 82-106 Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 82-106 Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 82-106 1983-1730 0104-3757 reponame:Ensino em Revista instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Ensino em Revista |
collection |
Ensino em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ensinoemrevista@gmail.com |
_version_ |
1799944221774315520 |