Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ancheschi, Rúbio Afonso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35777
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_03d1501298179db70ce93eaa8c0de7eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/35777
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.AMarketing Innovations in the Digital Age: the Magazine Luiza S.A. caseInovação de marketingMarketing digitalMarketing tradicionalMarketing 4.0MagaluMagazine LuizaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O estudo objetiva compreender o importante papel desempenhado pela transformação digital nas inovações de marketing, a partir de um estudo de caso que gira em torno das estratégias da empresa Magalu. A partir da 3ª Edição do Manual de Oslo (OCDE, 2004), há uma expansão no conceito de inovação, visto que além das modalidades tradicionais (de produto e processo), passam a ser consideradas também as inovações de marketing e as inovações organizacionais. As inovações de marketing basicamente estão associadas ao desenvolvimento de novos meios por parte das empresas com vistas a promover seus produtos e serviços, tais como mudanças na embalagem, em práticas promocionais e na utilização de novas métodos para a definição de preços (apoiada, por exemplo, na utilização de big data). Do ponto de vista metodológico, este trabalho se apoia em revisão bibliográfica das literaturas que trabalham os seguintes temas: i) inovação tecnológica, com ênfase na inovação em marketing; ii) do marketing tradicional ao marketing na era digital e; iii) trabalhos científicos que analisam o sucesso do Magazine Luiza no mercado de varejo no Brasil. Além disso, este estudo envolve a realização de pesquisa documental, fundamentalmente alicerçada na investigação de relatórios publicados pela empresa Magazine Luiza, bem como artigos publicados em veículos especializados. O resultado do estudo aponta que o Magalu tem um significativo histórico de inovações de marketing e tem investido em pesquisa e desenvolvimento para gerar essas inovações, possibilitando-o alcançar uma posição de liderança no mercado de varejo no Brasil.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências EconômicasRibeiro, Cássio Garciahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735511Y7&tokenCaptchar=03ANYolqvYzLO568Uk5o1_dcNCiU-kf4RbRYXtedhD028iP6MDMBwdF_xd0m82X186PybuwJezNuirtxE0MdC-NNi3sqgKoA_erD4x71n5cm5xDmxKq2w1GZPIDhLrnLubXkwlJIUCjdltFD-4F9UVW2WBUfPE8FfXRrwkKCOYyfaSgxlVmmB0yCu_ZgUPIr8DP4kw5W2Hoy7i8G5trfaCm_nggnynBo0ljjzgnYhIAc77R1ifbBun4yTxke8H_7o0qdTND2EAtDUmamqOqTlsjXiAr12D0k69NsilTWygBIGhbMptBfk6R4ndzhnFyBonMfUMF1aNxZnFH1c2Xku-z144dh8I8TWuN0SPe6yEi9uNd3YSLj8UHIFs0b57etkUAp0UlEbpLYo0z_2DRVPro8u_MGsfCO9i3FBeR5W2f3-F1jCi8ksUNaIXVEyio12S7UrL3iMnZQtiaDEcpvy6GuDGUMIBU6-FBkzU4UECJXlxsy_j5mS2Vc_lKPyG1qMcMP0e4BXc5lrGdR5q2BEHghey00B8h-ZEEQAvellar, Ana Paulahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doAlves, Thaís Guimarãeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doAncheschi, Rúbio Afonso2022-08-24T19:19:20Z2022-08-24T19:19:20Z2022-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfANCHESCHI, Rúbio Afonso. Inovações de marketing na era digital: o caso da empresa Magazine Luiza S.A. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35777porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-08-25T06:17:03Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/35777Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-25T06:17:03Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A
Marketing Innovations in the Digital Age: the Magazine Luiza S.A. case
title Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A
spellingShingle Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A
Ancheschi, Rúbio Afonso
Inovação de marketing
Marketing digital
Marketing tradicional
Marketing 4.0
Magalu
Magazine Luiza
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
title_short Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A
title_full Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A
title_fullStr Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A
title_full_unstemmed Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A
title_sort Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A
author Ancheschi, Rúbio Afonso
author_facet Ancheschi, Rúbio Afonso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Cássio Garcia
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735511Y7&tokenCaptchar=03ANYolqvYzLO568Uk5o1_dcNCiU-kf4RbRYXtedhD028iP6MDMBwdF_xd0m82X186PybuwJezNuirtxE0MdC-NNi3sqgKoA_erD4x71n5cm5xDmxKq2w1GZPIDhLrnLubXkwlJIUCjdltFD-4F9UVW2WBUfPE8FfXRrwkKCOYyfaSgxlVmmB0yCu_ZgUPIr8DP4kw5W2Hoy7i8G5trfaCm_nggnynBo0ljjzgnYhIAc77R1ifbBun4yTxke8H_7o0qdTND2EAtDUmamqOqTlsjXiAr12D0k69NsilTWygBIGhbMptBfk6R4ndzhnFyBonMfUMF1aNxZnFH1c2Xku-z144dh8I8TWuN0SPe6yEi9uNd3YSLj8UHIFs0b57etkUAp0UlEbpLYo0z_2DRVPro8u_MGsfCO9i3FBeR5W2f3-F1jCi8ksUNaIXVEyio12S7UrL3iMnZQtiaDEcpvy6GuDGUMIBU6-FBkzU4UECJXlxsy_j5mS2Vc_lKPyG1qMcMP0e4BXc5lrGdR5q2BEHghey00B8h-ZEEQ
Avellar, Ana Paula
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do
Alves, Thaís Guimarães
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do
dc.contributor.author.fl_str_mv Ancheschi, Rúbio Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação de marketing
Marketing digital
Marketing tradicional
Marketing 4.0
Magalu
Magazine Luiza
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
topic Inovação de marketing
Marketing digital
Marketing tradicional
Marketing 4.0
Magalu
Magazine Luiza
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-24T19:19:20Z
2022-08-24T19:19:20Z
2022-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANCHESCHI, Rúbio Afonso. Inovações de marketing na era digital: o caso da empresa Magazine Luiza S.A. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35777
identifier_str_mv ANCHESCHI, Rúbio Afonso. Inovações de marketing na era digital: o caso da empresa Magazine Luiza S.A. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Econômicas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Econômicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569687549902848