Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35777 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_03d1501298179db70ce93eaa8c0de7eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/35777 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.AMarketing Innovations in the Digital Age: the Magazine Luiza S.A. caseInovação de marketingMarketing digitalMarketing tradicionalMarketing 4.0MagaluMagazine LuizaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O estudo objetiva compreender o importante papel desempenhado pela transformação digital nas inovações de marketing, a partir de um estudo de caso que gira em torno das estratégias da empresa Magalu. A partir da 3ª Edição do Manual de Oslo (OCDE, 2004), há uma expansão no conceito de inovação, visto que além das modalidades tradicionais (de produto e processo), passam a ser consideradas também as inovações de marketing e as inovações organizacionais. As inovações de marketing basicamente estão associadas ao desenvolvimento de novos meios por parte das empresas com vistas a promover seus produtos e serviços, tais como mudanças na embalagem, em práticas promocionais e na utilização de novas métodos para a definição de preços (apoiada, por exemplo, na utilização de big data). Do ponto de vista metodológico, este trabalho se apoia em revisão bibliográfica das literaturas que trabalham os seguintes temas: i) inovação tecnológica, com ênfase na inovação em marketing; ii) do marketing tradicional ao marketing na era digital e; iii) trabalhos científicos que analisam o sucesso do Magazine Luiza no mercado de varejo no Brasil. Além disso, este estudo envolve a realização de pesquisa documental, fundamentalmente alicerçada na investigação de relatórios publicados pela empresa Magazine Luiza, bem como artigos publicados em veículos especializados. O resultado do estudo aponta que o Magalu tem um significativo histórico de inovações de marketing e tem investido em pesquisa e desenvolvimento para gerar essas inovações, possibilitando-o alcançar uma posição de liderança no mercado de varejo no Brasil.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências EconômicasRibeiro, Cássio Garciahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735511Y7&tokenCaptchar=03ANYolqvYzLO568Uk5o1_dcNCiU-kf4RbRYXtedhD028iP6MDMBwdF_xd0m82X186PybuwJezNuirtxE0MdC-NNi3sqgKoA_erD4x71n5cm5xDmxKq2w1GZPIDhLrnLubXkwlJIUCjdltFD-4F9UVW2WBUfPE8FfXRrwkKCOYyfaSgxlVmmB0yCu_ZgUPIr8DP4kw5W2Hoy7i8G5trfaCm_nggnynBo0ljjzgnYhIAc77R1ifbBun4yTxke8H_7o0qdTND2EAtDUmamqOqTlsjXiAr12D0k69NsilTWygBIGhbMptBfk6R4ndzhnFyBonMfUMF1aNxZnFH1c2Xku-z144dh8I8TWuN0SPe6yEi9uNd3YSLj8UHIFs0b57etkUAp0UlEbpLYo0z_2DRVPro8u_MGsfCO9i3FBeR5W2f3-F1jCi8ksUNaIXVEyio12S7UrL3iMnZQtiaDEcpvy6GuDGUMIBU6-FBkzU4UECJXlxsy_j5mS2Vc_lKPyG1qMcMP0e4BXc5lrGdR5q2BEHghey00B8h-ZEEQAvellar, Ana Paulahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doAlves, Thaís Guimarãeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doAncheschi, Rúbio Afonso2022-08-24T19:19:20Z2022-08-24T19:19:20Z2022-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfANCHESCHI, Rúbio Afonso. Inovações de marketing na era digital: o caso da empresa Magazine Luiza S.A. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35777porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-08-25T06:17:03Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/35777Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-25T06:17:03Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A Marketing Innovations in the Digital Age: the Magazine Luiza S.A. case |
title |
Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A |
spellingShingle |
Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A Ancheschi, Rúbio Afonso Inovação de marketing Marketing digital Marketing tradicional Marketing 4.0 Magalu Magazine Luiza CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
title_short |
Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A |
title_full |
Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A |
title_fullStr |
Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A |
title_full_unstemmed |
Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A |
title_sort |
Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A |
author |
Ancheschi, Rúbio Afonso |
author_facet |
Ancheschi, Rúbio Afonso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Cássio Garcia http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735511Y7&tokenCaptchar=03ANYolqvYzLO568Uk5o1_dcNCiU-kf4RbRYXtedhD028iP6MDMBwdF_xd0m82X186PybuwJezNuirtxE0MdC-NNi3sqgKoA_erD4x71n5cm5xDmxKq2w1GZPIDhLrnLubXkwlJIUCjdltFD-4F9UVW2WBUfPE8FfXRrwkKCOYyfaSgxlVmmB0yCu_ZgUPIr8DP4kw5W2Hoy7i8G5trfaCm_nggnynBo0ljjzgnYhIAc77R1ifbBun4yTxke8H_7o0qdTND2EAtDUmamqOqTlsjXiAr12D0k69NsilTWygBIGhbMptBfk6R4ndzhnFyBonMfUMF1aNxZnFH1c2Xku-z144dh8I8TWuN0SPe6yEi9uNd3YSLj8UHIFs0b57etkUAp0UlEbpLYo0z_2DRVPro8u_MGsfCO9i3FBeR5W2f3-F1jCi8ksUNaIXVEyio12S7UrL3iMnZQtiaDEcpvy6GuDGUMIBU6-FBkzU4UECJXlxsy_j5mS2Vc_lKPyG1qMcMP0e4BXc5lrGdR5q2BEHghey00B8h-ZEEQ Avellar, Ana Paula http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do Alves, Thaís Guimarães http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ancheschi, Rúbio Afonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação de marketing Marketing digital Marketing tradicional Marketing 4.0 Magalu Magazine Luiza CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
topic |
Inovação de marketing Marketing digital Marketing tradicional Marketing 4.0 Magalu Magazine Luiza CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-24T19:19:20Z 2022-08-24T19:19:20Z 2022-08-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANCHESCHI, Rúbio Afonso. Inovações de marketing na era digital: o caso da empresa Magazine Luiza S.A. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35777 |
identifier_str_mv |
ANCHESCHI, Rúbio Afonso. Inovações de marketing na era digital: o caso da empresa Magazine Luiza S.A. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Econômicas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Econômicas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569687549902848 |