Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ancheschi, Rúbio Afonso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35777
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_03d1501298179db70ce93eaa8c0de7eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/35777
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2022-08-24T19:19:20Z2022-08-24T19:19:20Z2022-08-18ANCHESCHI, Rúbio Afonso. Inovações de marketing na era digital: o caso da empresa Magazine Luiza S.A. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35777porUniversidade Federal de UberlândiaCiências EconômicasBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAInovação de marketingMarketing digitalMarketing tradicionalMarketing 4.0MagaluMagazine LuizaInovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.AMarketing Innovations in the Digital Age: the Magazine Luiza S.A. caseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisRibeiro, Cássio Garciahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735511Y7&tokenCaptchar=03ANYolqvYzLO568Uk5o1_dcNCiU-kf4RbRYXtedhD028iP6MDMBwdF_xd0m82X186PybuwJezNuirtxE0MdC-NNi3sqgKoA_erD4x71n5cm5xDmxKq2w1GZPIDhLrnLubXkwlJIUCjdltFD-4F9UVW2WBUfPE8FfXRrwkKCOYyfaSgxlVmmB0yCu_ZgUPIr8DP4kw5W2Hoy7i8G5trfaCm_nggnynBo0ljjzgnYhIAc77R1ifbBun4yTxke8H_7o0qdTND2EAtDUmamqOqTlsjXiAr12D0k69NsilTWygBIGhbMptBfk6R4ndzhnFyBonMfUMF1aNxZnFH1c2Xku-z144dh8I8TWuN0SPe6yEi9uNd3YSLj8UHIFs0b57etkUAp0UlEbpLYo0z_2DRVPro8u_MGsfCO9i3FBeR5W2f3-F1jCi8ksUNaIXVEyio12S7UrL3iMnZQtiaDEcpvy6GuDGUMIBU6-FBkzU4UECJXlxsy_j5mS2Vc_lKPyG1qMcMP0e4BXc5lrGdR5q2BEHghey00B8h-ZEEQAvellar, Ana Paulahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doAlves, Thaís Guimarãeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doAncheschi, Rúbio AfonsoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O estudo objetiva compreender o importante papel desempenhado pela transformação digital nas inovações de marketing, a partir de um estudo de caso que gira em torno das estratégias da empresa Magalu. A partir da 3ª Edição do Manual de Oslo (OCDE, 2004), há uma expansão no conceito de inovação, visto que além das modalidades tradicionais (de produto e processo), passam a ser consideradas também as inovações de marketing e as inovações organizacionais. As inovações de marketing basicamente estão associadas ao desenvolvimento de novos meios por parte das empresas com vistas a promover seus produtos e serviços, tais como mudanças na embalagem, em práticas promocionais e na utilização de novas métodos para a definição de preços (apoiada, por exemplo, na utilização de big data). Do ponto de vista metodológico, este trabalho se apoia em revisão bibliográfica das literaturas que trabalham os seguintes temas: i) inovação tecnológica, com ênfase na inovação em marketing; ii) do marketing tradicional ao marketing na era digital e; iii) trabalhos científicos que analisam o sucesso do Magazine Luiza no mercado de varejo no Brasil. Além disso, este estudo envolve a realização de pesquisa documental, fundamentalmente alicerçada na investigação de relatórios publicados pela empresa Magazine Luiza, bem como artigos publicados em veículos especializados. O resultado do estudo aponta que o Magalu tem um significativo histórico de inovações de marketing e tem investido em pesquisa e desenvolvimento para gerar essas inovações, possibilitando-o alcançar uma posição de liderança no mercado de varejo no Brasil.30117837333info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALInovaçõesMarketingDigital.pdfInovaçõesMarketingDigital.pdfTCCapplication/pdf948928https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35777/1/Inova%c3%a7%c3%b5esMarketingDigital.pdf723bbfafd0adfb877b7362f7267da55fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35777/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTInovaçõesMarketingDigital.pdf.txtInovaçõesMarketingDigital.pdf.txtExtracted texttext/plain63697https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35777/3/Inova%c3%a7%c3%b5esMarketingDigital.pdf.txt26f1a42b226caddfb5296591d5078528MD53THUMBNAILInovaçõesMarketingDigital.pdf.jpgInovaçõesMarketingDigital.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1146https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35777/4/Inova%c3%a7%c3%b5esMarketingDigital.pdf.jpga410d6ca6747e393024f4d175f999790MD54123456789/357772022-08-25 03:17:03.66oai:repositorio.ufu.br:123456789/35777w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLCBhbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvLiBQb3IgZmF2b3IsIGxlaWEgYSBsaWNlbsOnYSBhdGVudGFtZW50ZS4gQ2FzbyBuZWNlc3NpdGUgZGUgYWxndW0gZXNjbGFyZWNpbWVudG8gZW50cmUgZW0gY29udGF0byBhdHJhdsOpcyBkbyBlLW1haWwgIHJlcG9zaXRvcmlvQHVmdS5ici4KCkxJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kgcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSwgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldShzKSBub21lKHMpIGNvbW8gbyhzKSBhdXRvcihlcykgb3UgZGV0ZW50b3IgKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-25T06:17:03Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Marketing Innovations in the Digital Age: the Magazine Luiza S.A. case
title Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A
spellingShingle Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A
Ancheschi, Rúbio Afonso
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Inovação de marketing
Marketing digital
Marketing tradicional
Marketing 4.0
Magalu
Magazine Luiza
title_short Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A
title_full Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A
title_fullStr Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A
title_full_unstemmed Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A
title_sort Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A
author Ancheschi, Rúbio Afonso
author_facet Ancheschi, Rúbio Afonso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Cássio Garcia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735511Y7&tokenCaptchar=03ANYolqvYzLO568Uk5o1_dcNCiU-kf4RbRYXtedhD028iP6MDMBwdF_xd0m82X186PybuwJezNuirtxE0MdC-NNi3sqgKoA_erD4x71n5cm5xDmxKq2w1GZPIDhLrnLubXkwlJIUCjdltFD-4F9UVW2WBUfPE8FfXRrwkKCOYyfaSgxlVmmB0yCu_ZgUPIr8DP4kw5W2Hoy7i8G5trfaCm_nggnynBo0ljjzgnYhIAc77R1ifbBun4yTxke8H_7o0qdTND2EAtDUmamqOqTlsjXiAr12D0k69NsilTWygBIGhbMptBfk6R4ndzhnFyBonMfUMF1aNxZnFH1c2Xku-z144dh8I8TWuN0SPe6yEi9uNd3YSLj8UHIFs0b57etkUAp0UlEbpLYo0z_2DRVPro8u_MGsfCO9i3FBeR5W2f3-F1jCi8ksUNaIXVEyio12S7UrL3iMnZQtiaDEcpvy6GuDGUMIBU6-FBkzU4UECJXlxsy_j5mS2Vc_lKPyG1qMcMP0e4BXc5lrGdR5q2BEHghey00B8h-ZEEQ
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Avellar, Ana Paula
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alves, Thaís Guimarães
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do
dc.contributor.author.fl_str_mv Ancheschi, Rúbio Afonso
contributor_str_mv Ribeiro, Cássio Garcia
Avellar, Ana Paula
Alves, Thaís Guimarães
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Inovação de marketing
Marketing digital
Marketing tradicional
Marketing 4.0
Magalu
Magazine Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação de marketing
Marketing digital
Marketing tradicional
Marketing 4.0
Magalu
Magazine Luiza
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-24T19:19:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-24T19:19:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANCHESCHI, Rúbio Afonso. Inovações de marketing na era digital: o caso da empresa Magazine Luiza S.A. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35777
identifier_str_mv ANCHESCHI, Rúbio Afonso. Inovações de marketing na era digital: o caso da empresa Magazine Luiza S.A. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Ciências Econômicas
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Ciências Econômicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35777/1/Inova%c3%a7%c3%b5esMarketingDigital.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35777/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35777/3/Inova%c3%a7%c3%b5esMarketingDigital.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35777/4/Inova%c3%a7%c3%b5esMarketingDigital.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 723bbfafd0adfb877b7362f7267da55f
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
26f1a42b226caddfb5296591d5078528
a410d6ca6747e393024f4d175f999790
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802110499096100864