Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35777 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_03d1501298179db70ce93eaa8c0de7eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/35777 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-08-24T19:19:20Z2022-08-24T19:19:20Z2022-08-18ANCHESCHI, Rúbio Afonso. Inovações de marketing na era digital: o caso da empresa Magazine Luiza S.A. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35777porUniversidade Federal de UberlândiaCiências EconômicasBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAInovação de marketingMarketing digitalMarketing tradicionalMarketing 4.0MagaluMagazine LuizaInovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.AMarketing Innovations in the Digital Age: the Magazine Luiza S.A. caseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisRibeiro, Cássio Garciahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735511Y7&tokenCaptchar=03ANYolqvYzLO568Uk5o1_dcNCiU-kf4RbRYXtedhD028iP6MDMBwdF_xd0m82X186PybuwJezNuirtxE0MdC-NNi3sqgKoA_erD4x71n5cm5xDmxKq2w1GZPIDhLrnLubXkwlJIUCjdltFD-4F9UVW2WBUfPE8FfXRrwkKCOYyfaSgxlVmmB0yCu_ZgUPIr8DP4kw5W2Hoy7i8G5trfaCm_nggnynBo0ljjzgnYhIAc77R1ifbBun4yTxke8H_7o0qdTND2EAtDUmamqOqTlsjXiAr12D0k69NsilTWygBIGhbMptBfk6R4ndzhnFyBonMfUMF1aNxZnFH1c2Xku-z144dh8I8TWuN0SPe6yEi9uNd3YSLj8UHIFs0b57etkUAp0UlEbpLYo0z_2DRVPro8u_MGsfCO9i3FBeR5W2f3-F1jCi8ksUNaIXVEyio12S7UrL3iMnZQtiaDEcpvy6GuDGUMIBU6-FBkzU4UECJXlxsy_j5mS2Vc_lKPyG1qMcMP0e4BXc5lrGdR5q2BEHghey00B8h-ZEEQAvellar, Ana Paulahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doAlves, Thaís Guimarãeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doAncheschi, Rúbio AfonsoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O estudo objetiva compreender o importante papel desempenhado pela transformação digital nas inovações de marketing, a partir de um estudo de caso que gira em torno das estratégias da empresa Magalu. A partir da 3ª Edição do Manual de Oslo (OCDE, 2004), há uma expansão no conceito de inovação, visto que além das modalidades tradicionais (de produto e processo), passam a ser consideradas também as inovações de marketing e as inovações organizacionais. As inovações de marketing basicamente estão associadas ao desenvolvimento de novos meios por parte das empresas com vistas a promover seus produtos e serviços, tais como mudanças na embalagem, em práticas promocionais e na utilização de novas métodos para a definição de preços (apoiada, por exemplo, na utilização de big data). Do ponto de vista metodológico, este trabalho se apoia em revisão bibliográfica das literaturas que trabalham os seguintes temas: i) inovação tecnológica, com ênfase na inovação em marketing; ii) do marketing tradicional ao marketing na era digital e; iii) trabalhos científicos que analisam o sucesso do Magazine Luiza no mercado de varejo no Brasil. Além disso, este estudo envolve a realização de pesquisa documental, fundamentalmente alicerçada na investigação de relatórios publicados pela empresa Magazine Luiza, bem como artigos publicados em veículos especializados. O resultado do estudo aponta que o Magalu tem um significativo histórico de inovações de marketing e tem investido em pesquisa e desenvolvimento para gerar essas inovações, possibilitando-o alcançar uma posição de liderança no mercado de varejo no Brasil.30117837333info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALInovaçõesMarketingDigital.pdfInovaçõesMarketingDigital.pdfTCCapplication/pdf948928https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35777/1/Inova%c3%a7%c3%b5esMarketingDigital.pdf723bbfafd0adfb877b7362f7267da55fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35777/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTInovaçõesMarketingDigital.pdf.txtInovaçõesMarketingDigital.pdf.txtExtracted texttext/plain63697https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35777/3/Inova%c3%a7%c3%b5esMarketingDigital.pdf.txt26f1a42b226caddfb5296591d5078528MD53THUMBNAILInovaçõesMarketingDigital.pdf.jpgInovaçõesMarketingDigital.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1146https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35777/4/Inova%c3%a7%c3%b5esMarketingDigital.pdf.jpga410d6ca6747e393024f4d175f999790MD54123456789/357772022-08-25 03:17:03.66oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-25T06:17:03Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing Innovations in the Digital Age: the Magazine Luiza S.A. case |
title |
Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A |
spellingShingle |
Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A Ancheschi, Rúbio Afonso CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA Inovação de marketing Marketing digital Marketing tradicional Marketing 4.0 Magalu Magazine Luiza |
title_short |
Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A |
title_full |
Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A |
title_fullStr |
Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A |
title_full_unstemmed |
Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A |
title_sort |
Inovações de marketing na era digital: o caso Magazine Luiza S.A |
author |
Ancheschi, Rúbio Afonso |
author_facet |
Ancheschi, Rúbio Afonso |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Cássio Garcia |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735511Y7&tokenCaptchar=03ANYolqvYzLO568Uk5o1_dcNCiU-kf4RbRYXtedhD028iP6MDMBwdF_xd0m82X186PybuwJezNuirtxE0MdC-NNi3sqgKoA_erD4x71n5cm5xDmxKq2w1GZPIDhLrnLubXkwlJIUCjdltFD-4F9UVW2WBUfPE8FfXRrwkKCOYyfaSgxlVmmB0yCu_ZgUPIr8DP4kw5W2Hoy7i8G5trfaCm_nggnynBo0ljjzgnYhIAc77R1ifbBun4yTxke8H_7o0qdTND2EAtDUmamqOqTlsjXiAr12D0k69NsilTWygBIGhbMptBfk6R4ndzhnFyBonMfUMF1aNxZnFH1c2Xku-z144dh8I8TWuN0SPe6yEi9uNd3YSLj8UHIFs0b57etkUAp0UlEbpLYo0z_2DRVPro8u_MGsfCO9i3FBeR5W2f3-F1jCi8ksUNaIXVEyio12S7UrL3iMnZQtiaDEcpvy6GuDGUMIBU6-FBkzU4UECJXlxsy_j5mS2Vc_lKPyG1qMcMP0e4BXc5lrGdR5q2BEHghey00B8h-ZEEQ |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Avellar, Ana Paula |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Alves, Thaís Guimarães |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ancheschi, Rúbio Afonso |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Cássio Garcia Avellar, Ana Paula Alves, Thaís Guimarães |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA Inovação de marketing Marketing digital Marketing tradicional Marketing 4.0 Magalu Magazine Luiza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação de marketing Marketing digital Marketing tradicional Marketing 4.0 Magalu Magazine Luiza |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-24T19:19:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-24T19:19:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANCHESCHI, Rúbio Afonso. Inovações de marketing na era digital: o caso da empresa Magazine Luiza S.A. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35777 |
identifier_str_mv |
ANCHESCHI, Rúbio Afonso. Inovações de marketing na era digital: o caso da empresa Magazine Luiza S.A. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Ciências Econômicas |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Ciências Econômicas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35777/1/Inova%c3%a7%c3%b5esMarketingDigital.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35777/2/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35777/3/Inova%c3%a7%c3%b5esMarketingDigital.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35777/4/Inova%c3%a7%c3%b5esMarketingDigital.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
723bbfafd0adfb877b7362f7267da55f 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 26f1a42b226caddfb5296591d5078528 a410d6ca6747e393024f4d175f999790 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110499096100864 |