Metodologias de ensino utilizadas por professores de geografia em uma escola do município de Uberlândia-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Larissa Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25186
Resumo: This is a descriptive qualitative research that considers as subject the importance of the Methodology for the education of Geography in Basic and Average Ensino. With the transformations that occur in the world contemporary, she is necessary to think on the quality of education about the schools. For the understanding of the ways that take the quality of this education, initially the bibliographical revision of the theoretical conceptions was carried through that approach the methodologies and the use of the didactic resources for the education of Geography. At as the moment, the reports of Period of training Supervised carried through between 2016 and 2017 had been analyzed, in an urban State School of Uberlândia-MG, what it served for one better knowledge of the practical one of the professors of Geography. To all, four professors had been observed who acted in classrooms of the matutino period. One concluded that the professor is the mediator of the process of education and learning, exactly that they appear difficulties, it always needs to search methodologies that serve to intervine in practical the pedagogical one, in order to involve the pupil in the education of Geography.
id UFU_06344c4f921de0900b65551034b43354
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/25186
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Metodologias de ensino utilizadas por professores de geografia em uma escola do município de Uberlândia-MGMethodologies of teaching used by teachers of geography at a school in the municipality of Uberlândia-MGEnsino-aprendizagem;Prática de ensinoRecursos didáticosRelatórios de estágioCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMThis is a descriptive qualitative research that considers as subject the importance of the Methodology for the education of Geography in Basic and Average Ensino. With the transformations that occur in the world contemporary, she is necessary to think on the quality of education about the schools. For the understanding of the ways that take the quality of this education, initially the bibliographical revision of the theoretical conceptions was carried through that approach the methodologies and the use of the didactic resources for the education of Geography. At as the moment, the reports of Period of training Supervised carried through between 2016 and 2017 had been analyzed, in an urban State School of Uberlândia-MG, what it served for one better knowledge of the practical one of the professors of Geography. To all, four professors had been observed who acted in classrooms of the matutino period. One concluded that the professor is the mediator of the process of education and learning, exactly that they appear difficulties, it always needs to search methodologies that serve to intervine in practical the pedagogical one, in order to involve the pupil in the education of Geography.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Esta é uma pesquisa qualitativa descritiva que propõe como tema a importância da Metodologia para o ensino de Geografia no Ensino Fundamental e Médio. Com as transformações que ocorrem no mundo contemporâneo, é preciso pensar sobre a qualidade do ensino nas escolas. Para a compreensão dos caminhos que levam a qualidade desse ensino, inicialmente foi realizada a revisão bibliográfica das concepções teóricas que abordam as metodologias e a utilização dos recursos didáticos para o ensino de Geografia. No segundo momento, foram analisados os relatórios de Estágio Supervisionado realizados entre 2016 e 2017, em uma Escola Estadual urbana de Uberlândia-MG, o que serviu para um melhor conhecimento da prática dos professores de Geografia. Ao todo, foram observados quatro professores que atuavam em salas de aula do período matutino. Concluiu-se que o professor é o mediador do processo de ensino e aprendizagem, mesmo que apareçam dificuldades, ele precisa sempre buscar metodologias que sirvam para intervir na prática pedagógica, a fim de envolver o aluno no ensino de Geografia.Universidade Federal de UberlândiaBrasilGeografiaSampaio, Adriany de Ávila Melohttp://lattes.cnpq.br/7548418133047955Pena, Fernanda Santoshttp://lattes.cnpq.br/2471223402361298De La Fuente, Adriano Rodrigues de Souzahttp://lattes.cnpq.br/8227979773921564Silva, Larissa Almeida2019-05-20T23:13:27Z2019-05-20T23:13:27Z2018-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Larissa Almeida. Metodologias de ensino utilizadas por professores de Geografia em uma escola do município de Uberlândia-MG. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25186porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-05-21T06:04:58Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/25186Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-05-21T06:04:58Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias de ensino utilizadas por professores de geografia em uma escola do município de Uberlândia-MG
Methodologies of teaching used by teachers of geography at a school in the municipality of Uberlândia-MG
title Metodologias de ensino utilizadas por professores de geografia em uma escola do município de Uberlândia-MG
spellingShingle Metodologias de ensino utilizadas por professores de geografia em uma escola do município de Uberlândia-MG
Silva, Larissa Almeida
Ensino-aprendizagem;
Prática de ensino
Recursos didáticos
Relatórios de estágio
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Metodologias de ensino utilizadas por professores de geografia em uma escola do município de Uberlândia-MG
title_full Metodologias de ensino utilizadas por professores de geografia em uma escola do município de Uberlândia-MG
title_fullStr Metodologias de ensino utilizadas por professores de geografia em uma escola do município de Uberlândia-MG
title_full_unstemmed Metodologias de ensino utilizadas por professores de geografia em uma escola do município de Uberlândia-MG
title_sort Metodologias de ensino utilizadas por professores de geografia em uma escola do município de Uberlândia-MG
author Silva, Larissa Almeida
author_facet Silva, Larissa Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sampaio, Adriany de Ávila Melo
http://lattes.cnpq.br/7548418133047955
Pena, Fernanda Santos
http://lattes.cnpq.br/2471223402361298
De La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza
http://lattes.cnpq.br/8227979773921564
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Larissa Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem;
Prática de ensino
Recursos didáticos
Relatórios de estágio
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino-aprendizagem;
Prática de ensino
Recursos didáticos
Relatórios de estágio
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This is a descriptive qualitative research that considers as subject the importance of the Methodology for the education of Geography in Basic and Average Ensino. With the transformations that occur in the world contemporary, she is necessary to think on the quality of education about the schools. For the understanding of the ways that take the quality of this education, initially the bibliographical revision of the theoretical conceptions was carried through that approach the methodologies and the use of the didactic resources for the education of Geography. At as the moment, the reports of Period of training Supervised carried through between 2016 and 2017 had been analyzed, in an urban State School of Uberlândia-MG, what it served for one better knowledge of the practical one of the professors of Geography. To all, four professors had been observed who acted in classrooms of the matutino period. One concluded that the professor is the mediator of the process of education and learning, exactly that they appear difficulties, it always needs to search methodologies that serve to intervine in practical the pedagogical one, in order to involve the pupil in the education of Geography.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
2019-05-20T23:13:27Z
2019-05-20T23:13:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Larissa Almeida. Metodologias de ensino utilizadas por professores de Geografia em uma escola do município de Uberlândia-MG. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25186
identifier_str_mv SILVA, Larissa Almeida. Metodologias de ensino utilizadas por professores de Geografia em uma escola do município de Uberlândia-MG. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Geografia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569581630095360