A prontidão para a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Administração o caso Goliat
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11923 |
Resumo: | The adoption of new technologies is the study motivation for a great number of marketing authors, such as Parasuraman e Colby (2001) who have developed a methodology called Technology Readiness Index (TRI) to identify the readiness of people to adopt technologic products and services. From the point of view of this methodology, the objective of this research is to identify the readiness of the students / clients of business school of Fucamp in order to adopt the new strategies of learningteaching, specially, a business game. This study has exploratory and descriptive character and by using the Factorial Analisys, it was possible to identify the most important variables to adopt this technology, associated to three dimensions: optimism, inovativeness and readiness. This research indicates the possibility of future studies of casual character, provided of a bigger range in the learning area of business. |
id |
UFU_09426a66abb6b30d0547b4ebb416477c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/11923 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-06-22T18:30:10Z2009-11-102016-06-22T18:30:10Z2009-08-10BEVILACQUA, Sólon. A prontidão para a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Administração o caso Goliat. 2009. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11923The adoption of new technologies is the study motivation for a great number of marketing authors, such as Parasuraman e Colby (2001) who have developed a methodology called Technology Readiness Index (TRI) to identify the readiness of people to adopt technologic products and services. From the point of view of this methodology, the objective of this research is to identify the readiness of the students / clients of business school of Fucamp in order to adopt the new strategies of learningteaching, specially, a business game. This study has exploratory and descriptive character and by using the Factorial Analisys, it was possible to identify the most important variables to adopt this technology, associated to three dimensions: optimism, inovativeness and readiness. This research indicates the possibility of future studies of casual character, provided of a bigger range in the learning area of business.A adoção de novas tecnologias é motivação de estudo para inúmeros autores de Marketing, como Parasuraman e Colby (2001) que desenvolveram uma metodologia denominada Technology Readiness Index (TRI) para identificar a prontidão dos indivíduos a adotar produtos e serviços tecnológicos. A partir dessa metodologia, o objetivo desse estudo é identificar a prontidão dos clientes/alunos do curso de administração da Fucamp para a adoção de novas estratégias de ensino-aprendizagem, particularmente, um jogo de empresas. O estudo tem caráter exploratório e descritivo e a partir do emprego da Análise Fatorial, foi possível identificar as variáveis consideradas mais importantes para a adoção dessa tecnologia, associadas a três dimensões: otimismo, inovatividade e prontidão. Esse estudo indica possibilidade de estudos futuros de caráter causal, providos de maior amplitude na área de aprendizagem em Administração.Mestre em Administraçãoapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoUFUBRCiências Sociais AplicadasAdministração de empresasEstudo e ensino (Superior)Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior)BusinessStudy and teaching process (Undergraduation)LearningBusiness gamesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA prontidão para a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Administração o caso Goliatinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMoriguchi, Stella Naomihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728865P9Valadão Júnior, Valdir Machadohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792819U6Murakami, Luiz Carloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773855E8http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4715546E6Bevilacqua, Sóloninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILSolon.pdf.jpgSolon.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/11923/3/Solon.pdf.jpg98810371e929ea60543c4774ae1457b7MD53ORIGINALSolon.pdfapplication/pdf653076https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/11923/1/Solon.pdfc2ab0a3461289cec296d5181658bf90bMD51TEXTSolon.pdf.txtSolon.pdf.txtExtracted texttext/plain160736https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/11923/2/Solon.pdf.txt278198c1e757cd47c2e235205ec2d861MD52123456789/119232016-06-23 03:05:04.989oai:repositorio.ufu.br:123456789/11923Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T06:05:04Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A prontidão para a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Administração o caso Goliat |
title |
A prontidão para a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Administração o caso Goliat |
spellingShingle |
A prontidão para a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Administração o caso Goliat Bevilacqua, Sólon Administração de empresas Estudo e ensino (Superior) Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior) Business Study and teaching process (Undergraduation) Learning Business games CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
A prontidão para a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Administração o caso Goliat |
title_full |
A prontidão para a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Administração o caso Goliat |
title_fullStr |
A prontidão para a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Administração o caso Goliat |
title_full_unstemmed |
A prontidão para a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Administração o caso Goliat |
title_sort |
A prontidão para a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Administração o caso Goliat |
author |
Bevilacqua, Sólon |
author_facet |
Bevilacqua, Sólon |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moriguchi, Stella Naomi |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728865P9 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Valadão Júnior, Valdir Machado |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792819U6 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Murakami, Luiz Carlos |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773855E8 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4715546E6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bevilacqua, Sólon |
contributor_str_mv |
Moriguchi, Stella Naomi Valadão Júnior, Valdir Machado Murakami, Luiz Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de empresas Estudo e ensino (Superior) Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior) |
topic |
Administração de empresas Estudo e ensino (Superior) Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior) Business Study and teaching process (Undergraduation) Learning Business games CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Business Study and teaching process (Undergraduation) Learning Business games |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
The adoption of new technologies is the study motivation for a great number of marketing authors, such as Parasuraman e Colby (2001) who have developed a methodology called Technology Readiness Index (TRI) to identify the readiness of people to adopt technologic products and services. From the point of view of this methodology, the objective of this research is to identify the readiness of the students / clients of business school of Fucamp in order to adopt the new strategies of learningteaching, specially, a business game. This study has exploratory and descriptive character and by using the Factorial Analisys, it was possible to identify the most important variables to adopt this technology, associated to three dimensions: optimism, inovativeness and readiness. This research indicates the possibility of future studies of casual character, provided of a bigger range in the learning area of business. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-11-10 2016-06-22T18:30:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-08-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-22T18:30:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BEVILACQUA, Sólon. A prontidão para a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Administração o caso Goliat. 2009. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11923 |
identifier_str_mv |
BEVILACQUA, Sólon. A prontidão para a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Administração o caso Goliat. 2009. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/11923/3/Solon.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/11923/1/Solon.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/11923/2/Solon.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
98810371e929ea60543c4774ae1457b7 c2ab0a3461289cec296d5181658bf90b 278198c1e757cd47c2e235205ec2d861 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110351491203072 |