O uso de uma engine de jogos para criação de um jogo digital educativo integrado em uma plataforma de acompanhamento de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raimondi, Guilherme
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41009
Resumo: Games emerge as an effective approach to enhance the teaching process, providing engagement, interactivity and stimulating active learning. In this context, the present work is part of a larger project, the chemistry learning platform QuimiCot Games, which seeks to assist teaching through playful tools such as games with an educational character. In order to assist in this process, this monograph aims to address practical aspects of creating a game to support chemistry teaching and integration with said platform. Technical particularities such as difficulties encountered, as well as positive and negative points of using an engine in this process, will also be evaluated in order to understand the nuances of this tool and be able to assist in future other integrations.
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spelling O uso de uma engine de jogos para criação de um jogo digital educativo integrado em uma plataforma de acompanhamento de aprendizagemThe use of a game engine to create a digital educational game integrated into a learning monitoring platformJogo digital educativoeducational digital gameEducação em químicachemistry educationPlataforma de ensinoteaching platformEngine de jogosgame engineUnityUnityCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOGames emerge as an effective approach to enhance the teaching process, providing engagement, interactivity and stimulating active learning. In this context, the present work is part of a larger project, the chemistry learning platform QuimiCot Games, which seeks to assist teaching through playful tools such as games with an educational character. In order to assist in this process, this monograph aims to address practical aspects of creating a game to support chemistry teaching and integration with said platform. Technical particularities such as difficulties encountered, as well as positive and negative points of using an engine in this process, will also be evaluated in order to understand the nuances of this tool and be able to assist in future other integrations.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Os jogos emergem como uma abordagem eficaz para potencializar o processo de ensino, proporcionando engajamento, interatividade e estimulando a aprendizagem ativa. Neste contexto, o presente trabalho faz parte de um projeto maior, a plataforma de aprendiza-gem de química QuimiCot Games, que busca auxiliar no ensino através de ferramentas lúdicas como os jogos com caráter educativo. Com o intuito de auxiliar nesse processo, esta monografia tem o objetivo de abordar aspectos práticos da criação de um jogo para apoio no ensino de química e a integração com a referida plataforma. Serão também avali-ados particularidades técnicas como dificuldades encontradas, bem como pontos positivos e negativos do uso de uma engine nesse processo a fim de entender as nuncias desse ferramental e poder auxiliar em futuras outras integrações.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiência da ComputaçãoAraújo, Rafael Diashttp://lattes.cnpq.br/3067137114142725Cattelan, Renan Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/3722586963728305Lopes, Renato de Aquinohttp://lattes.cnpq.br/3686451569520273Raimondi, Guilherme2024-01-19T13:19:01Z2024-01-19T13:19:01Z2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRAIMONDI, Guilherme. O uso de uma engine de jogos para criação de um jogo digital educativo integrado em uma plataforma de acompanhamento de aprendizagem. 2023. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41009porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-01-20T06:16:39Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/41009Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-01-20T06:16:39Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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description Games emerge as an effective approach to enhance the teaching process, providing engagement, interactivity and stimulating active learning. In this context, the present work is part of a larger project, the chemistry learning platform QuimiCot Games, which seeks to assist teaching through playful tools such as games with an educational character. In order to assist in this process, this monograph aims to address practical aspects of creating a game to support chemistry teaching and integration with said platform. Technical particularities such as difficulties encountered, as well as positive and negative points of using an engine in this process, will also be evaluated in order to understand the nuances of this tool and be able to assist in future other integrations.
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