De que forma os consumidores percebem as marcas próprias?: mapa perceptual de marcas próprias de gêneros alimentícios dos três maiores varejistas de alimentos do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furquim, Thiago Campos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11987
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.331
Resumo: Private labels present an alternative to the manufacturer\'s brands. Brazilian food retailers have increased the investment in private labels and it is justified as private labels may help develop loyalty, profit margins and competitive differentiation. However, researches concerning the perception of private labels´ image are not common, being possible to highlight some national studies. In this sense, this study aims at investigating how consumers perceive the positioning of private labels offered by the three largest food retailers in Brazil (in terms of gross sales). To achieve these objectives, a perceptual map is developed and the research was divided in two phases. During the first phase, a questionnaire was developed based on theoretical research, collection of secondary data and observation of the selected retailers\' stores. During the second phase, the questionnaire was applied to consumers. From the results obtained it was possible to group the set of responses into categories and to construct a perceptual map from the general synthesis of two maps: one obtained by overall similarity, and another one obtained by the dimensions variety, price and packaging. Both maps were developed using the Multidimensional Scaling. Results show that there is a partial convergence between them and indicate the possibility of another unifying attribute.
id UFU_25a60b3a9427efe6969314c73e38c1d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/11987
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling De que forma os consumidores percebem as marcas próprias?: mapa perceptual de marcas próprias de gêneros alimentícios dos três maiores varejistas de alimentos do BrasilMapa perceptualMarcas própriasEscalonamento multidimensionalAlimentos - Indústria BrasilAlimentos AbastecimentosPerceptual mapPrivate labelsMultidimensional scalingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOPrivate labels present an alternative to the manufacturer\'s brands. Brazilian food retailers have increased the investment in private labels and it is justified as private labels may help develop loyalty, profit margins and competitive differentiation. However, researches concerning the perception of private labels´ image are not common, being possible to highlight some national studies. In this sense, this study aims at investigating how consumers perceive the positioning of private labels offered by the three largest food retailers in Brazil (in terms of gross sales). To achieve these objectives, a perceptual map is developed and the research was divided in two phases. During the first phase, a questionnaire was developed based on theoretical research, collection of secondary data and observation of the selected retailers\' stores. During the second phase, the questionnaire was applied to consumers. From the results obtained it was possible to group the set of responses into categories and to construct a perceptual map from the general synthesis of two maps: one obtained by overall similarity, and another one obtained by the dimensions variety, price and packaging. Both maps were developed using the Multidimensional Scaling. Results show that there is a partial convergence between them and indicate the possibility of another unifying attribute.Mestre em AdministraçãoAs marcas próprias constituem uma alternativa às marcas dos fabricantes. No ramo do varejo alimentício brasileiro, a intensificação de investimentos em marcas próprias é justificável pelo seu caráter de fidelização, pelo aumento das margens de lucro e pela diferenciação competitiva. Todavia, pesquisas sobre a percepção da imagem das marcas próprias pelo consumidor final ainda são escassas, destacando-se alguns trabalhos nacionais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo investigar de que forma os consumidores percebem o posicionamento das marcas próprias de gênero alimentício dos três maiores varejistas de alimentos do Brasil em faturamento bruto. Para isso, propõe-se a criação de um mapa perceptual. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa foi dividida em duas fases. Na primeira, foi construído um instrumento de coleta de dados baseado no referencial teórico sobre o tema, bem como foi realizada a pesquisa em dados secundários e a observação nas lojas dos varejistas selecionados. Na segunda fase foi aplicado o instrumento aos consumidores. Os resultados obtidos pela aplicação do questionário possibilitaram agrupar o conjunto de respostas em categorias e construir um mapa perceptual geral a partir da síntese de dois mapas: um obtido pela similitude geral e o outro obtido pelas dimensões variedade, preço e embalagem. Ambos os mapas foram construídos a partir da técnica de Escalonamento Multidimensional MDS. Os resultados encontrados apontam que há uma convergência parcial entre os mapas, indicando também a possibilidade de existência de outro atributo aglutinador.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoCiências Sociais AplicadasUFUPaula, Veronica Angelica Freitas dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769268Y8Santana, élcio Eduardo de Paulahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755925Y8Piato, éderson Luizhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4180804J9Furquim, Thiago Campos2016-06-22T18:30:26Z2013-11-062016-06-22T18:30:26Z2013-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfFURQUIM, Thiago Campos. De que forma os consumidores percebem as marcas próprias?: mapa perceptual de marcas próprias de gêneros alimentícios dos três maiores varejistas de alimentos do Brasil. 2013. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.331https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11987https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.331porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-09-14T16:56:13Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/11987Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-09-14T16:56:13Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv De que forma os consumidores percebem as marcas próprias?: mapa perceptual de marcas próprias de gêneros alimentícios dos três maiores varejistas de alimentos do Brasil
title De que forma os consumidores percebem as marcas próprias?: mapa perceptual de marcas próprias de gêneros alimentícios dos três maiores varejistas de alimentos do Brasil
spellingShingle De que forma os consumidores percebem as marcas próprias?: mapa perceptual de marcas próprias de gêneros alimentícios dos três maiores varejistas de alimentos do Brasil
Furquim, Thiago Campos
Mapa perceptual
Marcas próprias
Escalonamento multidimensional
Alimentos - Indústria Brasil
Alimentos Abastecimentos
Perceptual map
Private labels
Multidimensional scaling
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short De que forma os consumidores percebem as marcas próprias?: mapa perceptual de marcas próprias de gêneros alimentícios dos três maiores varejistas de alimentos do Brasil
title_full De que forma os consumidores percebem as marcas próprias?: mapa perceptual de marcas próprias de gêneros alimentícios dos três maiores varejistas de alimentos do Brasil
title_fullStr De que forma os consumidores percebem as marcas próprias?: mapa perceptual de marcas próprias de gêneros alimentícios dos três maiores varejistas de alimentos do Brasil
title_full_unstemmed De que forma os consumidores percebem as marcas próprias?: mapa perceptual de marcas próprias de gêneros alimentícios dos três maiores varejistas de alimentos do Brasil
title_sort De que forma os consumidores percebem as marcas próprias?: mapa perceptual de marcas próprias de gêneros alimentícios dos três maiores varejistas de alimentos do Brasil
author Furquim, Thiago Campos
author_facet Furquim, Thiago Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paula, Veronica Angelica Freitas de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769268Y8
Santana, élcio Eduardo de Paula
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755925Y8
Piato, éderson Luiz
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4180804J9
dc.contributor.author.fl_str_mv Furquim, Thiago Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Mapa perceptual
Marcas próprias
Escalonamento multidimensional
Alimentos - Indústria Brasil
Alimentos Abastecimentos
Perceptual map
Private labels
Multidimensional scaling
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Mapa perceptual
Marcas próprias
Escalonamento multidimensional
Alimentos - Indústria Brasil
Alimentos Abastecimentos
Perceptual map
Private labels
Multidimensional scaling
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Private labels present an alternative to the manufacturer\'s brands. Brazilian food retailers have increased the investment in private labels and it is justified as private labels may help develop loyalty, profit margins and competitive differentiation. However, researches concerning the perception of private labels´ image are not common, being possible to highlight some national studies. In this sense, this study aims at investigating how consumers perceive the positioning of private labels offered by the three largest food retailers in Brazil (in terms of gross sales). To achieve these objectives, a perceptual map is developed and the research was divided in two phases. During the first phase, a questionnaire was developed based on theoretical research, collection of secondary data and observation of the selected retailers\' stores. During the second phase, the questionnaire was applied to consumers. From the results obtained it was possible to group the set of responses into categories and to construct a perceptual map from the general synthesis of two maps: one obtained by overall similarity, and another one obtained by the dimensions variety, price and packaging. Both maps were developed using the Multidimensional Scaling. Results show that there is a partial convergence between them and indicate the possibility of another unifying attribute.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-06
2013-08-29
2016-06-22T18:30:26Z
2016-06-22T18:30:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FURQUIM, Thiago Campos. De que forma os consumidores percebem as marcas próprias?: mapa perceptual de marcas próprias de gêneros alimentícios dos três maiores varejistas de alimentos do Brasil. 2013. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.331
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11987
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.331
identifier_str_mv FURQUIM, Thiago Campos. De que forma os consumidores percebem as marcas próprias?: mapa perceptual de marcas próprias de gêneros alimentícios dos três maiores varejistas de alimentos do Brasil. 2013. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.331
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11987
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Administração
Ciências Sociais Aplicadas
UFU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Administração
Ciências Sociais Aplicadas
UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569731128721408