Ser professor de Psicologia no período da pandemia do COVID-19: Um olhar da psicodinâmica do trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/256879 |
Resumo: | Diante da pandemia do COVID-19, chamamos atenção para o trabalho de professores de Psicologia nesse período, que, a partir das aulas presenciais suspensas, tiveram seu trabalho redesenhado de uma forma abrupta, com a adesão ao ensino remoto. Destarte, podemos pensar a relação desse trabalhador e sua saúde mental, tendo em vista que o mesmo, supostamente, é detentor do conhecimento a respeito da saúde mental, e ao mesmo tempo está imbricado nesse contexto. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que teve como objetivo geral identificar aspectos da organização do trabalho, das condições de trabalho e relações socioprofissionais de professores de Psicologia em trabalho remoto, tanto de instituição pública quanto de direito privado, na pandemia do COVID 19. Como objetivos específicos buscou-se analisar possíveis fatores psicossociais de risco à saúde mental dos professores; comparar aspectos do processo do trabalho em ambas as instituições; e por fim, contribuir para pesquisas no campo da psicologia e saúde no trabalho no contexto da educação. Participaram do estudo seis professores de cursos de Psicologia, sendo 3 de instituição pública, e 3 de direito privado. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas via plataforma virtual, entre os meses de junho e dezembro de 2021. Os dados foram analisados na vertente da Psicodinâmica do Trabalho de Christophe Dejours. Como resultados observou-se uma intensificação do trabalho docente, acompanhada por um processo estrutural de precarização das condições de trabalho. Destacou-se, em ambas as instituições, a sobrecarga de trabalho gerada pelo acúmulo de atividade e jornada, o dever de cumprir metas, a autoresponsabilização pelo não aprendizado do aluno, o trabalho e o lar indissociados, com tarefas domésticas, cuidado com família e filhos. O aumento da instabilidade de emprego durante a pandemia destacou-se nas falas dos docentes da instituição de direito privado. E, por fim, os professores de Psicologia estão inseridos nos contextos de trabalho, que incluem o social, político e econômico, e não estão livres de ter sua saúde prejudicada, entretanto, o conhecimento confere maior autonomia na busca por melhores condições, como a busca pelo fortalecimento do coletivo, das relações, o enfrentamento diante da OT, aumento de pausas, e busca por atividades físicas e lazer. |
id |
UNSP_717b059d73bf686b4aac0e28aa685492 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/256879 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ser professor de Psicologia no período da pandemia do COVID-19: Um olhar da psicodinâmica do trabalhoBeing a Psychology teacher during the COVID-19 pandemic: A perspective from the psychodynamics of workEnsino superiorProfessores de psicologia - Educação (Superior)Saúde do trabalhador - Aspectos psicológicosCOVID-19, Pandemia de, 2020-Higher Education ProfessorOccupational HealthCovid – 19Diante da pandemia do COVID-19, chamamos atenção para o trabalho de professores de Psicologia nesse período, que, a partir das aulas presenciais suspensas, tiveram seu trabalho redesenhado de uma forma abrupta, com a adesão ao ensino remoto. Destarte, podemos pensar a relação desse trabalhador e sua saúde mental, tendo em vista que o mesmo, supostamente, é detentor do conhecimento a respeito da saúde mental, e ao mesmo tempo está imbricado nesse contexto. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que teve como objetivo geral identificar aspectos da organização do trabalho, das condições de trabalho e relações socioprofissionais de professores de Psicologia em trabalho remoto, tanto de instituição pública quanto de direito privado, na pandemia do COVID 19. Como objetivos específicos buscou-se analisar possíveis fatores psicossociais de risco à saúde mental dos professores; comparar aspectos do processo do trabalho em ambas as instituições; e por fim, contribuir para pesquisas no campo da psicologia e saúde no trabalho no contexto da educação. Participaram do estudo seis professores de cursos de Psicologia, sendo 3 de instituição pública, e 3 de direito privado. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas via plataforma virtual, entre os meses de junho e dezembro de 2021. Os dados foram analisados na vertente da Psicodinâmica do Trabalho de Christophe Dejours. Como resultados observou-se uma intensificação do trabalho docente, acompanhada por um processo estrutural de precarização das condições de trabalho. Destacou-se, em ambas as instituições, a sobrecarga de trabalho gerada pelo acúmulo de atividade e jornada, o dever de cumprir metas, a autoresponsabilização pelo não aprendizado do aluno, o trabalho e o lar indissociados, com tarefas domésticas, cuidado com família e filhos. O aumento da instabilidade de emprego durante a pandemia destacou-se nas falas dos docentes da instituição de direito privado. E, por fim, os professores de Psicologia estão inseridos nos contextos de trabalho, que incluem o social, político e econômico, e não estão livres de ter sua saúde prejudicada, entretanto, o conhecimento confere maior autonomia na busca por melhores condições, como a busca pelo fortalecimento do coletivo, das relações, o enfrentamento diante da OT, aumento de pausas, e busca por atividades físicas e lazer.In the face of the COVID-19 pandemic, we draw attention to the work of psychology professors in this period, who, after face-to-face classes were suspended, had their work abruptly redesigned, with the adherence to remote teaching. Thus, we can think about the relationship between this worker and his mental health, considering that he supposedly has knowledge about mental health, and at the same time is involved in this context. This is research with a qualitative approach whose general objective was to identify aspects of work organization, working conditions and socio-professional relationships of psychology professors working remotely, both in public and private institutions, in the COVID 19 pandemic. specific objectives we sought to analyze possible psychosocial risk factors for teachers' mental health; compare aspects of the work process in both institutions; and finally, to contribute to research in the field of psychology and health at work in the context of education. Six professors of psychology courses participated in the study, 3 from a public institution and 3 from a private institution. Data collection was carried out through semi-structured interviews via a virtual platform, between the months of June and December 2021. The data were analyzed in terms of Psychodynamics of Work by Christophe Dejours. As a result, an intensification of teaching work was observed, accompanied by a structural process of precarious working conditions. It was highlighted, in both institutions, the work overload generated by the accumulation of activity and journey, the duty to meet goals, the self-responsibility for the student's non-learning, work and home inseparable, with domestic tasks, care for the family and sons. The increase in job instability during the pandemic was highlighted in the speeches of teachers at the private institution. And, finally, psychology professors are inserted in work contexts, which include the social, political and economic, and are not exempt from having their health impaired, however, knowledge confers greater autonomy in the search for better conditions, such as search for the strengthening of the collective, of relationships, coping with OT, increasing breaks, and searching for physical activities and leisure.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schmidt, Maria Luiza Gava [UNESP]Fernandes, Ana Paula de Araujo [UNESP]2024-08-02T14:19:00Z2024-08-02T14:19:00Z2024-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, Ana Paula de Araujo. Ser professor de psicologia no período da pandemia do COVID-19: um olhar da psicodinâmica do trabalho. 2024. 215 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Ciência e Letras, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Assis, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25687933004048021P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-03T06:36:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256879Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:00:28.716628Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser professor de Psicologia no período da pandemia do COVID-19: Um olhar da psicodinâmica do trabalho Being a Psychology teacher during the COVID-19 pandemic: A perspective from the psychodynamics of work |
title |
Ser professor de Psicologia no período da pandemia do COVID-19: Um olhar da psicodinâmica do trabalho |
spellingShingle |
Ser professor de Psicologia no período da pandemia do COVID-19: Um olhar da psicodinâmica do trabalho Fernandes, Ana Paula de Araujo [UNESP] Ensino superior Professores de psicologia - Educação (Superior) Saúde do trabalhador - Aspectos psicológicos COVID-19, Pandemia de, 2020- Higher Education Professor Occupational Health Covid – 19 |
title_short |
Ser professor de Psicologia no período da pandemia do COVID-19: Um olhar da psicodinâmica do trabalho |
title_full |
Ser professor de Psicologia no período da pandemia do COVID-19: Um olhar da psicodinâmica do trabalho |
title_fullStr |
Ser professor de Psicologia no período da pandemia do COVID-19: Um olhar da psicodinâmica do trabalho |
title_full_unstemmed |
Ser professor de Psicologia no período da pandemia do COVID-19: Um olhar da psicodinâmica do trabalho |
title_sort |
Ser professor de Psicologia no período da pandemia do COVID-19: Um olhar da psicodinâmica do trabalho |
author |
Fernandes, Ana Paula de Araujo [UNESP] |
author_facet |
Fernandes, Ana Paula de Araujo [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schmidt, Maria Luiza Gava [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Ana Paula de Araujo [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Professores de psicologia - Educação (Superior) Saúde do trabalhador - Aspectos psicológicos COVID-19, Pandemia de, 2020- Higher Education Professor Occupational Health Covid – 19 |
topic |
Ensino superior Professores de psicologia - Educação (Superior) Saúde do trabalhador - Aspectos psicológicos COVID-19, Pandemia de, 2020- Higher Education Professor Occupational Health Covid – 19 |
description |
Diante da pandemia do COVID-19, chamamos atenção para o trabalho de professores de Psicologia nesse período, que, a partir das aulas presenciais suspensas, tiveram seu trabalho redesenhado de uma forma abrupta, com a adesão ao ensino remoto. Destarte, podemos pensar a relação desse trabalhador e sua saúde mental, tendo em vista que o mesmo, supostamente, é detentor do conhecimento a respeito da saúde mental, e ao mesmo tempo está imbricado nesse contexto. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que teve como objetivo geral identificar aspectos da organização do trabalho, das condições de trabalho e relações socioprofissionais de professores de Psicologia em trabalho remoto, tanto de instituição pública quanto de direito privado, na pandemia do COVID 19. Como objetivos específicos buscou-se analisar possíveis fatores psicossociais de risco à saúde mental dos professores; comparar aspectos do processo do trabalho em ambas as instituições; e por fim, contribuir para pesquisas no campo da psicologia e saúde no trabalho no contexto da educação. Participaram do estudo seis professores de cursos de Psicologia, sendo 3 de instituição pública, e 3 de direito privado. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas via plataforma virtual, entre os meses de junho e dezembro de 2021. Os dados foram analisados na vertente da Psicodinâmica do Trabalho de Christophe Dejours. Como resultados observou-se uma intensificação do trabalho docente, acompanhada por um processo estrutural de precarização das condições de trabalho. Destacou-se, em ambas as instituições, a sobrecarga de trabalho gerada pelo acúmulo de atividade e jornada, o dever de cumprir metas, a autoresponsabilização pelo não aprendizado do aluno, o trabalho e o lar indissociados, com tarefas domésticas, cuidado com família e filhos. O aumento da instabilidade de emprego durante a pandemia destacou-se nas falas dos docentes da instituição de direito privado. E, por fim, os professores de Psicologia estão inseridos nos contextos de trabalho, que incluem o social, político e econômico, e não estão livres de ter sua saúde prejudicada, entretanto, o conhecimento confere maior autonomia na busca por melhores condições, como a busca pelo fortalecimento do coletivo, das relações, o enfrentamento diante da OT, aumento de pausas, e busca por atividades físicas e lazer. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-02T14:19:00Z 2024-08-02T14:19:00Z 2024-06-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERNANDES, Ana Paula de Araujo. Ser professor de psicologia no período da pandemia do COVID-19: um olhar da psicodinâmica do trabalho. 2024. 215 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Ciência e Letras, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Assis, 2024. https://hdl.handle.net/11449/256879 33004048021P6 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Ana Paula de Araujo. Ser professor de psicologia no período da pandemia do COVID-19: um olhar da psicodinâmica do trabalho. 2024. 215 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Ciência e Letras, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Assis, 2024. 33004048021P6 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/256879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129010832506880 |