Estudo de viabilidade de aplicação do método de aprendizagem baseada em problemas (PBL) no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Uberlândia - campus Monte Carmelo-MG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Elaine Cristina de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29227
Resumo: UFU - Universidade Federal de Uberlândia
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spelling Estudo de viabilidade de aplicação do método de aprendizagem baseada em problemas (PBL) no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Uberlândia - campus Monte Carmelo-MG.Método PBLMetodologia ativasMétodo de ensino tradicionalProcesso de aprendizadoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOUFU - Universidade Federal de UberlândiaTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O principal objetivo deste estudo foi verificar a viabilidade de aplicação do método Problem-Based Learning (PBL) no Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Monte Carmelo (UFU-MC). Para esse propósito adotou-se métodos da pesquisa qualitativa, para a coleta de dados utilizou-se questionários e entrevistas para identificar os pontos fortes e fracos no ensino-aprendizagem, quais os grandes obstáculos a serem enfrentados com a adoção do PBL, realizou-se estudos das obras relacionadas ao PBL, buscando fundamentação teórica para analisar os dados levantados e verificar a possibilidade de aplicação desse método no curso de BSI da UFU-MC e, também, aplicou-se e avaliou-se uma adaptação do método em uma das disciplina do curso. Como resultado, identificou-se que, tanto por parte dos alunos, quanto dos professores, ser viável a adoção do PBL no curso, comprovando ainda que os grandes obstáculos a serem enfrentados são a resistência por parte dos docentes e alunos e o aumento nos custos da universidade, considerando os gastos com capacitação do corpo docente e a adaptação da estrutura para o trabalho com o método. Com a revisão da literatura, foi possível a aquisição do conhecimento necessário para analisar os dados e confirmar a aplicação da adaptação do PBL na disciplina. Posteriormente, foi avaliado o experimento, o qual demonstrou ser positivo quanto à aproximação da teoria à prática por meio do conteúdo da disciplina, portanto, após a revisão da literatura e da análise crítica dos dados coletados o que levou à constatação de que pode ser viável a adoção do PBL no curso de BSI na UFU-MC.Universidade Federal de UberlândiaBrasilSistemas de InformaçãoSimão, João Batistahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4183576E4&tokenCaptchar=03AOLTBLT4BYPvXDkLxi8Q14zUSrVwT-5XKEufgi73k1mBq2xvy9w52LGfe3NazSzCXrhITIbxsJHW6YDeRNV5AlE-XO10MZXTrh0IfqoAVvreZUw-jAiKTVj4EQlmWr_6Xcl0LycgK1nYT55RelxTiT5inEgszwCu4a0QPaUS50QGA7LIC1mANSLzFQR0aLtEUefJc_P5oQbEAbLSKaSq_cstM1_u6_tDYJ9ZbL1_PGPjUxTqr034XRaCu7XaZJfxrob-uZgBuGKlr3F3ihvY9LQgn8Yy24zbb0a1H0wsoL0oDoBA6_5RJPuV_tKSc_7dYwrzkG0t1NyQ2tV2oe874NOJ2YPmPVcjdrDPjxuQTQD-kUTfEkOG24jWdT5pGnX7og4-OvqfaY8N4WOHm5bISYBj0uRwaGrktlVOoov3kzTBZDm9yVnp7KrLase1lPBKkh0RIFyuK84BSoares, Mara Alveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4235015D0&tokenCaptchar=03AOLTBLSOoqF-6QpiQGZjAUY55QzSLH4LHmmVNYmSnx2Vi2jJpZFAaeHCj9rNsVsCOLLSRVu8aN_s1hOa-RdPYq066DchXz8dIsV0ZTlB9rKnzVI8x_DFnIvLyNRBSm0O2n2jk_DnFrTG8blr33gL2OM8-agBDrScHkghXUwhtWndOb7TWRmy7sf7x-69UexSQgIyTAB0LL1sWAB6FRudYRfEyVlf1Wj894oteeWEXFNqlzXm3FZbnuYWH0SZnlWbIq9IE_kp6-C78Gj7LBTZeNWtzkjHEQF6xPly_7TETtDDOhwsVXtjXDHLCtGdqv0qLGGfDvIWpfD1DYX-yVHWvL09aaTzePsm9vWT0dnxK9Z23GyYPbtavGm7XxH-a5AIyxQEJjckot-W64q8_5BYng1M4hK9wYEvJeOMBVYtjsapdRhPVuonJ4H0lEluSafZnkCl_uUG2m35Tuma, Carlos Cesar Mansurhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216215E8&tokenCaptchar=03AOLTBLR3SMzXWhUqyHdb_8V3y55fBUofgtl0wacFt5SxGd8Qe9u6ZwXT5EUC-aCtaHzR4bt_hIJgZQo9unTQeJGgnhC9HXOI6TXyM48aBPNCM0CH8h22MSXkeqW3rxQu7eu7YKDAVPjgg7uc0RuvDxwpxR6AadkjWId0i4Wwwwc93Jpxfd0QhRoHkLFC0Rc4zuzj2qlAjyIh_10cJIXACO-0onH3X3p6WOY1zsJG2v4MpfoaPEdJkFtyQNz6VpxA7QQToo3hs3I-WKg6lul1KGIUcVF6xCHxOlJp8LGDG15Bu0mzBQDz6yHcq5ZzvwbyCwMshu0yHu5V1ETPPM9It-Z3x5bjaSkVIDJUSwGU7PlMZcxBemLiDqxDntYxaMkwcTTUW8AH0xhcU3w24v8V035qBK4yFY9LREWRKTKFHlpEqsRhW1LDnBnZ55oqlISeu1F6uBWJAmNEGomes, Elaine Cristina de Oliveira2020-04-22T16:18:35Z2020-04-22T16:18:35Z2019-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Elaine Cristina de Oliveira. Estudo de viabilidade de aplicação do método de aprendizagem baseada em problemas (PBL) no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Uberlândia - campus Monte Carmelo-MG. 2019. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2020.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29227porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-04-23T06:13:09Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/29227Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-04-23T06:13:09Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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