Literatura Infantil: possibilidades de trabalhos com bebês e a primeira infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Mirian Regina de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33483
Resumo: This work was developed in the Pedagogy course at the Federal University of Uberlândia - UFU and aims to present my personal and academic trajectory and discuss the importance of Children's Literature for babies and very young children in Early Childhood Education. The methodology used was qualitative in nature and the instrument used for data construction was a bibliographic research. Since the school is the privileged place to access literary reading, the research sought to list the importance of carrying out the work with reading in a way that favors the children's interaction not only with the narrative, but also with the book, which is capable of to stimulate the imagination and interest in reading, in addition to helping in the integral formation of this child. In general terms, the work shows that the teacher has a primary role in establishing access to reading and books in Early Childhood Education, in a primarily playful way, as a construction in the formation of the literary reader.
id UFU_3c2e38bb6cae388ef71e921a6b2ea627
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33483
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Literatura Infantil: possibilidades de trabalhos com bebês e a primeira infânciaChildren's Literature: possibilities for work with babies and early childhoodLiteratura infantilEducação infantilLeituraFormação do leitorCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESThis work was developed in the Pedagogy course at the Federal University of Uberlândia - UFU and aims to present my personal and academic trajectory and discuss the importance of Children's Literature for babies and very young children in Early Childhood Education. The methodology used was qualitative in nature and the instrument used for data construction was a bibliographic research. Since the school is the privileged place to access literary reading, the research sought to list the importance of carrying out the work with reading in a way that favors the children's interaction not only with the narrative, but also with the book, which is capable of to stimulate the imagination and interest in reading, in addition to helping in the integral formation of this child. In general terms, the work shows that the teacher has a primary role in establishing access to reading and books in Early Childhood Education, in a primarily playful way, as a construction in the formation of the literary reader.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho foi desenvolvido no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia – UFU e objetiva apresentar minha trajetória pessoal e acadêmica e dialogar sobre a importância da Literatura Infantil para bebês e crianças pequenas na Educação Infantil. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e o instrumento utilizado para construção dos dados foi a pesquisa bibliográfica. Visto que a escola é o local privilegiado de acesso à leitura literária, a pesquisa buscou elencar a importância da realização do trabalho com a leitura de modo que favoreça a interação das crianças não só com a narrativa, mas também com o livro, que é capaz de estimular a imaginação e o interesse pela leitura, além de auxiliar na formação integral dessa criança. Em linhas gerais, o trabalho apresenta que o professor/a possui uma função primordial para que seja instituído o acesso à leitura e ao livro na Educação Infantil, de forma primordialmente lúdica, como construção na formação do leitor literário.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPedagogiaSilva, Fernanda Duarte Araújohttp://lattes.cnpq.br/2530209398344202Miyoshi, Simone Cléa dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/5380929287559729Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queirozhttp://lattes.cnpq.br/9108607797425296Carvalho, Mirian Regina de2021-11-23T13:47:41Z2021-11-23T13:47:41Z2021-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARVALHO, Mirian Regina de. Literatura infantil: possibilidades de trabalho com bebês e a primeira infância. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33483porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-11-24T06:19:56Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33483Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-11-24T06:19:56Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura Infantil: possibilidades de trabalhos com bebês e a primeira infância
Children's Literature: possibilities for work with babies and early childhood
title Literatura Infantil: possibilidades de trabalhos com bebês e a primeira infância
spellingShingle Literatura Infantil: possibilidades de trabalhos com bebês e a primeira infância
Carvalho, Mirian Regina de
Literatura infantil
Educação infantil
Leitura
Formação do leitor
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Literatura Infantil: possibilidades de trabalhos com bebês e a primeira infância
title_full Literatura Infantil: possibilidades de trabalhos com bebês e a primeira infância
title_fullStr Literatura Infantil: possibilidades de trabalhos com bebês e a primeira infância
title_full_unstemmed Literatura Infantil: possibilidades de trabalhos com bebês e a primeira infância
title_sort Literatura Infantil: possibilidades de trabalhos com bebês e a primeira infância
author Carvalho, Mirian Regina de
author_facet Carvalho, Mirian Regina de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Fernanda Duarte Araújo
http://lattes.cnpq.br/2530209398344202
Miyoshi, Simone Cléa dos Santos
http://lattes.cnpq.br/5380929287559729
Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz
http://lattes.cnpq.br/9108607797425296
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Mirian Regina de
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Educação infantil
Leitura
Formação do leitor
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Literatura infantil
Educação infantil
Leitura
Formação do leitor
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description This work was developed in the Pedagogy course at the Federal University of Uberlândia - UFU and aims to present my personal and academic trajectory and discuss the importance of Children's Literature for babies and very young children in Early Childhood Education. The methodology used was qualitative in nature and the instrument used for data construction was a bibliographic research. Since the school is the privileged place to access literary reading, the research sought to list the importance of carrying out the work with reading in a way that favors the children's interaction not only with the narrative, but also with the book, which is capable of to stimulate the imagination and interest in reading, in addition to helping in the integral formation of this child. In general terms, the work shows that the teacher has a primary role in establishing access to reading and books in Early Childhood Education, in a primarily playful way, as a construction in the formation of the literary reader.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-23T13:47:41Z
2021-11-23T13:47:41Z
2021-11-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Mirian Regina de. Literatura infantil: possibilidades de trabalho com bebês e a primeira infância. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33483
identifier_str_mv CARVALHO, Mirian Regina de. Literatura infantil: possibilidades de trabalho com bebês e a primeira infância. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569653530951680