Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31793 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5504 |
Resumo: | This dissertation investigates Repkin's theoretical-methodological contributions, as reflections for the theory of developmental learning. In this scenario, we present the genesis of the theory of developmental learning and the main antecedents that contributed to the structuring of this learning. We present the Elkonin-Davidov-Repkin system, from its genesis to its consolidation and the articulation between its main groups: Moscow and Kharkov, focusing on the Kharkov group, which V. Repkin was the main leader. We analyze and evaluate the theoretical and methodological progress of Repkin's thought and work in relation to the Study Activity Theory, focusing on the following aspects: a) objective of the Study Activity, b) the concept of Study Activity, c) the content of the Study Activity, d) the structure of the Study Activity, e) the subject's interpretation of the Study Activity. |
id |
UFU_4252cc3942267725ee3f19d68b2b1845 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/31793 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de RepkinTheory of study activity: a reading of the possible contributions of RepkinAprendizagem DesenvolvimentalDevelopmental LearningSistema Elkonin-Davidov-RepkinElkonin-Davidov-Repkin SystemAtividade de EstudoStudy ActivityRepkinCNPQ::CIENCIAS HUMANASEducaçãoAprendizagem e construção do conhecimentoEducação - Estudo e ensino - Programa de atividadesThis dissertation investigates Repkin's theoretical-methodological contributions, as reflections for the theory of developmental learning. In this scenario, we present the genesis of the theory of developmental learning and the main antecedents that contributed to the structuring of this learning. We present the Elkonin-Davidov-Repkin system, from its genesis to its consolidation and the articulation between its main groups: Moscow and Kharkov, focusing on the Kharkov group, which V. Repkin was the main leader. We analyze and evaluate the theoretical and methodological progress of Repkin's thought and work in relation to the Study Activity Theory, focusing on the following aspects: a) objective of the Study Activity, b) the concept of Study Activity, c) the content of the Study Activity, d) the structure of the Study Activity, e) the subject's interpretation of the Study Activity.Dissertação (Mestrado)Esta dissertação investiga as contribuições teórico-metodológicas de Repkin, como reflexos para a teoria da aprendizagem desenvolvimental. Nesse cenário, apresentamos a gênese da teoria da aprendizagem desenvolvimental e os principais antecedentes que contribuíram para a estruturação desta aprendizagem. Apresentamos o sistema Elkonin-Davidov-Repkin, desde a sua gênese até a sua consolidação e a articulação entre os seus principais grupos: Moscou e Kharkov, com foco no grupo de Kharkov o qual V. V. Repkin foi o principal líder. Analisamos e avaliamos o progresso teórico-metodológico do pensamento e da obra de Repkin em relação à Teoria da Atividade de Estudo, com foco nos seguintes aspectos: a) objetivo da Atividade de Estudo, b) o conceito de Atividade de Estudo, c) o conteúdo da Atividade de Estudo, d) a estrutura da Atividade de Estudo, e) a interpretação do sujeito da Atividade de Estudo.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em EducaçãoPuentes, Roberto Valdéshttp://lattes.cnpq.br/7209641521030831Longarezi, Andrea Maturanohttp://lattes.cnpq.br/7536546387037721Silva, Vandeí Pinto dahttp://lattes.cnpq.br/2920026174965678Amorim, Paula Alves Prudente2021-05-24T16:58:20Z2021-05-24T16:58:20Z2020-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAMORIM, Paula Alves Prudente. Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5504https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31793http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5504porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-01-09T14:27:35Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/31793Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-01-09T14:27:35Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin Theory of study activity: a reading of the possible contributions of Repkin |
title |
Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin |
spellingShingle |
Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin Amorim, Paula Alves Prudente Aprendizagem Desenvolvimental Developmental Learning Sistema Elkonin-Davidov-Repkin Elkonin-Davidov-Repkin System Atividade de Estudo Study Activity Repkin CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Educação Aprendizagem e construção do conhecimento Educação - Estudo e ensino - Programa de atividades |
title_short |
Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin |
title_full |
Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin |
title_fullStr |
Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin |
title_full_unstemmed |
Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin |
title_sort |
Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin |
author |
Amorim, Paula Alves Prudente |
author_facet |
Amorim, Paula Alves Prudente |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Puentes, Roberto Valdés http://lattes.cnpq.br/7209641521030831 Longarezi, Andrea Maturano http://lattes.cnpq.br/7536546387037721 Silva, Vandeí Pinto da http://lattes.cnpq.br/2920026174965678 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Paula Alves Prudente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Desenvolvimental Developmental Learning Sistema Elkonin-Davidov-Repkin Elkonin-Davidov-Repkin System Atividade de Estudo Study Activity Repkin CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Educação Aprendizagem e construção do conhecimento Educação - Estudo e ensino - Programa de atividades |
topic |
Aprendizagem Desenvolvimental Developmental Learning Sistema Elkonin-Davidov-Repkin Elkonin-Davidov-Repkin System Atividade de Estudo Study Activity Repkin CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Educação Aprendizagem e construção do conhecimento Educação - Estudo e ensino - Programa de atividades |
description |
This dissertation investigates Repkin's theoretical-methodological contributions, as reflections for the theory of developmental learning. In this scenario, we present the genesis of the theory of developmental learning and the main antecedents that contributed to the structuring of this learning. We present the Elkonin-Davidov-Repkin system, from its genesis to its consolidation and the articulation between its main groups: Moscow and Kharkov, focusing on the Kharkov group, which V. Repkin was the main leader. We analyze and evaluate the theoretical and methodological progress of Repkin's thought and work in relation to the Study Activity Theory, focusing on the following aspects: a) objective of the Study Activity, b) the concept of Study Activity, c) the content of the Study Activity, d) the structure of the Study Activity, e) the subject's interpretation of the Study Activity. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-01 2021-05-24T16:58:20Z 2021-05-24T16:58:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AMORIM, Paula Alves Prudente. Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5504 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31793 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5504 |
identifier_str_mv |
AMORIM, Paula Alves Prudente. Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5504 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31793 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569641441918976 |