Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Paula Alves Prudente
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31793
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5504
Resumo: This dissertation investigates Repkin's theoretical-methodological contributions, as reflections for the theory of developmental learning. In this scenario, we present the genesis of the theory of developmental learning and the main antecedents that contributed to the structuring of this learning. We present the Elkonin-Davidov-Repkin system, from its genesis to its consolidation and the articulation between its main groups: Moscow and Kharkov, focusing on the Kharkov group, which V. Repkin was the main leader. We analyze and evaluate the theoretical and methodological progress of Repkin's thought and work in relation to the Study Activity Theory, focusing on the following aspects: a) objective of the Study Activity, b) the concept of Study Activity, c) the content of the Study Activity, d) the structure of the Study Activity, e) the subject's interpretation of the Study Activity.
id UFU_4252cc3942267725ee3f19d68b2b1845
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/31793
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de RepkinTheory of study activity: a reading of the possible contributions of RepkinAprendizagem DesenvolvimentalDevelopmental LearningSistema Elkonin-Davidov-RepkinElkonin-Davidov-Repkin SystemAtividade de EstudoStudy ActivityRepkinCNPQ::CIENCIAS HUMANASEducaçãoAprendizagem e construção do conhecimentoEducação - Estudo e ensino - Programa de atividadesThis dissertation investigates Repkin's theoretical-methodological contributions, as reflections for the theory of developmental learning. In this scenario, we present the genesis of the theory of developmental learning and the main antecedents that contributed to the structuring of this learning. We present the Elkonin-Davidov-Repkin system, from its genesis to its consolidation and the articulation between its main groups: Moscow and Kharkov, focusing on the Kharkov group, which V. Repkin was the main leader. We analyze and evaluate the theoretical and methodological progress of Repkin's thought and work in relation to the Study Activity Theory, focusing on the following aspects: a) objective of the Study Activity, b) the concept of Study Activity, c) the content of the Study Activity, d) the structure of the Study Activity, e) the subject's interpretation of the Study Activity.Dissertação (Mestrado)Esta dissertação investiga as contribuições teórico-metodológicas de Repkin, como reflexos para a teoria da aprendizagem desenvolvimental. Nesse cenário, apresentamos a gênese da teoria da aprendizagem desenvolvimental e os principais antecedentes que contribuíram para a estruturação desta aprendizagem. Apresentamos o sistema Elkonin-Davidov-Repkin, desde a sua gênese até a sua consolidação e a articulação entre os seus principais grupos: Moscou e Kharkov, com foco no grupo de Kharkov o qual V. V. Repkin foi o principal líder. Analisamos e avaliamos o progresso teórico-metodológico do pensamento e da obra de Repkin em relação à Teoria da Atividade de Estudo, com foco nos seguintes aspectos: a) objetivo da Atividade de Estudo, b) o conceito de Atividade de Estudo, c) o conteúdo da Atividade de Estudo, d) a estrutura da Atividade de Estudo, e) a interpretação do sujeito da Atividade de Estudo.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em EducaçãoPuentes, Roberto Valdéshttp://lattes.cnpq.br/7209641521030831Longarezi, Andrea Maturanohttp://lattes.cnpq.br/7536546387037721Silva, Vandeí Pinto dahttp://lattes.cnpq.br/2920026174965678Amorim, Paula Alves Prudente2021-05-24T16:58:20Z2021-05-24T16:58:20Z2020-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAMORIM, Paula Alves Prudente. Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5504https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31793http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5504porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-01-09T14:27:35Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/31793Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-01-09T14:27:35Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin
Theory of study activity: a reading of the possible contributions of Repkin
title Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin
spellingShingle Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin
Amorim, Paula Alves Prudente
Aprendizagem Desenvolvimental
Developmental Learning
Sistema Elkonin-Davidov-Repkin
Elkonin-Davidov-Repkin System
Atividade de Estudo
Study Activity
Repkin
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Educação
Aprendizagem e construção do conhecimento
Educação - Estudo e ensino - Programa de atividades
title_short Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin
title_full Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin
title_fullStr Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin
title_full_unstemmed Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin
title_sort Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin
author Amorim, Paula Alves Prudente
author_facet Amorim, Paula Alves Prudente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Puentes, Roberto Valdés
http://lattes.cnpq.br/7209641521030831
Longarezi, Andrea Maturano
http://lattes.cnpq.br/7536546387037721
Silva, Vandeí Pinto da
http://lattes.cnpq.br/2920026174965678
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Paula Alves Prudente
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Desenvolvimental
Developmental Learning
Sistema Elkonin-Davidov-Repkin
Elkonin-Davidov-Repkin System
Atividade de Estudo
Study Activity
Repkin
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Educação
Aprendizagem e construção do conhecimento
Educação - Estudo e ensino - Programa de atividades
topic Aprendizagem Desenvolvimental
Developmental Learning
Sistema Elkonin-Davidov-Repkin
Elkonin-Davidov-Repkin System
Atividade de Estudo
Study Activity
Repkin
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Educação
Aprendizagem e construção do conhecimento
Educação - Estudo e ensino - Programa de atividades
description This dissertation investigates Repkin's theoretical-methodological contributions, as reflections for the theory of developmental learning. In this scenario, we present the genesis of the theory of developmental learning and the main antecedents that contributed to the structuring of this learning. We present the Elkonin-Davidov-Repkin system, from its genesis to its consolidation and the articulation between its main groups: Moscow and Kharkov, focusing on the Kharkov group, which V. Repkin was the main leader. We analyze and evaluate the theoretical and methodological progress of Repkin's thought and work in relation to the Study Activity Theory, focusing on the following aspects: a) objective of the Study Activity, b) the concept of Study Activity, c) the content of the Study Activity, d) the structure of the Study Activity, e) the subject's interpretation of the Study Activity.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
2021-05-24T16:58:20Z
2021-05-24T16:58:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMORIM, Paula Alves Prudente. Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5504
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31793
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5504
identifier_str_mv AMORIM, Paula Alves Prudente. Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5504
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31793
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569641441918976