Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15446 https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.80 |
Resumo: | In the context of education mediated by new technologies, information is available to anyone who may be interested in it, and the roles of student and teacher, especially in the last decade, have taken other contours. My work has an extension project developed in the context of language teaching and learning mediated by new technologies as its background, and it is aimed at analyzing my teacher education process as an active member of this project. I aim to understand, looking back to my own story, what was the impact that this extension project had either over my academic, personal and professional journeys. For that, I base myself on the conceptual framework of Dewey (1953) on Teacher Education and Reflective Practice, on Communities of Practice by Wenger (2000), as well as on the Theory of Engagement by Shneiderman (1994, 1998) and Kearsley (1997). |
id |
UFU_497f8d4b80ffe849bc421233d831aee0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/15446 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de TandemProjeto de extensãoPrática reflexivaFormação de professoresTandemLíngua inglesa Formação de professoresLíngua inglesa - TandemLíngua inglesa Projeto de extensãoExtension projectPersonal improvementReflective practiceTeacher educationTandemCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAIn the context of education mediated by new technologies, information is available to anyone who may be interested in it, and the roles of student and teacher, especially in the last decade, have taken other contours. My work has an extension project developed in the context of language teaching and learning mediated by new technologies as its background, and it is aimed at analyzing my teacher education process as an active member of this project. I aim to understand, looking back to my own story, what was the impact that this extension project had either over my academic, personal and professional journeys. For that, I base myself on the conceptual framework of Dewey (1953) on Teacher Education and Reflective Practice, on Communities of Practice by Wenger (2000), as well as on the Theory of Engagement by Shneiderman (1994, 1998) and Kearsley (1997).Mestre em Estudos LinguísticosNo contexto de ensino mediado pelas novas tecnologias, a informação está à disposição de quem quer que se interesse por ela, e os papéis de aluno e professor, especialmente na última década, têm tomado outros contornos. Meu trabalho tem como pano de fundo um projeto de extensão desenvolvido nesse contexto de ensino e aprendizagem de línguas mediados por novas tecnologias, e tem por meta analisar meu processo de formação docente. Quero entender, olhando em retrospecto para minha própria história, qual foi o impacto que a graduação, o projeto de extensão e o mestrado tiveram tanto em minha jornada acadêmica, quanto em minha vida pessoal e profissional. Para tanto, me baseio nos pressupostos teóricos de Dewey (1953) sobre Formação de Professores e a Prática Reflexiva, as Comunidades de Prática de Wenger (2000), assim como a Teoria do Engajamento de Shneiderman (1994, 1998) e Kearsley (1997).Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em Estudos LinguísticosLinguística Letras e ArtesUFUMello, Dilma Maria dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761962J0Felice, Maria Inês Vasconceloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771644A5Vian Junior, Orlandohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792883D3Vieira, William Guimarães de Resende2016-06-22T18:42:29Z2013-10-112016-06-22T18:42:29Z2013-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfVIEIRA, William Guimarães de Resende. Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.80https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15446https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.80porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-09-01T17:05:34Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/15446Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-09-01T17:05:34Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem |
title |
Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem |
spellingShingle |
Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem Vieira, William Guimarães de Resende Projeto de extensão Prática reflexiva Formação de professores Tandem Língua inglesa Formação de professores Língua inglesa - Tandem Língua inglesa Projeto de extensão Extension project Personal improvement Reflective practice Teacher education Tandem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem |
title_full |
Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem |
title_fullStr |
Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem |
title_full_unstemmed |
Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem |
title_sort |
Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem |
author |
Vieira, William Guimarães de Resende |
author_facet |
Vieira, William Guimarães de Resende |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mello, Dilma Maria de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761962J0 Felice, Maria Inês Vasconcelos http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771644A5 Vian Junior, Orlando http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792883D3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, William Guimarães de Resende |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto de extensão Prática reflexiva Formação de professores Tandem Língua inglesa Formação de professores Língua inglesa - Tandem Língua inglesa Projeto de extensão Extension project Personal improvement Reflective practice Teacher education Tandem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
Projeto de extensão Prática reflexiva Formação de professores Tandem Língua inglesa Formação de professores Língua inglesa - Tandem Língua inglesa Projeto de extensão Extension project Personal improvement Reflective practice Teacher education Tandem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
In the context of education mediated by new technologies, information is available to anyone who may be interested in it, and the roles of student and teacher, especially in the last decade, have taken other contours. My work has an extension project developed in the context of language teaching and learning mediated by new technologies as its background, and it is aimed at analyzing my teacher education process as an active member of this project. I aim to understand, looking back to my own story, what was the impact that this extension project had either over my academic, personal and professional journeys. For that, I base myself on the conceptual framework of Dewey (1953) on Teacher Education and Reflective Practice, on Communities of Practice by Wenger (2000), as well as on the Theory of Engagement by Shneiderman (1994, 1998) and Kearsley (1997). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-11 2013-02-25 2016-06-22T18:42:29Z 2016-06-22T18:42:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIEIRA, William Guimarães de Resende. Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.80 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15446 https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.80 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, William Guimarães de Resende. Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.80 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15446 https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.80 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos Linguística Letras e Artes UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos Linguística Letras e Artes UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711348517830656 |