Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, William Guimarães de Resende
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15446
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.80
Resumo: In the context of education mediated by new technologies, information is available to anyone who may be interested in it, and the roles of student and teacher, especially in the last decade, have taken other contours. My work has an extension project developed in the context of language teaching and learning mediated by new technologies as its background, and it is aimed at analyzing my teacher education process as an active member of this project. I aim to understand, looking back to my own story, what was the impact that this extension project had either over my academic, personal and professional journeys. For that, I base myself on the conceptual framework of Dewey (1953) on Teacher Education and Reflective Practice, on Communities of Practice by Wenger (2000), as well as on the Theory of Engagement by Shneiderman (1994, 1998) and Kearsley (1997).
id UFU_497f8d4b80ffe849bc421233d831aee0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/15446
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de TandemProjeto de extensãoPrática reflexivaFormação de professoresTandemLíngua inglesa Formação de professoresLíngua inglesa - TandemLíngua inglesa Projeto de extensãoExtension projectPersonal improvementReflective practiceTeacher educationTandemCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAIn the context of education mediated by new technologies, information is available to anyone who may be interested in it, and the roles of student and teacher, especially in the last decade, have taken other contours. My work has an extension project developed in the context of language teaching and learning mediated by new technologies as its background, and it is aimed at analyzing my teacher education process as an active member of this project. I aim to understand, looking back to my own story, what was the impact that this extension project had either over my academic, personal and professional journeys. For that, I base myself on the conceptual framework of Dewey (1953) on Teacher Education and Reflective Practice, on Communities of Practice by Wenger (2000), as well as on the Theory of Engagement by Shneiderman (1994, 1998) and Kearsley (1997).Mestre em Estudos LinguísticosNo contexto de ensino mediado pelas novas tecnologias, a informação está à disposição de quem quer que se interesse por ela, e os papéis de aluno e professor, especialmente na última década, têm tomado outros contornos. Meu trabalho tem como pano de fundo um projeto de extensão desenvolvido nesse contexto de ensino e aprendizagem de línguas mediados por novas tecnologias, e tem por meta analisar meu processo de formação docente. Quero entender, olhando em retrospecto para minha própria história, qual foi o impacto que a graduação, o projeto de extensão e o mestrado tiveram tanto em minha jornada acadêmica, quanto em minha vida pessoal e profissional. Para tanto, me baseio nos pressupostos teóricos de Dewey (1953) sobre Formação de Professores e a Prática Reflexiva, as Comunidades de Prática de Wenger (2000), assim como a Teoria do Engajamento de Shneiderman (1994, 1998) e Kearsley (1997).Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em Estudos LinguísticosLinguística Letras e ArtesUFUMello, Dilma Maria dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761962J0Felice, Maria Inês Vasconceloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771644A5Vian Junior, Orlandohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792883D3Vieira, William Guimarães de Resende2016-06-22T18:42:29Z2013-10-112016-06-22T18:42:29Z2013-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfVIEIRA, William Guimarães de Resende. Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.80https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15446https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.80porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-09-01T17:05:34Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/15446Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-09-01T17:05:34Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem
title Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem
spellingShingle Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem
Vieira, William Guimarães de Resende
Projeto de extensão
Prática reflexiva
Formação de professores
Tandem
Língua inglesa Formação de professores
Língua inglesa - Tandem
Língua inglesa Projeto de extensão
Extension project
Personal improvement
Reflective practice
Teacher education
Tandem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem
title_full Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem
title_fullStr Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem
title_full_unstemmed Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem
title_sort Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem
author Vieira, William Guimarães de Resende
author_facet Vieira, William Guimarães de Resende
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Dilma Maria de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761962J0
Felice, Maria Inês Vasconcelos
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771644A5
Vian Junior, Orlando
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792883D3
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, William Guimarães de Resende
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto de extensão
Prática reflexiva
Formação de professores
Tandem
Língua inglesa Formação de professores
Língua inglesa - Tandem
Língua inglesa Projeto de extensão
Extension project
Personal improvement
Reflective practice
Teacher education
Tandem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Projeto de extensão
Prática reflexiva
Formação de professores
Tandem
Língua inglesa Formação de professores
Língua inglesa - Tandem
Língua inglesa Projeto de extensão
Extension project
Personal improvement
Reflective practice
Teacher education
Tandem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description In the context of education mediated by new technologies, information is available to anyone who may be interested in it, and the roles of student and teacher, especially in the last decade, have taken other contours. My work has an extension project developed in the context of language teaching and learning mediated by new technologies as its background, and it is aimed at analyzing my teacher education process as an active member of this project. I aim to understand, looking back to my own story, what was the impact that this extension project had either over my academic, personal and professional journeys. For that, I base myself on the conceptual framework of Dewey (1953) on Teacher Education and Reflective Practice, on Communities of Practice by Wenger (2000), as well as on the Theory of Engagement by Shneiderman (1994, 1998) and Kearsley (1997).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-11
2013-02-25
2016-06-22T18:42:29Z
2016-06-22T18:42:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, William Guimarães de Resende. Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.80
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15446
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.80
identifier_str_mv VIEIRA, William Guimarães de Resende. Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.80
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15446
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.80
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Linguística Letras e Artes
UFU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Linguística Letras e Artes
UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569584341712896