Tecnologias digitais na formação inicial do professor de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marcello Barbosa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38966
Resumo: The present work aimed to analyze how Digital Technologies have been approached in the Mathematics Course, in the face-to-face modality, at the Federal University of Uberlândia. To achieve this objective, research was carried out based on scientific articles, dissertations and theses, in addition to providing an electronic questionnaire to students of the Mathematics Degree Course at the Federal University of Uberlândia, in order to know their impressions on the domain of the subject and to analyze the way in which the theme is approached and worked on during the graduation period. We conclude that Digital Technologies have potential for teaching and learning Mathematics when well studied and worked on.
id UFU_4c5fa9269ca940dfea23d207ee957a41
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/38966
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais na formação inicial do professor de MatemáticaTecnologias digitaisDigital technologiesFormação inicial do professor de MatemáticaMathematics tearcher's forming processLicenciatura em MatemáticaCourse of MathematicsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAThe present work aimed to analyze how Digital Technologies have been approached in the Mathematics Course, in the face-to-face modality, at the Federal University of Uberlândia. To achieve this objective, research was carried out based on scientific articles, dissertations and theses, in addition to providing an electronic questionnaire to students of the Mathematics Degree Course at the Federal University of Uberlândia, in order to know their impressions on the domain of the subject and to analyze the way in which the theme is approached and worked on during the graduation period. We conclude that Digital Technologies have potential for teaching and learning Mathematics when well studied and worked on.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente trabalho teve como objetivo analisar como as Tecnologias Digitais têm sido abordadas no Curso de Matemática, na modalidade presencial, da Universidade Federal de Uberlândia. Para atingir tal objetivo, foram realizadas pesquisas baseadas em artigos científicos, dissertações e teses, além de disponibilizarmos um questionário eletrônico aos estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia com o intuito de conhecer suas impressões sobre o domínio do tema e analisar a forma com que a temática é abordada e trabalhada durante o período da graduação. Concluímos que as Tecnologias Digitais têm potencial para o ensino e aprendizagem da Matemática quando bem estudadas e trabalhadas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilMatemáticaMarco, Fabiana Fiorezi dehttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueuhttp://lattes.cnpq.br/6136763314010047Marin, Douglashttp://lattes.cnpq.br/6734500640303971Costa, Marcello Barbosa2023-08-24T15:02:46Z2023-08-24T15:02:46Z2023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Marcello Barbosa. Tecnologias digitais na formação inicial do professor de Matemática. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38966porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-08-25T06:22:27Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/38966Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-08-25T06:22:27Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais na formação inicial do professor de Matemática
title Tecnologias digitais na formação inicial do professor de Matemática
spellingShingle Tecnologias digitais na formação inicial do professor de Matemática
Costa, Marcello Barbosa
Tecnologias digitais
Digital technologies
Formação inicial do professor de Matemática
Mathematics tearcher's forming process
Licenciatura em Matemática
Course of Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short Tecnologias digitais na formação inicial do professor de Matemática
title_full Tecnologias digitais na formação inicial do professor de Matemática
title_fullStr Tecnologias digitais na formação inicial do professor de Matemática
title_full_unstemmed Tecnologias digitais na formação inicial do professor de Matemática
title_sort Tecnologias digitais na formação inicial do professor de Matemática
author Costa, Marcello Barbosa
author_facet Costa, Marcello Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marco, Fabiana Fiorezi de
http://lattes.cnpq.br/3302431723262783
Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu
http://lattes.cnpq.br/6136763314010047
Marin, Douglas
http://lattes.cnpq.br/6734500640303971
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marcello Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Digital technologies
Formação inicial do professor de Matemática
Mathematics tearcher's forming process
Licenciatura em Matemática
Course of Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic Tecnologias digitais
Digital technologies
Formação inicial do professor de Matemática
Mathematics tearcher's forming process
Licenciatura em Matemática
Course of Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description The present work aimed to analyze how Digital Technologies have been approached in the Mathematics Course, in the face-to-face modality, at the Federal University of Uberlândia. To achieve this objective, research was carried out based on scientific articles, dissertations and theses, in addition to providing an electronic questionnaire to students of the Mathematics Degree Course at the Federal University of Uberlândia, in order to know their impressions on the domain of the subject and to analyze the way in which the theme is approached and worked on during the graduation period. We conclude that Digital Technologies have potential for teaching and learning Mathematics when well studied and worked on.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-24T15:02:46Z
2023-08-24T15:02:46Z
2023-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Marcello Barbosa. Tecnologias digitais na formação inicial do professor de Matemática. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38966
identifier_str_mv COSTA, Marcello Barbosa. Tecnologias digitais na formação inicial do professor de Matemática. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711453356556288