A história da fórmula de Bhaskara: um estudo a partir de uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Matheus Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34020
Resumo: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFU_4eee43dc32686b731f0cd5f47dca3623
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/34020
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling A história da fórmula de Bhaskara: um estudo a partir de uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBIDThe history of Bhaskara's form: a study based on an experience in the Institutional Teaching Initiation Scholarship ProgramPIBIDHistória da MatemáticaHistory of mathematicsEnsino de equaçõesTeaching equationsJúri simuladoMock juryCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICACAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente trabalho de conclusão de curso, oriundo do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal, é um relato que se iniciou a partir de uma experiência vivenciada pelo pesquisador no subprojeto PIBID Matemática/UFU no ano de 2017. O objetivo desse trabalho é compartilhar/refletir acerca da experiência vivenciada pelo pesquisador, a partir de uma proposta aplicada em sala de aula (Júri Simulado), no contexto do subprojeto. Na metodologia da pesquisa, buscamos trabalhos científicos relacionados à linha de pesquisa História da Educação Matemática, no Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática (CREPHIMat). Pretende-se fazer uma breve análise e reflexão das contribuições da utilização da História da Matemática, como recurso didático para o ensino de equações, relacionando-a com a proposta do Júri Simulado. Na implementação da proposta, realizou-se uma socialização da fórmula geral para resoluções de equações de segundo grau, iniciando-se com uma investigação em textos propostos pelo professor de uma escola pública da cidade de Ituiutaba/MG, a fim de averiguar se a fórmula era ou não de autoria de Bhaskara e a origem dela, culminando com a socialização das conclusões dos estudantes da referida escola, por meio de um Júri Simulado. Por um lado, com base nas potencialidades sobre a utilização da história como recurso didático ponderadas por Antonio Miguel e elencadas por Denise Benino em seus trabalhos, relacionou-se algumas potencialidades a partir da experiência vivenciada no PIBID. Por outro lado, por meio de reflexões sobre a pesquisa de Alessandro Ribeiro, elencou-se elementos sobre a utilização do recurso história para o ensino de equações. O estudo mostrou que a proposta do Júri Simulado trouxe contribuições tanto para a formação de futuros professores de matemática quanto para os estudantes da escola envolvidos na proposta, no contexto do PIBID. Espera-se que essa pesquisa possa fomentar novas investigações no campo da formação de professores de matemática, das ações do PIBID e da História da Matemática no ensino de equações.Universidade Federal de UberlândiaBrasilMatemáticaOliveira, Cristiane Coppe dehttp://lattes.cnpq.br/1337700960486255Marim, Vlademirhttp://lattes.cnpq.br/8618346653372477Pires, Rogério Fernandohttp://lattes.cnpq.br/2795801064535157Santana, Matheus Martins2022-01-28T17:48:11Z2022-01-28T17:48:11Z2021-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTANA, Matheus Martins. A história da fórmula de Bhaskara: um estudo a partir e uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34020porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-01-29T06:15:28Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/34020Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-01-29T06:15:28Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A história da fórmula de Bhaskara: um estudo a partir de uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
The history of Bhaskara's form: a study based on an experience in the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program
title A história da fórmula de Bhaskara: um estudo a partir de uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
spellingShingle A história da fórmula de Bhaskara: um estudo a partir de uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
Santana, Matheus Martins
PIBID
História da Matemática
History of mathematics
Ensino de equações
Teaching equations
Júri simulado
Mock jury
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short A história da fórmula de Bhaskara: um estudo a partir de uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
title_full A história da fórmula de Bhaskara: um estudo a partir de uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
title_fullStr A história da fórmula de Bhaskara: um estudo a partir de uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
title_full_unstemmed A história da fórmula de Bhaskara: um estudo a partir de uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
title_sort A história da fórmula de Bhaskara: um estudo a partir de uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
author Santana, Matheus Martins
author_facet Santana, Matheus Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Cristiane Coppe de
http://lattes.cnpq.br/1337700960486255
Marim, Vlademir
http://lattes.cnpq.br/8618346653372477
Pires, Rogério Fernando
http://lattes.cnpq.br/2795801064535157
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Matheus Martins
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
História da Matemática
History of mathematics
Ensino de equações
Teaching equations
Júri simulado
Mock jury
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic PIBID
História da Matemática
History of mathematics
Ensino de equações
Teaching equations
Júri simulado
Mock jury
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
2022-01-28T17:48:11Z
2022-01-28T17:48:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Matheus Martins. A história da fórmula de Bhaskara: um estudo a partir e uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34020
identifier_str_mv SANTANA, Matheus Martins. A história da fórmula de Bhaskara: um estudo a partir e uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711522966274048