O uso da literatura no ensino de química por meio dos livros da coletânea de Harry Potter.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Isabella Moura e
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25384
Resumo: The present work analyzes the use of literature in the teaching of Chemistry through the books of the collection of Harry Potter (Rowling), as an instrument facilitating the learning of this Science. The research was oriented through a research and action approach, because it was carried out through a subproject of the Federal University of Uberlândia, next to a School of the state network of Uberlândia. The subjects of the research were students of the 1st year of High School Vespertino, where they were asked about the scientific knowledge existing in the books of the saga Harry Potter. By means of this previous questionnaire, the scientific concepts pointed out by them were worked out with the students, in order to amplify and demystify the pre existing knowledge of the latter. It is concluded that literature has a great influence on student learning, especially the collection of Harry Potter, which is a material rich in chemical knowledge, specific to the History of Science. The material chosen helped build concepts and acquire chemical knowledge, optimizing Chemistry Teaching.
id UFU_609ecfea86a98b3d58effaa057a63e78
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/25384
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O uso da literatura no ensino de química por meio dos livros da coletânea de Harry Potter.Harry PotterEnsino de QuímicaHistória da CiênciaChemistry teachingHistory of ScienceCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAThe present work analyzes the use of literature in the teaching of Chemistry through the books of the collection of Harry Potter (Rowling), as an instrument facilitating the learning of this Science. The research was oriented through a research and action approach, because it was carried out through a subproject of the Federal University of Uberlândia, next to a School of the state network of Uberlândia. The subjects of the research were students of the 1st year of High School Vespertino, where they were asked about the scientific knowledge existing in the books of the saga Harry Potter. By means of this previous questionnaire, the scientific concepts pointed out by them were worked out with the students, in order to amplify and demystify the pre existing knowledge of the latter. It is concluded that literature has a great influence on student learning, especially the collection of Harry Potter, which is a material rich in chemical knowledge, specific to the History of Science. The material chosen helped build concepts and acquire chemical knowledge, optimizing Chemistry Teaching.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente trabalho analisa o uso da literatura no ensino de Química por meio dos livros da coletânea de Harry Potter (Rowling), como instrumento facilitador da aprendizagem dessa Ciência. A pesquisa foi orientada através de uma abordagem de pesquisa e ação, por ter sido efetivada através de um sub projeto da Universidade Federal de Uberlândia, junto à uma Escola da rede Estadual de Uberlândia. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 1° ano do Ensino Médio Vespertino, onde foram questionados sobre o conhecimento científico existente nos livros da saga Harry Potter. Por meio desse questionário prévio, foi trabalhado com os alunos os conceitos científicos apontados por eles, de modo a ampliar e desmistificar os conhecimentos pré existente deste. Conclui-se que a literatura exerce grande influência na aprendizagem dos alunos, em especial a coletânea de Harry Potter, que é um material rico em conhecimentos químicos, em específico a História da Ciência. O material escolhido auxiliou a construir conceitos e adquirir conhecimento químico, otimizando o Ensino de Química.Universidade Federal de UberlândiaBrasilQuímicaLima, Viviani Alves dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751186J1Amaral, Fabio Augusto dohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763451Y3Oliveira, Isabella Moura e2019-06-11T12:48:29Z2019-06-11T12:48:29Z2019-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Isabella Moura e. O uso da literatura no ensino de química por meio dos livros da coletânea de Harry Potter.. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25384porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-04-26T14:49:11Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/25384Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-04-26T14:49:11Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da literatura no ensino de química por meio dos livros da coletânea de Harry Potter.
title O uso da literatura no ensino de química por meio dos livros da coletânea de Harry Potter.
spellingShingle O uso da literatura no ensino de química por meio dos livros da coletânea de Harry Potter.
Oliveira, Isabella Moura e
Harry Potter
Ensino de Química
História da Ciência
Chemistry teaching
History of Science
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short O uso da literatura no ensino de química por meio dos livros da coletânea de Harry Potter.
title_full O uso da literatura no ensino de química por meio dos livros da coletânea de Harry Potter.
title_fullStr O uso da literatura no ensino de química por meio dos livros da coletânea de Harry Potter.
title_full_unstemmed O uso da literatura no ensino de química por meio dos livros da coletânea de Harry Potter.
title_sort O uso da literatura no ensino de química por meio dos livros da coletânea de Harry Potter.
author Oliveira, Isabella Moura e
author_facet Oliveira, Isabella Moura e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Viviani Alves de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751186J1
Amaral, Fabio Augusto do
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763451Y3
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Isabella Moura e
dc.subject.por.fl_str_mv Harry Potter
Ensino de Química
História da Ciência
Chemistry teaching
History of Science
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic Harry Potter
Ensino de Química
História da Ciência
Chemistry teaching
History of Science
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description The present work analyzes the use of literature in the teaching of Chemistry through the books of the collection of Harry Potter (Rowling), as an instrument facilitating the learning of this Science. The research was oriented through a research and action approach, because it was carried out through a subproject of the Federal University of Uberlândia, next to a School of the state network of Uberlândia. The subjects of the research were students of the 1st year of High School Vespertino, where they were asked about the scientific knowledge existing in the books of the saga Harry Potter. By means of this previous questionnaire, the scientific concepts pointed out by them were worked out with the students, in order to amplify and demystify the pre existing knowledge of the latter. It is concluded that literature has a great influence on student learning, especially the collection of Harry Potter, which is a material rich in chemical knowledge, specific to the History of Science. The material chosen helped build concepts and acquire chemical knowledge, optimizing Chemistry Teaching.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-11T12:48:29Z
2019-06-11T12:48:29Z
2019-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Isabella Moura e. O uso da literatura no ensino de química por meio dos livros da coletânea de Harry Potter.. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25384
identifier_str_mv OLIVEIRA, Isabella Moura e. O uso da literatura no ensino de química por meio dos livros da coletânea de Harry Potter.. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Química
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Química
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569599252463616