Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35023 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_6c8d0887b6c34bb73876d65531ee0bb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/35023 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em MatemáticaPedagogical residency: implications for the formation of undergraduate students in MathematicsFormação inicialResidência pedagógicaSaberes docentesFormação docenteIndução docenteCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Esta pesquisa refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Matemática – Licenciatura, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A questão norteadora desta investigação foi: Quais são as contribuições do programa de Residência Pedagógica – Subprojeto Multidisciplinar – na formação dos alunos das Licenciaturas de Matemática e Química do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020, referente à chamada do Edital CAPES n.º 06/2018? Nessa perspectiva, nosso objetivo geral consistiu em analisar as ações desenvolvidas, de cunho científico e metodológico, do programa de Residência Pedagógica do subprojeto multidisciplinar. Para contemplar o objetivo geral, desenvolvemos os seguintes objetivos específicos: (a) compreender as concepções do programa Residência Pedagógica; (b) conhecer a proposta do projeto institucional da Residência Pedagógica da UFU; (c) conhecer os relatórios finais individual referente aos residentes vinculados à licenciatura de Matemática do ICENP que participaram do Subprojeto Multidisciplinar, Núcleo Matemática e Química, no período de participação do Subprojeto; (d) interpretar e descrever as concepções do Edital CAPES n.º 06/2018; e (e) revisar os pressupostos teóricos referente às concepções da formação inicial docente. Para atingir esses objetivos e responder à questão norteadora, foi utilizada a metodologia qualitativa de análise documental, com destaque no estudo de dados das atividades propostas aos participantes do programa por meio dos relatórios. Na análise dos dados apresentados nos relatórios, percebeu-se a importância de investir em políticas públicas na formação inicial dos futuros docentes, pois, por intermédio dela, os participantes da pesquisa puderam agregar em sua formação saberes docentes que possibilitaram novas percepções e abordagens metodológicas que complementam os saberes adquiridos na formação inicial e respondem com qualidade às necessidades da atualidade, fazendo com que esses futuros docentes iniciem suas atividades profissionais tendo noção da sua profissão.2022-05-09Universidade Federal de UberlândiaBrasilMatemáticaMarim, Vlademirhttp://lattes.cnpq.br/8618346653372477Pires, Rogério Fernandohttp://lattes.cnpq.br/2795801064535157Souza, Leandro de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5133010305349485Garcia, Beatriz de Souza Lima2022-05-10T15:21:14Z2022-05-10T15:21:14Z2022-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGARCIA, Beatriz de Souza Lima. Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35023porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-05-11T06:13:18Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/35023Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-05-11T06:13:18Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática Pedagogical residency: implications for the formation of undergraduate students in Mathematics |
title |
Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática |
spellingShingle |
Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática Garcia, Beatriz de Souza Lima Formação inicial Residência pedagógica Saberes docentes Formação docente Indução docente CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
title_short |
Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática |
title_full |
Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática |
title_fullStr |
Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática |
title_full_unstemmed |
Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática |
title_sort |
Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática |
author |
Garcia, Beatriz de Souza Lima |
author_facet |
Garcia, Beatriz de Souza Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marim, Vlademir http://lattes.cnpq.br/8618346653372477 Pires, Rogério Fernando http://lattes.cnpq.br/2795801064535157 Souza, Leandro de Oliveira http://lattes.cnpq.br/5133010305349485 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Beatriz de Souza Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Residência pedagógica Saberes docentes Formação docente Indução docente CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
topic |
Formação inicial Residência pedagógica Saberes docentes Formação docente Indução docente CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-10T15:21:14Z 2022-05-10T15:21:14Z 2022-05-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GARCIA, Beatriz de Souza Lima. Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35023 |
identifier_str_mv |
GARCIA, Beatriz de Souza Lima. Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711413812658176 |