Ter tempo para aprender música: experiências vividas e compartilhadas por aposentados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12350 https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.494 |
Resumo: | This dissertation focuses on retirement as a moment of musical learning. This work has as main objective to understand the retirement as a moment of life to seek to learn music, and as specific objectives intend to understand how the musical experiences are lived and shared with/by these retired people in areas of teaching/learning, collective or not, as in the cases of choir practice, or learning an instrument, individually or collectively. In a qualitative approach, the research method adopted was the case study, using such procedures for data collection interview. The music education as a social practice (SOUZA, 2004), the thought of retirement associated to leisure (DUMAZEDIER, 1994, 1999), and leisure associate to the potential of education in retirement (MARCELLINO, 1987, 1995, 2000, 2002, 2007) were the theoretical basis for the reflection on all the collected material from the interviews. The final considerations of this research are associated with the process on which people that retire experience, the way that musical learning becomes important in their lives, and also how these people experience music in their lives and share in spaces of teaching / learning collective or individual. |
id |
UFU_7a63fd94508d070aa0e5aa351eddfa2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/12350 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Ter tempo para aprender música: experiências vividas e compartilhadas por aposentadosExperiências musicaisAprendizagens musicaisAposentadoriaMúsica - Instrução e estudoIdosos - AposentadoriaMusical experiencesMusical learningRetirementCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESThis dissertation focuses on retirement as a moment of musical learning. This work has as main objective to understand the retirement as a moment of life to seek to learn music, and as specific objectives intend to understand how the musical experiences are lived and shared with/by these retired people in areas of teaching/learning, collective or not, as in the cases of choir practice, or learning an instrument, individually or collectively. In a qualitative approach, the research method adopted was the case study, using such procedures for data collection interview. The music education as a social practice (SOUZA, 2004), the thought of retirement associated to leisure (DUMAZEDIER, 1994, 1999), and leisure associate to the potential of education in retirement (MARCELLINO, 1987, 1995, 2000, 2002, 2007) were the theoretical basis for the reflection on all the collected material from the interviews. The final considerations of this research are associated with the process on which people that retire experience, the way that musical learning becomes important in their lives, and also how these people experience music in their lives and share in spaces of teaching / learning collective or individual.Mestre em ArtesEsta dissertação tem como foco a aposentadoria como um momento de aprendizagem musical. Os objetivos deste estudo são compreender a aprendizagem musical no momento da aposentadoria, bem como entender de que maneira as experiências musicais são vividas e compartilhadas com/por essas pessoas aposentadas em espaços de ensino/aprendizagem, coletivos ou não, como nos casos da prática coral, ou a aprendizagem de um instrumento, individual ou coletivamente. Em uma abordagem qualitativa, o método de pesquisa adotado foi o estudo de caso, utilizando como procedimento de coleta de dados a entrevista. A educação musical como prática social (SOUZA, 2004), o pensamento da aposentadoria associada ao lazer (DUMAZEDIER, 1994; 1999), e um lazer relacionado com as potencialidades da educação na aposentadoria (MARCELLINO, 1987; 1995; 2000; 2002; 2007) foram o suporte teórico para a reflexão sobre todo o material levantado a partir das entrevistas. As considerações finais desta pesquisa estão associadas ao processo pelo qual as pessoas que se aposentam vivenciam, à forma com que a aprendizagem musical passa a ser importante na vida dessas pessoas, e também como essas pessoas experienciam música em suas vidas e as compartilham em espaços de ensino/aprendizagem coletivos ou individuais.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em ArtesLinguística, Letras e ArtesUFUGonçalves, Lilia Neveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728291Y6Mata, Hosana Rodrigues Ferreira da2016-06-22T18:31:36Z2015-10-212016-06-22T18:31:36Z2014-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMATA, Hosana Rodrigues Ferreira da. Ter tempo para aprender música: experiências vividas e compartilhadas por aposentados. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.494https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12350https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.494porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-10-21T20:41:55Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/12350Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-10-21T20:41:55Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ter tempo para aprender música: experiências vividas e compartilhadas por aposentados |
title |
Ter tempo para aprender música: experiências vividas e compartilhadas por aposentados |
spellingShingle |
Ter tempo para aprender música: experiências vividas e compartilhadas por aposentados Mata, Hosana Rodrigues Ferreira da Experiências musicais Aprendizagens musicais Aposentadoria Música - Instrução e estudo Idosos - Aposentadoria Musical experiences Musical learning Retirement CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
title_short |
Ter tempo para aprender música: experiências vividas e compartilhadas por aposentados |
title_full |
Ter tempo para aprender música: experiências vividas e compartilhadas por aposentados |
title_fullStr |
Ter tempo para aprender música: experiências vividas e compartilhadas por aposentados |
title_full_unstemmed |
Ter tempo para aprender música: experiências vividas e compartilhadas por aposentados |
title_sort |
Ter tempo para aprender música: experiências vividas e compartilhadas por aposentados |
author |
Mata, Hosana Rodrigues Ferreira da |
author_facet |
Mata, Hosana Rodrigues Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Lilia Neves http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728291Y6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mata, Hosana Rodrigues Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiências musicais Aprendizagens musicais Aposentadoria Música - Instrução e estudo Idosos - Aposentadoria Musical experiences Musical learning Retirement CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
Experiências musicais Aprendizagens musicais Aposentadoria Música - Instrução e estudo Idosos - Aposentadoria Musical experiences Musical learning Retirement CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
description |
This dissertation focuses on retirement as a moment of musical learning. This work has as main objective to understand the retirement as a moment of life to seek to learn music, and as specific objectives intend to understand how the musical experiences are lived and shared with/by these retired people in areas of teaching/learning, collective or not, as in the cases of choir practice, or learning an instrument, individually or collectively. In a qualitative approach, the research method adopted was the case study, using such procedures for data collection interview. The music education as a social practice (SOUZA, 2004), the thought of retirement associated to leisure (DUMAZEDIER, 1994, 1999), and leisure associate to the potential of education in retirement (MARCELLINO, 1987, 1995, 2000, 2002, 2007) were the theoretical basis for the reflection on all the collected material from the interviews. The final considerations of this research are associated with the process on which people that retire experience, the way that musical learning becomes important in their lives, and also how these people experience music in their lives and share in spaces of teaching / learning collective or individual. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-26 2015-10-21 2016-06-22T18:31:36Z 2016-06-22T18:31:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATA, Hosana Rodrigues Ferreira da. Ter tempo para aprender música: experiências vividas e compartilhadas por aposentados. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.494 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12350 https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.494 |
identifier_str_mv |
MATA, Hosana Rodrigues Ferreira da. Ter tempo para aprender música: experiências vividas e compartilhadas por aposentados. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.494 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12350 https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Artes Linguística, Letras e Artes UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Artes Linguística, Letras e Artes UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711350719840256 |