A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19162 |
Resumo: | Palavras chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. |
id |
UFU_7bf86b9b6c6b5c809ab476052dae69a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/19162 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2017-07-17T19:15:31Z2017-07-17T19:15:31Z2006MACHADO, Kellen. A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela. 2006. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19162Palavras chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho tem como proposta de abordagem discutir a realidade da televisão brasileira apoiada na publicidade e merchandising, e como isso reflete no consumidor (telespectador) dos produtos veiculados por ela. Partindo da exposição da construção do processo de formação da TV, desde sua origem, e sua astúcia em crescer como o maior meio de comunicação presente hoje no país, até a análise de um programa que mostre a influência de seu produto na sociedade. Portanto, tornou-se necessário destacar além da história da TV em si, um programa específico que está em seu interior mostrando como acontece à relação entre telespectador/marketing. Para maiores detalhes, o objeto de estudo, ou seja, o programa de televisão escolhido para análise está contido na programação da Rede Globo de Televisão e trata-se de uma telenovela: “América”, de autoria de Glória Perez, apresentada no horário das 21:00h, no ano de 2005. Observa-se, mediante a abordagem do tema, a formação de novos hábitos de consumo do brasileiro a partir dos anos 70, conseqüência da urbanização crescente, no qual a publicidade se torna a base para o crescimento das redes de televisão, gerando um campo para o reconhecimento de produtos no Brasil industrializado, iniciando, dessa forma, a corrida por uma futura concorrência entre as emissoras de TV que garantiam sua programação com a arrecadação advinda dos anunciantes. A TV, assim sendo, depende da publicidade, uma vez que ela é a alavanca econômica desse meio de comunicação, e em reverso, a publicidade depende da TV por ser o maior veículo de comunicação de massa que vem sendo consolidado desde os anos 50 no Brasil. Fomentando a capacidade, sem grandes esforços, de vender seus produtos através de imagens que atinjam a todos. Esse é o jogo do marketing disciplinador de toda uma nação que se tornou alvo estratégico da indústria cultural através do meio de comunicação televisivo.porUniversidade Federal de UberlândiaHistóriaBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIATelevisão brasileiraMídiaPublicidadeTelenovelaA televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovelainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisRamos, Alcides FreireCardoso, Maria AbadiaFreitas, Sheille Soares deMachado, Kellen78info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILTelevisaoBrasileiraPublicidade.pdf.jpgTelevisaoBrasileiraPublicidade.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19162/4/TelevisaoBrasileiraPublicidade.pdf.jpg2c5764b6805786bc407bf974dc2760beMD54ORIGINALTelevisaoBrasileiraPublicidade.pdfTelevisaoBrasileiraPublicidade.pdfTCCapplication/pdf809447https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19162/1/TelevisaoBrasileiraPublicidade.pdf11b6723cdaceec1a8b464e5d8fa33c72MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19162/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTTelevisaoBrasileiraPublicidade.pdf.txtTelevisaoBrasileiraPublicidade.pdf.txtExtracted texttext/plain186331https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19162/3/TelevisaoBrasileiraPublicidade.pdf.txt5cbff243be5004519d0793dd0c3e0e6cMD53123456789/191622017-07-18 03:01:26.68oai:repositorio.ufu.br:123456789/19162w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLCBhbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvLiBQb3IgZmF2b3IsIGxlaWEgYSBsaWNlbsOnYSBhdGVudGFtZW50ZS4gQ2FzbyBuZWNlc3NpdGUgZGUgYWxndW0gZXNjbGFyZWNpbWVudG8gZW50cmUgZW0gY29udGF0byBhdHJhdsOpcyBkbyBlLW1haWwgIHJlcG9zaXRvcmlvQHVmdS5ici4KCkxJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kgcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSwgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldShzKSBub21lKHMpIGNvbW8gbyhzKSBhdXRvcihlcykgb3UgZGV0ZW50b3IgKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-07-18T06:01:26Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela |
title |
A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela |
spellingShingle |
A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela Machado, Kellen CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Televisão brasileira Mídia Publicidade Telenovela |
title_short |
A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela |
title_full |
A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela |
title_fullStr |
A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela |
title_full_unstemmed |
A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela |
title_sort |
A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela |
author |
Machado, Kellen |
author_facet |
Machado, Kellen |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Alcides Freire |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cardoso, Maria Abadia |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Freitas, Sheille Soares de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Kellen |
contributor_str_mv |
Ramos, Alcides Freire Cardoso, Maria Abadia Freitas, Sheille Soares de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Televisão brasileira Mídia Publicidade Telenovela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão brasileira Mídia Publicidade Telenovela |
description |
Palavras chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-17T19:15:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-07-17T19:15:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MACHADO, Kellen. A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela. 2006. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19162 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Kellen. A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela. 2006. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia História |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia História |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19162/4/TelevisaoBrasileiraPublicidade.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19162/1/TelevisaoBrasileiraPublicidade.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19162/2/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19162/3/TelevisaoBrasileiraPublicidade.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2c5764b6805786bc407bf974dc2760be 11b6723cdaceec1a8b464e5d8fa33c72 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 5cbff243be5004519d0793dd0c3e0e6c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110563502784512 |