A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Kellen
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19162
Resumo: Palavras chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
id UFU_7bf86b9b6c6b5c809ab476052dae69a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/19162
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovelaTelevisão brasileiraMídiaPublicidadeTelenovelaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAPalavras chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho tem como proposta de abordagem discutir a realidade da televisão brasileira apoiada na publicidade e merchandising, e como isso reflete no consumidor (telespectador) dos produtos veiculados por ela. Partindo da exposição da construção do processo de formação da TV, desde sua origem, e sua astúcia em crescer como o maior meio de comunicação presente hoje no país, até a análise de um programa que mostre a influência de seu produto na sociedade. Portanto, tornou-se necessário destacar além da história da TV em si, um programa específico que está em seu interior mostrando como acontece à relação entre telespectador/marketing. Para maiores detalhes, o objeto de estudo, ou seja, o programa de televisão escolhido para análise está contido na programação da Rede Globo de Televisão e trata-se de uma telenovela: “América”, de autoria de Glória Perez, apresentada no horário das 21:00h, no ano de 2005. Observa-se, mediante a abordagem do tema, a formação de novos hábitos de consumo do brasileiro a partir dos anos 70, conseqüência da urbanização crescente, no qual a publicidade se torna a base para o crescimento das redes de televisão, gerando um campo para o reconhecimento de produtos no Brasil industrializado, iniciando, dessa forma, a corrida por uma futura concorrência entre as emissoras de TV que garantiam sua programação com a arrecadação advinda dos anunciantes. A TV, assim sendo, depende da publicidade, uma vez que ela é a alavanca econômica desse meio de comunicação, e em reverso, a publicidade depende da TV por ser o maior veículo de comunicação de massa que vem sendo consolidado desde os anos 50 no Brasil. Fomentando a capacidade, sem grandes esforços, de vender seus produtos através de imagens que atinjam a todos. Esse é o jogo do marketing disciplinador de toda uma nação que se tornou alvo estratégico da indústria cultural através do meio de comunicação televisivo.Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaRamos, Alcides FreireCardoso, Maria AbadiaFreitas, Sheille Soares deMachado, Kellen2017-07-17T19:15:31Z2017-07-17T19:15:31Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMACHADO, Kellen. A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela. 2006. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19162porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2017-07-18T06:01:26Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/19162Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-07-18T06:01:26Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela
title A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela
spellingShingle A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela
Machado, Kellen
Televisão brasileira
Mídia
Publicidade
Telenovela
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela
title_full A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela
title_fullStr A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela
title_full_unstemmed A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela
title_sort A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela
author Machado, Kellen
author_facet Machado, Kellen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Alcides Freire
Cardoso, Maria Abadia
Freitas, Sheille Soares de
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Kellen
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão brasileira
Mídia
Publicidade
Telenovela
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic Televisão brasileira
Mídia
Publicidade
Telenovela
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description Palavras chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2017-07-17T19:15:31Z
2017-07-17T19:15:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACHADO, Kellen. A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela. 2006. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19162
identifier_str_mv MACHADO, Kellen. A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela. 2006. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569727346507776