A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19162 |
Resumo: | Palavras chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. |
id |
UFU_7bf86b9b6c6b5c809ab476052dae69a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/19162 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovelaTelevisão brasileiraMídiaPublicidadeTelenovelaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAPalavras chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho tem como proposta de abordagem discutir a realidade da televisão brasileira apoiada na publicidade e merchandising, e como isso reflete no consumidor (telespectador) dos produtos veiculados por ela. Partindo da exposição da construção do processo de formação da TV, desde sua origem, e sua astúcia em crescer como o maior meio de comunicação presente hoje no país, até a análise de um programa que mostre a influência de seu produto na sociedade. Portanto, tornou-se necessário destacar além da história da TV em si, um programa específico que está em seu interior mostrando como acontece à relação entre telespectador/marketing. Para maiores detalhes, o objeto de estudo, ou seja, o programa de televisão escolhido para análise está contido na programação da Rede Globo de Televisão e trata-se de uma telenovela: “América”, de autoria de Glória Perez, apresentada no horário das 21:00h, no ano de 2005. Observa-se, mediante a abordagem do tema, a formação de novos hábitos de consumo do brasileiro a partir dos anos 70, conseqüência da urbanização crescente, no qual a publicidade se torna a base para o crescimento das redes de televisão, gerando um campo para o reconhecimento de produtos no Brasil industrializado, iniciando, dessa forma, a corrida por uma futura concorrência entre as emissoras de TV que garantiam sua programação com a arrecadação advinda dos anunciantes. A TV, assim sendo, depende da publicidade, uma vez que ela é a alavanca econômica desse meio de comunicação, e em reverso, a publicidade depende da TV por ser o maior veículo de comunicação de massa que vem sendo consolidado desde os anos 50 no Brasil. Fomentando a capacidade, sem grandes esforços, de vender seus produtos através de imagens que atinjam a todos. Esse é o jogo do marketing disciplinador de toda uma nação que se tornou alvo estratégico da indústria cultural através do meio de comunicação televisivo.Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaRamos, Alcides FreireCardoso, Maria AbadiaFreitas, Sheille Soares deMachado, Kellen2017-07-17T19:15:31Z2017-07-17T19:15:31Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMACHADO, Kellen. A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela. 2006. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19162porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2017-07-18T06:01:26Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/19162Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-07-18T06:01:26Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela |
title |
A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela |
spellingShingle |
A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela Machado, Kellen Televisão brasileira Mídia Publicidade Telenovela CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela |
title_full |
A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela |
title_fullStr |
A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela |
title_full_unstemmed |
A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela |
title_sort |
A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela |
author |
Machado, Kellen |
author_facet |
Machado, Kellen |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Alcides Freire Cardoso, Maria Abadia Freitas, Sheille Soares de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Kellen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão brasileira Mídia Publicidade Telenovela CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
Televisão brasileira Mídia Publicidade Telenovela CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
Palavras chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2017-07-17T19:15:31Z 2017-07-17T19:15:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACHADO, Kellen. A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela. 2006. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19162 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Kellen. A televisão brasileira apresenta...publicidade na telenovela. 2006. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil História |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569727346507776 |