Desafios para a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Gabriela Sousa Aquino
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33588
Resumo: A educação inclusiva no Brasil é assegurada por lei, e consiste em uma proposta na qual as escolas devem disponibilizar o acesso para alunos com deficiências no ensino regular. Este trabalho tem como objetivo apresentar através de revisão bibliográfica a questão da formação docente para atuar na inclusão escolar, debater sobre os desafios dos professores do ensino regular no trabalho de inclusão dos alunos com deficiência e discorrer sobre as necessidades de mudança nas práticas educacionais, com propósito de garantir a acessibilidade. Através de pesquisa observou-se as dificuldades encontradas pelos professores em promover a acessibilidade e inclusão escolar dos alunos com deficiência, analisou-se a ação do docente no trabalho com estes estudantes, no qual identificou-se a necessidade de estudar o processo de inclusão na urgência da efetivação das políticas decorrentes da educação inclusiva. A pesquisa bibliográfica foi realizada de 2015 a 2020 na base de dados do Google Acadêmico e Scielo. Os resultados da análise de dados apontaram que embora a formação continuada destes profissionais seja essencial para o desenvolvimento da educação inclusiva, ainda existem diversos desafios relacionados a este assunto, consequências de políticas públicas de inclusão escolar, em que os docentes do ensino regular não possuem habilidades específicas para realizar o trabalho pedagógico com discentes com deficiência, além das dificuldades dos professores especializados em lidar com os estudantes da classe comum, assim, os diversos autores estudados propõem modificações no sistema de ensino para inclusão efetiva destas crianças. Nota-se que o docente do ensino comum é responsável pelo ensino de conteúdos escolares para os estudantes com deficiência, tornando necessário que exista um trabalho articulado entre esse docente e aquele que atua na Educação Especial, uma vez que somente através dessa relação os objetivos de uma educação verdadeiramente inclusiva serão alcançados. Outro fator é que o processo de inclusão escolar do sistema brasileiro de ensino preocupou-se apenas com a acessibilidade física dos alunos com deficiência no espaço da escola, deixando de lado qualificação dos docentes e garantia da qualidade do ensino oferecido a estes alunos.
id UFU_88277396117eef91d3a5b64e65a1153d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33588
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2021-11-30T12:12:02Z2021-11-30T12:12:02Z2021-11-26MOURA, Gabriela. Desafios para a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva. 2021. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33588A educação inclusiva no Brasil é assegurada por lei, e consiste em uma proposta na qual as escolas devem disponibilizar o acesso para alunos com deficiências no ensino regular. Este trabalho tem como objetivo apresentar através de revisão bibliográfica a questão da formação docente para atuar na inclusão escolar, debater sobre os desafios dos professores do ensino regular no trabalho de inclusão dos alunos com deficiência e discorrer sobre as necessidades de mudança nas práticas educacionais, com propósito de garantir a acessibilidade. Através de pesquisa observou-se as dificuldades encontradas pelos professores em promover a acessibilidade e inclusão escolar dos alunos com deficiência, analisou-se a ação do docente no trabalho com estes estudantes, no qual identificou-se a necessidade de estudar o processo de inclusão na urgência da efetivação das políticas decorrentes da educação inclusiva. A pesquisa bibliográfica foi realizada de 2015 a 2020 na base de dados do Google Acadêmico e Scielo. Os resultados da análise de dados apontaram que embora a formação continuada destes profissionais seja essencial para o desenvolvimento da educação inclusiva, ainda existem diversos desafios relacionados a este assunto, consequências de políticas públicas de inclusão escolar, em que os docentes do ensino regular não possuem habilidades específicas para realizar o trabalho pedagógico com discentes com deficiência, além das dificuldades dos professores especializados em lidar com os estudantes da classe comum, assim, os diversos autores estudados propõem modificações no sistema de ensino para inclusão efetiva destas crianças. Nota-se que o docente do ensino comum é responsável pelo ensino de conteúdos escolares para os estudantes com deficiência, tornando necessário que exista um trabalho articulado entre esse docente e aquele que atua na Educação Especial, uma vez que somente através dessa relação os objetivos de uma educação verdadeiramente inclusiva serão alcançados. Outro fator é que o processo de inclusão escolar do sistema brasileiro de ensino preocupou-se apenas com a acessibilidade física dos alunos com deficiência no espaço da escola, deixando de lado qualificação dos docentes e garantia da qualidade do ensino oferecido a estes alunos.Inclusive education in Brazil is guaranteed by law, and consists of a proposal in which schools must provide access for students with disabilities to regular education. This work aims to present, through a bibliographic review, the issue of teacher training to act in school inclusion, discuss the challenges of regular education teachers in the work of inclusion of students with disabilities and discuss the needs for change in educational practices, with purpose of ensuring accessibility for students with disabilities. Through research, the difficulties encountered by teachers in promoting accessibility and inclusion of students with disabilities were observed. urgency of the implementation of policies resulting from inclusive education. From the bibliographic research carried out in the period between 2015 and 2020 in the Google Scholar database, Scielo, the results of the data analysis indicate that although the continuing education of these professionals is essential for the development of inclusive education, there are still several challenges related to this issue, consequences of public policies for school inclusion, in which regular education teachers do not have specific skills to carry out pedagogical work with students with disabilities, in addition to the difficulties of specialized teachers in dealing with students from the common class, the various authors studied propose changes in the education system for the effective inclusion of these children. It is noted that the ordinary school teacher is responsible for teaching school content for students with disabilities, making it necessary for there to be an articulated work between this teacher and the one who works in Special Education, since only through this relationship the objectives of a truly inclusive education will be achieved, and that the school inclusion process of the Brazilian education system was concerned only with the physical accessibility of students with disabilities in the school space, leaving aside the qualification of teachers and guarantee of the quality of education offered to these students.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)porUniversidade Federal de UberlândiaPedagogiaBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMFormação de professoreseducação inclusivadesafios dos professores na inclusãoTeacher educationinclusive educationteacher challenges in inclusionDesafios para a formação de professores na perspectiva da educação inclusivaChallenges for teacher training from the perspective of inclusive educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBuiatti, Viviane Pradohttp://lattes.cnpq.br/1434975072387499não se aplica, não se aplicanão se aplicanão se aplica, não se aplicanão se aplicaMoura, Gabriela Sousa Aquino33info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33588/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52ORIGINALDesafiosFormaçãoProfessores.pdfDesafiosFormaçãoProfessores.pdfTCCapplication/pdf163725https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33588/3/DesafiosForma%c3%a7%c3%a3oProfessores.pdff149f934e19848f6a0a25edb8b12f5a5MD53TEXTDesafiosFormaçãoProfessores.pdf.txtDesafiosFormaçãoProfessores.pdf.txtExtracted texttext/plain65208https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33588/4/DesafiosForma%c3%a7%c3%a3oProfessores.pdf.txt2ddfc0de57d5d3f0cecec00c9d1c3cffMD54THUMBNAILDesafiosFormaçãoProfessores.pdf.jpgDesafiosFormaçãoProfessores.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33588/5/DesafiosForma%c3%a7%c3%a3oProfessores.pdf.jpg52bc2b20a60037a6a0cd0ca41e4c4759MD55123456789/335882022-03-02 15:38:25.065oai:repositorio.ufu.br:123456789/33588Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-04-26T15:19:40.617536Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios para a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Challenges for teacher training from the perspective of inclusive education
title Desafios para a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva
spellingShingle Desafios para a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva
Moura, Gabriela Sousa Aquino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Formação de professores
educação inclusiva
desafios dos professores na inclusão
Teacher education
inclusive education
teacher challenges in inclusion
title_short Desafios para a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva
title_full Desafios para a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva
title_fullStr Desafios para a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva
title_full_unstemmed Desafios para a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva
title_sort Desafios para a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva
author Moura, Gabriela Sousa Aquino
author_facet Moura, Gabriela Sousa Aquino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Buiatti, Viviane Prado
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1434975072387499
dc.contributor.referee1.fl_str_mv não se aplica, não se aplica
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv não se aplica
dc.contributor.referee2.fl_str_mv não se aplica, não se aplica
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv não se aplica
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Gabriela Sousa Aquino
contributor_str_mv Buiatti, Viviane Prado
não se aplica, não se aplica
não se aplica, não se aplica
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Formação de professores
educação inclusiva
desafios dos professores na inclusão
Teacher education
inclusive education
teacher challenges in inclusion
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
educação inclusiva
desafios dos professores na inclusão
Teacher education
inclusive education
teacher challenges in inclusion
description A educação inclusiva no Brasil é assegurada por lei, e consiste em uma proposta na qual as escolas devem disponibilizar o acesso para alunos com deficiências no ensino regular. Este trabalho tem como objetivo apresentar através de revisão bibliográfica a questão da formação docente para atuar na inclusão escolar, debater sobre os desafios dos professores do ensino regular no trabalho de inclusão dos alunos com deficiência e discorrer sobre as necessidades de mudança nas práticas educacionais, com propósito de garantir a acessibilidade. Através de pesquisa observou-se as dificuldades encontradas pelos professores em promover a acessibilidade e inclusão escolar dos alunos com deficiência, analisou-se a ação do docente no trabalho com estes estudantes, no qual identificou-se a necessidade de estudar o processo de inclusão na urgência da efetivação das políticas decorrentes da educação inclusiva. A pesquisa bibliográfica foi realizada de 2015 a 2020 na base de dados do Google Acadêmico e Scielo. Os resultados da análise de dados apontaram que embora a formação continuada destes profissionais seja essencial para o desenvolvimento da educação inclusiva, ainda existem diversos desafios relacionados a este assunto, consequências de políticas públicas de inclusão escolar, em que os docentes do ensino regular não possuem habilidades específicas para realizar o trabalho pedagógico com discentes com deficiência, além das dificuldades dos professores especializados em lidar com os estudantes da classe comum, assim, os diversos autores estudados propõem modificações no sistema de ensino para inclusão efetiva destas crianças. Nota-se que o docente do ensino comum é responsável pelo ensino de conteúdos escolares para os estudantes com deficiência, tornando necessário que exista um trabalho articulado entre esse docente e aquele que atua na Educação Especial, uma vez que somente através dessa relação os objetivos de uma educação verdadeiramente inclusiva serão alcançados. Outro fator é que o processo de inclusão escolar do sistema brasileiro de ensino preocupou-se apenas com a acessibilidade física dos alunos com deficiência no espaço da escola, deixando de lado qualificação dos docentes e garantia da qualidade do ensino oferecido a estes alunos.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-30T12:12:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-30T12:12:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOURA, Gabriela. Desafios para a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva. 2021. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33588
identifier_str_mv MOURA, Gabriela. Desafios para a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva. 2021. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Pedagogia
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Pedagogia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33588/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33588/3/DesafiosForma%c3%a7%c3%a3oProfessores.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33588/4/DesafiosForma%c3%a7%c3%a3oProfessores.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33588/5/DesafiosForma%c3%a7%c3%a3oProfessores.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
f149f934e19848f6a0a25edb8b12f5a5
2ddfc0de57d5d3f0cecec00c9d1c3cff
52bc2b20a60037a6a0cd0ca41e4c4759
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1797425662291607552