Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Francisca Abreu de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5816
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo conhecer a representação de professores e alunos de cursos de formação de professores, quanto a formação de docentes para exercer suas funções junto a discentes com necessidades educativas especiais. O referencial teórico está fundamentado no pensamento de autores como Mantoan, (2015), Cruz e Glat, (2014), Pimenta; Ghedin. Fundamentada numa abordagem qualitativa, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário com três perguntas referente ao perfil dos sujeitos e duas questões abertas relacionadas aos objetivos da pesquisa. A amostra é constituída por dez docentes e dez discentes de cinco cursos de formação de professores, distribuídos proporcionalmente, do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras - PB. Os dados coletados foram analisados a partir de técnicas do método de Análise de Conteúdo, com a elaboração de categorias. Os resultados da pesquisa mostram que os sujeitos reconhecem a falta de capacitação na graduação dos professores, desenvolvimento de projetos inclusivos e adaptações nos currículos com criação de disciplinas adequadas para ensinar alunos com necessidades especiais. Os sujeitos demonstram a necessidade de mudanças para o adequado preparo dos graduandos no tocante à docência direcionada a alunos com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
id UFCG_6afe85793d98c5208d22017b4396dc97
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5816
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.Teacher training and inclusion of students with special educational needs.Formação de professoresInclusãoEducação inclusivaEnsino e aprendizagemTeacher trainingInclusioninclusive educationTeaching and learningEducação.Esta pesquisa teve por objetivo conhecer a representação de professores e alunos de cursos de formação de professores, quanto a formação de docentes para exercer suas funções junto a discentes com necessidades educativas especiais. O referencial teórico está fundamentado no pensamento de autores como Mantoan, (2015), Cruz e Glat, (2014), Pimenta; Ghedin. Fundamentada numa abordagem qualitativa, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário com três perguntas referente ao perfil dos sujeitos e duas questões abertas relacionadas aos objetivos da pesquisa. A amostra é constituída por dez docentes e dez discentes de cinco cursos de formação de professores, distribuídos proporcionalmente, do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras - PB. Os dados coletados foram analisados a partir de técnicas do método de Análise de Conteúdo, com a elaboração de categorias. Os resultados da pesquisa mostram que os sujeitos reconhecem a falta de capacitação na graduação dos professores, desenvolvimento de projetos inclusivos e adaptações nos currículos com criação de disciplinas adequadas para ensinar alunos com necessidades especiais. Os sujeitos demonstram a necessidade de mudanças para o adequado preparo dos graduandos no tocante à docência direcionada a alunos com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.This research aimed to know the representation of teachers and students from teacher training courses,as well as the training of teachers to perform their duties with students with special needs.The theoretical framework is based on the thinking of authors like Mantoan, (2015), Cruz andGlat, (2014), Pimenta; Ghedin.The research is based on a qualitative approach, which had as a data collection instrument a questionnaire with three questions concerning the profile of the subjects, and two open questions related to the research objectives. The sample consists of ten professors and ten students of five teacher training courses, proportionally distributed, from the Teacher Training Center of the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras Campus - PB. Data were collected and analyzed using techniques of the content analysis method, with the elaboration of categories.The research results show that the subjects recognize the lack of training in teachers' graduation, development of inclusive projects, and adaptations in the curricula with creation of appropriate disciplines to teach students with special needs. The subjects demonstrate the need for changes for the adequate preparation of undergraduates regarding teaching directed to students with disabilities, global developmental disorder and high skills / giftedness.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGNOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.http://lattes.cnpq.br/3908692085613288CUNHA, Ane Cristine Hermínio.LIMA, Maria Janete de.OLIVEIRA, Francisca Abreu de.2018-02-282019-08-15T14:05:26Z2019-08-152019-08-15T14:05:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5816OLIVEIRA, Francisca Abreu de. Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. 2018. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T18:57:11Zoai:localhost:riufcg/5816Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T18:57:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.
Teacher training and inclusion of students with special educational needs.
title Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.
spellingShingle Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.
OLIVEIRA, Francisca Abreu de.
Formação de professores
Inclusão
Educação inclusiva
Ensino e aprendizagem
Teacher training
Inclusion
inclusive education
Teaching and learning
Educação.
title_short Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.
title_full Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.
title_fullStr Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.
title_full_unstemmed Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.
title_sort Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.
author OLIVEIRA, Francisca Abreu de.
author_facet OLIVEIRA, Francisca Abreu de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
http://lattes.cnpq.br/3908692085613288
CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Francisca Abreu de.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Inclusão
Educação inclusiva
Ensino e aprendizagem
Teacher training
Inclusion
inclusive education
Teaching and learning
Educação.
topic Formação de professores
Inclusão
Educação inclusiva
Ensino e aprendizagem
Teacher training
Inclusion
inclusive education
Teaching and learning
Educação.
description Esta pesquisa teve por objetivo conhecer a representação de professores e alunos de cursos de formação de professores, quanto a formação de docentes para exercer suas funções junto a discentes com necessidades educativas especiais. O referencial teórico está fundamentado no pensamento de autores como Mantoan, (2015), Cruz e Glat, (2014), Pimenta; Ghedin. Fundamentada numa abordagem qualitativa, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário com três perguntas referente ao perfil dos sujeitos e duas questões abertas relacionadas aos objetivos da pesquisa. A amostra é constituída por dez docentes e dez discentes de cinco cursos de formação de professores, distribuídos proporcionalmente, do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras - PB. Os dados coletados foram analisados a partir de técnicas do método de Análise de Conteúdo, com a elaboração de categorias. Os resultados da pesquisa mostram que os sujeitos reconhecem a falta de capacitação na graduação dos professores, desenvolvimento de projetos inclusivos e adaptações nos currículos com criação de disciplinas adequadas para ensinar alunos com necessidades especiais. Os sujeitos demonstram a necessidade de mudanças para o adequado preparo dos graduandos no tocante à docência direcionada a alunos com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
2019-08-15T14:05:26Z
2019-08-15
2019-08-15T14:05:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5816
OLIVEIRA, Francisca Abreu de. Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. 2018. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5816
identifier_str_mv OLIVEIRA, Francisca Abreu de. Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. 2018. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744386449211392