Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5816 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo conhecer a representação de professores e alunos de cursos de formação de professores, quanto a formação de docentes para exercer suas funções junto a discentes com necessidades educativas especiais. O referencial teórico está fundamentado no pensamento de autores como Mantoan, (2015), Cruz e Glat, (2014), Pimenta; Ghedin. Fundamentada numa abordagem qualitativa, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário com três perguntas referente ao perfil dos sujeitos e duas questões abertas relacionadas aos objetivos da pesquisa. A amostra é constituída por dez docentes e dez discentes de cinco cursos de formação de professores, distribuídos proporcionalmente, do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras - PB. Os dados coletados foram analisados a partir de técnicas do método de Análise de Conteúdo, com a elaboração de categorias. Os resultados da pesquisa mostram que os sujeitos reconhecem a falta de capacitação na graduação dos professores, desenvolvimento de projetos inclusivos e adaptações nos currículos com criação de disciplinas adequadas para ensinar alunos com necessidades especiais. Os sujeitos demonstram a necessidade de mudanças para o adequado preparo dos graduandos no tocante à docência direcionada a alunos com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. |
id |
UFCG_6afe85793d98c5208d22017b4396dc97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5816 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.Teacher training and inclusion of students with special educational needs.Formação de professoresInclusãoEducação inclusivaEnsino e aprendizagemTeacher trainingInclusioninclusive educationTeaching and learningEducação.Esta pesquisa teve por objetivo conhecer a representação de professores e alunos de cursos de formação de professores, quanto a formação de docentes para exercer suas funções junto a discentes com necessidades educativas especiais. O referencial teórico está fundamentado no pensamento de autores como Mantoan, (2015), Cruz e Glat, (2014), Pimenta; Ghedin. Fundamentada numa abordagem qualitativa, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário com três perguntas referente ao perfil dos sujeitos e duas questões abertas relacionadas aos objetivos da pesquisa. A amostra é constituída por dez docentes e dez discentes de cinco cursos de formação de professores, distribuídos proporcionalmente, do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras - PB. Os dados coletados foram analisados a partir de técnicas do método de Análise de Conteúdo, com a elaboração de categorias. Os resultados da pesquisa mostram que os sujeitos reconhecem a falta de capacitação na graduação dos professores, desenvolvimento de projetos inclusivos e adaptações nos currículos com criação de disciplinas adequadas para ensinar alunos com necessidades especiais. Os sujeitos demonstram a necessidade de mudanças para o adequado preparo dos graduandos no tocante à docência direcionada a alunos com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.This research aimed to know the representation of teachers and students from teacher training courses,as well as the training of teachers to perform their duties with students with special needs.The theoretical framework is based on the thinking of authors like Mantoan, (2015), Cruz andGlat, (2014), Pimenta; Ghedin.The research is based on a qualitative approach, which had as a data collection instrument a questionnaire with three questions concerning the profile of the subjects, and two open questions related to the research objectives. The sample consists of ten professors and ten students of five teacher training courses, proportionally distributed, from the Teacher Training Center of the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras Campus - PB. Data were collected and analyzed using techniques of the content analysis method, with the elaboration of categories.The research results show that the subjects recognize the lack of training in teachers' graduation, development of inclusive projects, and adaptations in the curricula with creation of appropriate disciplines to teach students with special needs. The subjects demonstrate the need for changes for the adequate preparation of undergraduates regarding teaching directed to students with disabilities, global developmental disorder and high skills / giftedness.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGNOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.http://lattes.cnpq.br/3908692085613288CUNHA, Ane Cristine Hermínio.LIMA, Maria Janete de.OLIVEIRA, Francisca Abreu de.2018-02-282019-08-15T14:05:26Z2019-08-152019-08-15T14:05:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5816OLIVEIRA, Francisca Abreu de. Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. 2018. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T18:57:11Zoai:localhost:riufcg/5816Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T18:57:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. Teacher training and inclusion of students with special educational needs. |
title |
Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. |
spellingShingle |
Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. OLIVEIRA, Francisca Abreu de. Formação de professores Inclusão Educação inclusiva Ensino e aprendizagem Teacher training Inclusion inclusive education Teaching and learning Educação. |
title_short |
Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. |
title_full |
Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. |
title_fullStr |
Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. |
title_sort |
Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. |
author |
OLIVEIRA, Francisca Abreu de. |
author_facet |
OLIVEIRA, Francisca Abreu de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. http://lattes.cnpq.br/3908692085613288 CUNHA, Ane Cristine Hermínio. LIMA, Maria Janete de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Francisca Abreu de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Inclusão Educação inclusiva Ensino e aprendizagem Teacher training Inclusion inclusive education Teaching and learning Educação. |
topic |
Formação de professores Inclusão Educação inclusiva Ensino e aprendizagem Teacher training Inclusion inclusive education Teaching and learning Educação. |
description |
Esta pesquisa teve por objetivo conhecer a representação de professores e alunos de cursos de formação de professores, quanto a formação de docentes para exercer suas funções junto a discentes com necessidades educativas especiais. O referencial teórico está fundamentado no pensamento de autores como Mantoan, (2015), Cruz e Glat, (2014), Pimenta; Ghedin. Fundamentada numa abordagem qualitativa, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário com três perguntas referente ao perfil dos sujeitos e duas questões abertas relacionadas aos objetivos da pesquisa. A amostra é constituída por dez docentes e dez discentes de cinco cursos de formação de professores, distribuídos proporcionalmente, do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras - PB. Os dados coletados foram analisados a partir de técnicas do método de Análise de Conteúdo, com a elaboração de categorias. Os resultados da pesquisa mostram que os sujeitos reconhecem a falta de capacitação na graduação dos professores, desenvolvimento de projetos inclusivos e adaptações nos currículos com criação de disciplinas adequadas para ensinar alunos com necessidades especiais. Os sujeitos demonstram a necessidade de mudanças para o adequado preparo dos graduandos no tocante à docência direcionada a alunos com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-28 2019-08-15T14:05:26Z 2019-08-15 2019-08-15T14:05:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5816 OLIVEIRA, Francisca Abreu de. Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. 2018. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5816 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Francisca Abreu de. Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. 2018. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744386449211392 |