Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Laura Barbosa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40006
Resumo: The research conducted at the Faculty of Mathematics of the Federal University of Uberlândia aims to identify the geometric knowledge that future Mathematics teachers participating in the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) and the Pedagogical Residency Program (PRP) at UFU, in 2023 possess. The specific objectives are to understand the development of geometry in Brazil and its teaching and to identify research related to geometric knowledge and the PIBID and PRP programs. To collect the empirical material, a form was proposed so that we could understand the ease and difficulties of undergraduates in understanding this area of ​​knowledge: geometry. Furthermore, this research conducted a survey of studies carried out in the last six years with the same theme to verify the similarities and differences between what they did and what we now propose. By analyzing the material obtained, it was possible to perceive topics in which the study participants have more facilities, which would be those chosen for their classes, and topics with more difficulties, which they would leave aside if they could. Furthermore, participants seem to want to find ways to change this reality so that their future students have better experiences with geometry.
id UFU_960005b4f4f7cccc2a3357705940a517
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/40006
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olharConhecimentos geométricosGeometry knowledgePIBIDPRPLicenciatura em MatemáticaDegree in MathematicsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMThe research conducted at the Faculty of Mathematics of the Federal University of Uberlândia aims to identify the geometric knowledge that future Mathematics teachers participating in the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) and the Pedagogical Residency Program (PRP) at UFU, in 2023 possess. The specific objectives are to understand the development of geometry in Brazil and its teaching and to identify research related to geometric knowledge and the PIBID and PRP programs. To collect the empirical material, a form was proposed so that we could understand the ease and difficulties of undergraduates in understanding this area of ​​knowledge: geometry. Furthermore, this research conducted a survey of studies carried out in the last six years with the same theme to verify the similarities and differences between what they did and what we now propose. By analyzing the material obtained, it was possible to perceive topics in which the study participants have more facilities, which would be those chosen for their classes, and topics with more difficulties, which they would leave aside if they could. Furthermore, participants seem to want to find ways to change this reality so that their future students have better experiences with geometry.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido na Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, tem como objetivo identificar que conhecimentos geométricos futuros professores de Matemática participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP) da UFU, no ano de 2023, apresentam. Como objetivos específicos pretende-se compreender o desenvolvimento da geometria no Brasil e o seu ensino e, identificar pesquisas que relacionam o conhecimento geométrico e os programas PIBID e PRP. Para obtenção do material empírico foi proposto um formulário para que pudéssemos compreender facilidades e dificuldades dos graduandos no entendimento dessa área do conhecimento: a geometria. Além disso, essa pesquisa fez um levantamento dos estudos realizados nos últimos seis anos que tenham a mesma temática, com o intuito de verificar as semelhanças e as diferenças entre aqueles o que fizeram e o que ora propomos. Pela análise do material obtido foi possível percebermos temas nos quais os participantes deste estudo têm mais facilidades, que seriam os escolhidos para suas aulas e, temas que têm mais dificuldades, os quais deixariam de lado caso pudessem. Além disso, os participantes parecem desejar encontrar modos de mudar essa realidade para que seus futuros alunos tenham melhores experiências com a geometria.Universidade Federal de UberlândiaBrasilMatemáticaMarco, Fabiana Fiorezi dehttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783Zaqueu-Xavier, Ana Claudia Molinahttp://lattes.cnpq.br/6136763314010047Lopes, Érika Maria Chiocahttp://lattes.cnpq.br/0024613652139150Goulart, Laura Barbosa2023-12-19T18:55:24Z2023-12-19T18:55:24Z2023-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOULART, Laura Barbosa. Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40006porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-12-20T06:31:42Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/40006Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-12-20T06:31:42Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar
title Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar
spellingShingle Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar
Goulart, Laura Barbosa
Conhecimentos geométricos
Geometry knowledge
PIBID
PRP
Licenciatura em Matemática
Degree in Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar
title_full Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar
title_fullStr Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar
title_full_unstemmed Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar
title_sort Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar
author Goulart, Laura Barbosa
author_facet Goulart, Laura Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marco, Fabiana Fiorezi de
http://lattes.cnpq.br/3302431723262783
Zaqueu-Xavier, Ana Claudia Molina
http://lattes.cnpq.br/6136763314010047
Lopes, Érika Maria Chioca
http://lattes.cnpq.br/0024613652139150
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Laura Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimentos geométricos
Geometry knowledge
PIBID
PRP
Licenciatura em Matemática
Degree in Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Conhecimentos geométricos
Geometry knowledge
PIBID
PRP
Licenciatura em Matemática
Degree in Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description The research conducted at the Faculty of Mathematics of the Federal University of Uberlândia aims to identify the geometric knowledge that future Mathematics teachers participating in the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) and the Pedagogical Residency Program (PRP) at UFU, in 2023 possess. The specific objectives are to understand the development of geometry in Brazil and its teaching and to identify research related to geometric knowledge and the PIBID and PRP programs. To collect the empirical material, a form was proposed so that we could understand the ease and difficulties of undergraduates in understanding this area of ​​knowledge: geometry. Furthermore, this research conducted a survey of studies carried out in the last six years with the same theme to verify the similarities and differences between what they did and what we now propose. By analyzing the material obtained, it was possible to perceive topics in which the study participants have more facilities, which would be those chosen for their classes, and topics with more difficulties, which they would leave aside if they could. Furthermore, participants seem to want to find ways to change this reality so that their future students have better experiences with geometry.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19T18:55:24Z
2023-12-19T18:55:24Z
2023-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOULART, Laura Barbosa. Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40006
identifier_str_mv GOULART, Laura Barbosa. Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569647127298048