Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40006 |
Resumo: | The research conducted at the Faculty of Mathematics of the Federal University of Uberlândia aims to identify the geometric knowledge that future Mathematics teachers participating in the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) and the Pedagogical Residency Program (PRP) at UFU, in 2023 possess. The specific objectives are to understand the development of geometry in Brazil and its teaching and to identify research related to geometric knowledge and the PIBID and PRP programs. To collect the empirical material, a form was proposed so that we could understand the ease and difficulties of undergraduates in understanding this area of knowledge: geometry. Furthermore, this research conducted a survey of studies carried out in the last six years with the same theme to verify the similarities and differences between what they did and what we now propose. By analyzing the material obtained, it was possible to perceive topics in which the study participants have more facilities, which would be those chosen for their classes, and topics with more difficulties, which they would leave aside if they could. Furthermore, participants seem to want to find ways to change this reality so that their future students have better experiences with geometry. |
id |
UFU_960005b4f4f7cccc2a3357705940a517 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/40006 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olharConhecimentos geométricosGeometry knowledgePIBIDPRPLicenciatura em MatemáticaDegree in MathematicsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMThe research conducted at the Faculty of Mathematics of the Federal University of Uberlândia aims to identify the geometric knowledge that future Mathematics teachers participating in the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) and the Pedagogical Residency Program (PRP) at UFU, in 2023 possess. The specific objectives are to understand the development of geometry in Brazil and its teaching and to identify research related to geometric knowledge and the PIBID and PRP programs. To collect the empirical material, a form was proposed so that we could understand the ease and difficulties of undergraduates in understanding this area of knowledge: geometry. Furthermore, this research conducted a survey of studies carried out in the last six years with the same theme to verify the similarities and differences between what they did and what we now propose. By analyzing the material obtained, it was possible to perceive topics in which the study participants have more facilities, which would be those chosen for their classes, and topics with more difficulties, which they would leave aside if they could. Furthermore, participants seem to want to find ways to change this reality so that their future students have better experiences with geometry.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido na Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, tem como objetivo identificar que conhecimentos geométricos futuros professores de Matemática participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP) da UFU, no ano de 2023, apresentam. Como objetivos específicos pretende-se compreender o desenvolvimento da geometria no Brasil e o seu ensino e, identificar pesquisas que relacionam o conhecimento geométrico e os programas PIBID e PRP. Para obtenção do material empírico foi proposto um formulário para que pudéssemos compreender facilidades e dificuldades dos graduandos no entendimento dessa área do conhecimento: a geometria. Além disso, essa pesquisa fez um levantamento dos estudos realizados nos últimos seis anos que tenham a mesma temática, com o intuito de verificar as semelhanças e as diferenças entre aqueles o que fizeram e o que ora propomos. Pela análise do material obtido foi possível percebermos temas nos quais os participantes deste estudo têm mais facilidades, que seriam os escolhidos para suas aulas e, temas que têm mais dificuldades, os quais deixariam de lado caso pudessem. Além disso, os participantes parecem desejar encontrar modos de mudar essa realidade para que seus futuros alunos tenham melhores experiências com a geometria.Universidade Federal de UberlândiaBrasilMatemáticaMarco, Fabiana Fiorezi dehttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783Zaqueu-Xavier, Ana Claudia Molinahttp://lattes.cnpq.br/6136763314010047Lopes, Érika Maria Chiocahttp://lattes.cnpq.br/0024613652139150Goulart, Laura Barbosa2023-12-19T18:55:24Z2023-12-19T18:55:24Z2023-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOULART, Laura Barbosa. Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40006porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-12-20T06:31:42Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/40006Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-12-20T06:31:42Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar |
title |
Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar |
spellingShingle |
Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar Goulart, Laura Barbosa Conhecimentos geométricos Geometry knowledge PIBID PRP Licenciatura em Matemática Degree in Mathematics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar |
title_full |
Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar |
title_fullStr |
Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar |
title_full_unstemmed |
Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar |
title_sort |
Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar |
author |
Goulart, Laura Barbosa |
author_facet |
Goulart, Laura Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marco, Fabiana Fiorezi de http://lattes.cnpq.br/3302431723262783 Zaqueu-Xavier, Ana Claudia Molina http://lattes.cnpq.br/6136763314010047 Lopes, Érika Maria Chioca http://lattes.cnpq.br/0024613652139150 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goulart, Laura Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimentos geométricos Geometry knowledge PIBID PRP Licenciatura em Matemática Degree in Mathematics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Conhecimentos geométricos Geometry knowledge PIBID PRP Licenciatura em Matemática Degree in Mathematics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
The research conducted at the Faculty of Mathematics of the Federal University of Uberlândia aims to identify the geometric knowledge that future Mathematics teachers participating in the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) and the Pedagogical Residency Program (PRP) at UFU, in 2023 possess. The specific objectives are to understand the development of geometry in Brazil and its teaching and to identify research related to geometric knowledge and the PIBID and PRP programs. To collect the empirical material, a form was proposed so that we could understand the ease and difficulties of undergraduates in understanding this area of knowledge: geometry. Furthermore, this research conducted a survey of studies carried out in the last six years with the same theme to verify the similarities and differences between what they did and what we now propose. By analyzing the material obtained, it was possible to perceive topics in which the study participants have more facilities, which would be those chosen for their classes, and topics with more difficulties, which they would leave aside if they could. Furthermore, participants seem to want to find ways to change this reality so that their future students have better experiences with geometry. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-19T18:55:24Z 2023-12-19T18:55:24Z 2023-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOULART, Laura Barbosa. Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40006 |
identifier_str_mv |
GOULART, Laura Barbosa. Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569647127298048 |