O Encontro Entre a Negritude e os Filmes de Terror: Uma Análise Narrativa e Cultural de Corra! e Não, Não Olhe!, de Jordan Peele

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Matheus Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39608
Resumo: The research aims to understand how Jordan Peele reframes the role of the black subject in the works Get Out (2017) and Nope (2022), using the theoretical basis of the narratives and their associations with time, culture and blackness. The trajectory of the role of black people in horror cinema is marked by stereotyping and inferiority of their existence and intellectuality to enhance the marks of racism in society and subjugate them as servants of whiteness. To deepen the debate, it is necessary to differentiate horror films with blacks and black horror films. By understanding the differences, it is understood that Jordan Peele uses his platform to change this scenario in his works, using black history and social aspects of blackness to develop his plots and promote reflections. Still, the director portrays the stereotyping of black bodies through veiled racism in Get Out and placing them as spectators of their own lives and denounces Hollywood's erasure of black individuals in Nope.
id UFU_9a4a24146282c7c9fdb352bfa622c3ac
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/39608
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O Encontro Entre a Negritude e os Filmes de Terror: Uma Análise Narrativa e Cultural de Corra! e Não, Não Olhe!, de Jordan PeeleJordan PeeleJordan PeeleNarrativaNarrativeNegritudeBlacknessCinema de terrorHorror CinemaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOThe research aims to understand how Jordan Peele reframes the role of the black subject in the works Get Out (2017) and Nope (2022), using the theoretical basis of the narratives and their associations with time, culture and blackness. The trajectory of the role of black people in horror cinema is marked by stereotyping and inferiority of their existence and intellectuality to enhance the marks of racism in society and subjugate them as servants of whiteness. To deepen the debate, it is necessary to differentiate horror films with blacks and black horror films. By understanding the differences, it is understood that Jordan Peele uses his platform to change this scenario in his works, using black history and social aspects of blackness to develop his plots and promote reflections. Still, the director portrays the stereotyping of black bodies through veiled racism in Get Out and placing them as spectators of their own lives and denounces Hollywood's erasure of black individuals in Nope.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A pesquisa almeja entender como Jordan Peele ressignifica o papel do sujeito negro nas obras Get Out (2017) e Nope (2022), utilizando o embasamento teórico das narrativas e suas associações com o tempo, cultura e negritude. A trajetória do papel do negro no cinema de terror é marcada por estereotipazação e inferiorização de sua existência e intelectualidade para potencializar as marcas do racismo na sociedade e subjulgá-lo como servo da branquitude. Para aprofundar no debate, é necessário diferenciar o cinema de terror com negros e o cinema de terror negro. Ao compreender as diferenciações, entende-se que Jordan Peele utiliza a sua plataforma para mudar esse cenário nas suas obras, utilizando a história negra e aspectos sociais da negritude para desenvolver seus enredos e promover reflexões. Ainda, o diretor retrata a estereotipização dos corpos negros por meio do racismo velado em Get Out e a colocação deles como espectadores da própria vida e denuncia o apagamento feito por Hollywood dos indíviduos negros em Nope.Universidade Federal de UberlândiaBrasilJornalismoManna, Nunohttp://lattes.cnpq.br/5944925833383680Cruz, Caio Amaral dahttp://lattes.cnpq.br/1555601077353314Ferreira, Thiago Emanoelhttp://lattes.cnpq.br/2929683699605499Manna, Nunohttp://lattes.cnpq.br/5944925833383680Rabelo, Matheus Santos2023-12-01T20:27:40Z2023-12-01T20:27:40Z2023-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRABELO, Matheus Santos. O encontro entre a negritude e os filmes de terror: uma análise narrativa e cultural de corra! E não, não olhe!, de Jordan Peele. 2023. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39608porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-12-02T06:26:03Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/39608Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-12-02T06:26:03Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O Encontro Entre a Negritude e os Filmes de Terror: Uma Análise Narrativa e Cultural de Corra! e Não, Não Olhe!, de Jordan Peele
title O Encontro Entre a Negritude e os Filmes de Terror: Uma Análise Narrativa e Cultural de Corra! e Não, Não Olhe!, de Jordan Peele
spellingShingle O Encontro Entre a Negritude e os Filmes de Terror: Uma Análise Narrativa e Cultural de Corra! e Não, Não Olhe!, de Jordan Peele
Rabelo, Matheus Santos
Jordan Peele
Jordan Peele
Narrativa
Narrative
Negritude
Blackness
Cinema de terror
Horror Cinema
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short O Encontro Entre a Negritude e os Filmes de Terror: Uma Análise Narrativa e Cultural de Corra! e Não, Não Olhe!, de Jordan Peele
title_full O Encontro Entre a Negritude e os Filmes de Terror: Uma Análise Narrativa e Cultural de Corra! e Não, Não Olhe!, de Jordan Peele
title_fullStr O Encontro Entre a Negritude e os Filmes de Terror: Uma Análise Narrativa e Cultural de Corra! e Não, Não Olhe!, de Jordan Peele
title_full_unstemmed O Encontro Entre a Negritude e os Filmes de Terror: Uma Análise Narrativa e Cultural de Corra! e Não, Não Olhe!, de Jordan Peele
title_sort O Encontro Entre a Negritude e os Filmes de Terror: Uma Análise Narrativa e Cultural de Corra! e Não, Não Olhe!, de Jordan Peele
author Rabelo, Matheus Santos
author_facet Rabelo, Matheus Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manna, Nuno
http://lattes.cnpq.br/5944925833383680
Cruz, Caio Amaral da
http://lattes.cnpq.br/1555601077353314
Ferreira, Thiago Emanoel
http://lattes.cnpq.br/2929683699605499
Manna, Nuno
http://lattes.cnpq.br/5944925833383680
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo, Matheus Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Jordan Peele
Jordan Peele
Narrativa
Narrative
Negritude
Blackness
Cinema de terror
Horror Cinema
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Jordan Peele
Jordan Peele
Narrativa
Narrative
Negritude
Blackness
Cinema de terror
Horror Cinema
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description The research aims to understand how Jordan Peele reframes the role of the black subject in the works Get Out (2017) and Nope (2022), using the theoretical basis of the narratives and their associations with time, culture and blackness. The trajectory of the role of black people in horror cinema is marked by stereotyping and inferiority of their existence and intellectuality to enhance the marks of racism in society and subjugate them as servants of whiteness. To deepen the debate, it is necessary to differentiate horror films with blacks and black horror films. By understanding the differences, it is understood that Jordan Peele uses his platform to change this scenario in his works, using black history and social aspects of blackness to develop his plots and promote reflections. Still, the director portrays the stereotyping of black bodies through veiled racism in Get Out and placing them as spectators of their own lives and denounces Hollywood's erasure of black individuals in Nope.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-01T20:27:40Z
2023-12-01T20:27:40Z
2023-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RABELO, Matheus Santos. O encontro entre a negritude e os filmes de terror: uma análise narrativa e cultural de corra! E não, não olhe!, de Jordan Peele. 2023. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39608
identifier_str_mv RABELO, Matheus Santos. O encontro entre a negritude e os filmes de terror: uma análise narrativa e cultural de corra! E não, não olhe!, de Jordan Peele. 2023. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Jornalismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Jornalismo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569634909290496