O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Airam da Paz Fonseca
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30544
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.79
Resumo: Geography has been seen at school like a secundary subject, causing a big lack of interest in the students. How to make Geography interesting for these kids? What do we have to do so that it will be a prazerous and agreeable learning? What is the contribution that the old methodologies associated with new ways can bring improvements to the quality of the teach - learning of Geography in Montes Claros? These and other questions have been going out and have been thems of de­bates, discussions, studies and reflexions. To spread and desmystify the use of "lu­dic" activities with right pedagogical groundings are favorable to an affective learn­ing. The "ludicity", so important for the human being development, must be seen more seriously; the child ludic space cannot be restrict to the recess only. In this context, this research proposes an utilization of ludic activities in the beginning of elementary school, searching to lead the students to know, to interest and to live Geography.
id UFU_9d1b53a412e309af50e59a2c6088165b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/30544
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MGPlayfulness and the teaching of Geography in the 1st cycle of basic education in the municipality of Montes Claros / MGAtividades lúdicasGeografiaConstrução do conhecimentoFun activitiesGeographyConstruction of knowledgeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAGeografia - Estudo e ensinoEnsino fundamentalGeography has been seen at school like a secundary subject, causing a big lack of interest in the students. How to make Geography interesting for these kids? What do we have to do so that it will be a prazerous and agreeable learning? What is the contribution that the old methodologies associated with new ways can bring improvements to the quality of the teach - learning of Geography in Montes Claros? These and other questions have been going out and have been thems of de­bates, discussions, studies and reflexions. To spread and desmystify the use of "lu­dic" activities with right pedagogical groundings are favorable to an affective learn­ing. The "ludicity", so important for the human being development, must be seen more seriously; the child ludic space cannot be restrict to the recess only. In this context, this research proposes an utilization of ludic activities in the beginning of elementary school, searching to lead the students to know, to interest and to live Geography.Dissertação (Mestrado)A Geografia é percebida na escola como uma disciplina secundária, gerando um grande desinteresse, por parte dos alunos. Como tornar a Geografia interessan­te para as crianças? O que fazer para que a aprendizagem seja algo prazeroso e agradável? Qual a contribuição que as metodologias, associadas a novas alternati­vas, podem trazer para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem da Geo­grafia no município de Montes Claros? Essas e outras perguntas vêm tornando-se tema de debates, discussões, estu­dos e reflexões. Difundir e desmistificar o uso de atividades lúdicas favorece um aprendizado efetivo. A ludicidade, tão importante para o desenvolvimento do ser humano, precisa ser utilizada com mais seriedade; o espaço lúdico da criança não deve se restringir à hora do recreio. Nesse contexto, o trabalho propõe a utilização de atividades lúdicas como me­todologia de ensino nas séries iniciais do Ensino fundamental, procurando conduzir os alunos a conhecer, interagir e vivenciar a Geografia.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em GeografiaVlach, Vânia Rubia FariasAguiar, Valéria Trevizani Burla deCunha, Myrthes Dias daMota, Airam da Paz Fonseca2020-12-02T11:49:33Z2020-12-02T11:49:33Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOTA, Airam da Paz Fonseca. O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG. 2003. 136 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.79https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30544http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.79porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-12-03T06:15:32Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/30544Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-12-03T06:15:32Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG
Playfulness and the teaching of Geography in the 1st cycle of basic education in the municipality of Montes Claros / MG
title O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG
spellingShingle O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG
Mota, Airam da Paz Fonseca
Atividades lúdicas
Geografia
Construção do conhecimento
Fun activities
Geography
Construction of knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Geografia - Estudo e ensino
Ensino fundamental
title_short O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG
title_full O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG
title_fullStr O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG
title_full_unstemmed O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG
title_sort O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG
author Mota, Airam da Paz Fonseca
author_facet Mota, Airam da Paz Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vlach, Vânia Rubia Farias
Aguiar, Valéria Trevizani Burla de
Cunha, Myrthes Dias da
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Airam da Paz Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades lúdicas
Geografia
Construção do conhecimento
Fun activities
Geography
Construction of knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Geografia - Estudo e ensino
Ensino fundamental
topic Atividades lúdicas
Geografia
Construção do conhecimento
Fun activities
Geography
Construction of knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Geografia - Estudo e ensino
Ensino fundamental
description Geography has been seen at school like a secundary subject, causing a big lack of interest in the students. How to make Geography interesting for these kids? What do we have to do so that it will be a prazerous and agreeable learning? What is the contribution that the old methodologies associated with new ways can bring improvements to the quality of the teach - learning of Geography in Montes Claros? These and other questions have been going out and have been thems of de­bates, discussions, studies and reflexions. To spread and desmystify the use of "lu­dic" activities with right pedagogical groundings are favorable to an affective learn­ing. The "ludicity", so important for the human being development, must be seen more seriously; the child ludic space cannot be restrict to the recess only. In this context, this research proposes an utilization of ludic activities in the beginning of elementary school, searching to lead the students to know, to interest and to live Geography.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2020-12-02T11:49:33Z
2020-12-02T11:49:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOTA, Airam da Paz Fonseca. O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG. 2003. 136 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.79
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30544
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.79
identifier_str_mv MOTA, Airam da Paz Fonseca. O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG. 2003. 136 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.79
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30544
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Geografia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569615934259200