O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30544 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.79 |
Resumo: | Geography has been seen at school like a secundary subject, causing a big lack of interest in the students. How to make Geography interesting for these kids? What do we have to do so that it will be a prazerous and agreeable learning? What is the contribution that the old methodologies associated with new ways can bring improvements to the quality of the teach - learning of Geography in Montes Claros? These and other questions have been going out and have been thems of debates, discussions, studies and reflexions. To spread and desmystify the use of "ludic" activities with right pedagogical groundings are favorable to an affective learning. The "ludicity", so important for the human being development, must be seen more seriously; the child ludic space cannot be restrict to the recess only. In this context, this research proposes an utilization of ludic activities in the beginning of elementary school, searching to lead the students to know, to interest and to live Geography. |
id |
UFU_9d1b53a412e309af50e59a2c6088165b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/30544 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MGPlayfulness and the teaching of Geography in the 1st cycle of basic education in the municipality of Montes Claros / MGAtividades lúdicasGeografiaConstrução do conhecimentoFun activitiesGeographyConstruction of knowledgeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAGeografia - Estudo e ensinoEnsino fundamentalGeography has been seen at school like a secundary subject, causing a big lack of interest in the students. How to make Geography interesting for these kids? What do we have to do so that it will be a prazerous and agreeable learning? What is the contribution that the old methodologies associated with new ways can bring improvements to the quality of the teach - learning of Geography in Montes Claros? These and other questions have been going out and have been thems of debates, discussions, studies and reflexions. To spread and desmystify the use of "ludic" activities with right pedagogical groundings are favorable to an affective learning. The "ludicity", so important for the human being development, must be seen more seriously; the child ludic space cannot be restrict to the recess only. In this context, this research proposes an utilization of ludic activities in the beginning of elementary school, searching to lead the students to know, to interest and to live Geography.Dissertação (Mestrado)A Geografia é percebida na escola como uma disciplina secundária, gerando um grande desinteresse, por parte dos alunos. Como tornar a Geografia interessante para as crianças? O que fazer para que a aprendizagem seja algo prazeroso e agradável? Qual a contribuição que as metodologias, associadas a novas alternativas, podem trazer para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem da Geografia no município de Montes Claros? Essas e outras perguntas vêm tornando-se tema de debates, discussões, estudos e reflexões. Difundir e desmistificar o uso de atividades lúdicas favorece um aprendizado efetivo. A ludicidade, tão importante para o desenvolvimento do ser humano, precisa ser utilizada com mais seriedade; o espaço lúdico da criança não deve se restringir à hora do recreio. Nesse contexto, o trabalho propõe a utilização de atividades lúdicas como metodologia de ensino nas séries iniciais do Ensino fundamental, procurando conduzir os alunos a conhecer, interagir e vivenciar a Geografia.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em GeografiaVlach, Vânia Rubia FariasAguiar, Valéria Trevizani Burla deCunha, Myrthes Dias daMota, Airam da Paz Fonseca2020-12-02T11:49:33Z2020-12-02T11:49:33Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOTA, Airam da Paz Fonseca. O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG. 2003. 136 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.79https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30544http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.79porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-12-03T06:15:32Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/30544Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-12-03T06:15:32Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG Playfulness and the teaching of Geography in the 1st cycle of basic education in the municipality of Montes Claros / MG |
title |
O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG |
spellingShingle |
O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG Mota, Airam da Paz Fonseca Atividades lúdicas Geografia Construção do conhecimento Fun activities Geography Construction of knowledge CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Geografia - Estudo e ensino Ensino fundamental |
title_short |
O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG |
title_full |
O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG |
title_fullStr |
O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG |
title_full_unstemmed |
O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG |
title_sort |
O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG |
author |
Mota, Airam da Paz Fonseca |
author_facet |
Mota, Airam da Paz Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vlach, Vânia Rubia Farias Aguiar, Valéria Trevizani Burla de Cunha, Myrthes Dias da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Airam da Paz Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades lúdicas Geografia Construção do conhecimento Fun activities Geography Construction of knowledge CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Geografia - Estudo e ensino Ensino fundamental |
topic |
Atividades lúdicas Geografia Construção do conhecimento Fun activities Geography Construction of knowledge CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Geografia - Estudo e ensino Ensino fundamental |
description |
Geography has been seen at school like a secundary subject, causing a big lack of interest in the students. How to make Geography interesting for these kids? What do we have to do so that it will be a prazerous and agreeable learning? What is the contribution that the old methodologies associated with new ways can bring improvements to the quality of the teach - learning of Geography in Montes Claros? These and other questions have been going out and have been thems of debates, discussions, studies and reflexions. To spread and desmystify the use of "ludic" activities with right pedagogical groundings are favorable to an affective learning. The "ludicity", so important for the human being development, must be seen more seriously; the child ludic space cannot be restrict to the recess only. In this context, this research proposes an utilization of ludic activities in the beginning of elementary school, searching to lead the students to know, to interest and to live Geography. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2020-12-02T11:49:33Z 2020-12-02T11:49:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOTA, Airam da Paz Fonseca. O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG. 2003. 136 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.79 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30544 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.79 |
identifier_str_mv |
MOTA, Airam da Paz Fonseca. O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG. 2003. 136 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.79 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30544 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.79 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569615934259200 |