BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31945 |
Resumo: | This dissertation intends to analyze the epistemological and axiological bases of the teaching of Philosophy in the High School stage, through the main "three aspects": reflection on the Common Curricular National Base (BNCC); inquiries about the dimensions and specificities of philosophizing in the Philosophy teaching process; social implications and the limits of the organization of the contents / axes of learning in Philosophy. The theoretical claims set out above go to the direction of understanding the relationship between the official curriculum guidelines with the contents and methodologies of teaching Philosophy and the mediation processes of philosophizing in high school. Keywords: BNCC. Philosophy content. Philosophy teaching. High school. |
id |
UFU_a1ec86e839587bd02441f24fa65fdcae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/31945 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino MédioBNCC and theoretical fundamentals of philosophy in High SchoolBNCCConteúdos de filosofiaEnsino de filosofiaEnsino MédioCNPQ::CIENCIAS HUMANASThis dissertation intends to analyze the epistemological and axiological bases of the teaching of Philosophy in the High School stage, through the main "three aspects": reflection on the Common Curricular National Base (BNCC); inquiries about the dimensions and specificities of philosophizing in the Philosophy teaching process; social implications and the limits of the organization of the contents / axes of learning in Philosophy. The theoretical claims set out above go to the direction of understanding the relationship between the official curriculum guidelines with the contents and methodologies of teaching Philosophy and the mediation processes of philosophizing in high school. Keywords: BNCC. Philosophy content. Philosophy teaching. High school.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Esta dissertação pretende analisar as bases epistemológicas e axiológicas do ensino de Filosofia na etapa do Ensino Médio, através de “três recortes” principais: reflexão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); indagações sobre as dimensões e especificidades do filosofar no processo de ensino de Filosofia; implicações sociais e os limites da organização dos conteúdos/eixos de aprendizagens em Filosofia. As pretensões teóricas acima expostas, vão na direção de compreender as relações entre as orientações curriculares oficiais com os conteúdos e metodologias do ensino de Filosofia e os processos de mediações do filosofar no Ensino Médio.Universidade Federal de UberlândiaBrasilFilosofiaAlmeida Júnior, José Benedito dehttp://lattes.cnpq.br/0240796579540981Tomazetti, Elisete Medianeirahttp://lattes.cnpq.br/3942924352722374Barbosa, Ildenilson Meireleshttp://lattes.cnpq.br/2624665531049867Almeida Júnior, José Beneditohttp://lattes.cnpq.br/0240796579540981Silva, Douglas Roberto da2021-06-11T13:43:36Z2021-06-11T13:43:36Z2021-05-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Douglas Roberto da. BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31945porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-06-16T19:44:22Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/31945Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-06-16T19:44:22Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio BNCC and theoretical fundamentals of philosophy in High School |
title |
BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio |
spellingShingle |
BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio Silva, Douglas Roberto da BNCC Conteúdos de filosofia Ensino de filosofia Ensino Médio CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio |
title_full |
BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio |
title_fullStr |
BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio |
title_sort |
BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio |
author |
Silva, Douglas Roberto da |
author_facet |
Silva, Douglas Roberto da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida Júnior, José Benedito de http://lattes.cnpq.br/0240796579540981 Tomazetti, Elisete Medianeira http://lattes.cnpq.br/3942924352722374 Barbosa, Ildenilson Meireles http://lattes.cnpq.br/2624665531049867 Almeida Júnior, José Benedito http://lattes.cnpq.br/0240796579540981 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Douglas Roberto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC Conteúdos de filosofia Ensino de filosofia Ensino Médio CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
BNCC Conteúdos de filosofia Ensino de filosofia Ensino Médio CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
This dissertation intends to analyze the epistemological and axiological bases of the teaching of Philosophy in the High School stage, through the main "three aspects": reflection on the Common Curricular National Base (BNCC); inquiries about the dimensions and specificities of philosophizing in the Philosophy teaching process; social implications and the limits of the organization of the contents / axes of learning in Philosophy. The theoretical claims set out above go to the direction of understanding the relationship between the official curriculum guidelines with the contents and methodologies of teaching Philosophy and the mediation processes of philosophizing in high school. Keywords: BNCC. Philosophy content. Philosophy teaching. High school. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-11T13:43:36Z 2021-06-11T13:43:36Z 2021-05-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Douglas Roberto da. BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31945 |
identifier_str_mv |
SILVA, Douglas Roberto da. BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Filosofia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Filosofia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711473651744768 |