Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31016 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_a642654b2fcdd3b642599bb9eb0e91a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/31016 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de MatemáticaLaboratório de MatemáticaEducação MatemáticaInclusãoNecessidades Educacionais EspeciaisCNPQ::OUTROSTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é fruto das reflexões realizadas durante minha atuação no Curso de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal, no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP), da cidade de Ituiutaba, estado de Minas Gerais. Tem como objetivo ampliar o contexto da pesquisa, investigando as potencialidades da metodologia de resolução de problemas, a partir do cotidiano de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), no processo de ensino e de aprendizagem de Matemática, especificamente no caso de deficiência intelectual. Buscamos compreender como ocorre o processo de inclusão na educação regular de estudantes com NEE na cidade de Santa Vitória – MG, investigando, especificamente, dois estudantes da Educação Básica de uma sala de reforço, na qual a pesquisadora atuou como professora. De natureza qualitativa, pautando-nos no estudo de caso, investigamos as possibilidades de se utilizar situações-problema retiradas do cotidiano desses estudantes no processo de ensino e de aprendizagem, priorizando as operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão). A coleta de dados deu-se nos períodos de aula de reforço institucional, com os dois estudantes com deficiência intelectual, conduzida pela pesquisadora. Considerando a dimensão do cotidiano, presente no Programa Etnomatemática, elaboramos um artefato didático denominado Ação e Operação, a fim de auxiliar nas aulas de reforço de Matemática de estudantes com deficiência intelectual. Utilizamos os contextos cotidianos fora da escola para subsidiar a criação de quatro situações-problema, explorando as quatro operações básicas. Esperamos que este trabalho contribua para a prática docente de professores que ensinam Matemática, para minimizar as lacunas relativas à educação especial na formação inicial e inspirar novas pesquisas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilMatemáticaOliveira, Cristiane Coppe dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776299J0Vilela, Maria Aparecida Augusto Sattohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4511445H6Pires, Rogério Fernandohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4215852H3Silva, Rafaella Dias Pereira2021-01-12T21:44:04Z2021-01-12T21:44:04Z2020-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Rafaella Dias Pereira. Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31016porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-09-24T13:28:57Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/31016Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-24T13:28:57Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática |
title |
Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática |
spellingShingle |
Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática Silva, Rafaella Dias Pereira Laboratório de Matemática Educação Matemática Inclusão Necessidades Educacionais Especiais CNPQ::OUTROS |
title_short |
Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática |
title_full |
Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática |
title_fullStr |
Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática |
title_full_unstemmed |
Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática |
title_sort |
Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática |
author |
Silva, Rafaella Dias Pereira |
author_facet |
Silva, Rafaella Dias Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Cristiane Coppe de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776299J0 Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4511445H6 Pires, Rogério Fernando http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4215852H3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rafaella Dias Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laboratório de Matemática Educação Matemática Inclusão Necessidades Educacionais Especiais CNPQ::OUTROS |
topic |
Laboratório de Matemática Educação Matemática Inclusão Necessidades Educacionais Especiais CNPQ::OUTROS |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-23 2021-01-12T21:44:04Z 2021-01-12T21:44:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Rafaella Dias Pereira. Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2021. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31016 |
identifier_str_mv |
SILVA, Rafaella Dias Pereira. Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2021. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711309958545408 |