Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafaella Dias Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31016
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_a642654b2fcdd3b642599bb9eb0e91a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/31016
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de MatemáticaLaboratório de MatemáticaEducação MatemáticaInclusãoNecessidades Educacionais EspeciaisCNPQ::OUTROSTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é fruto das reflexões realizadas durante minha atuação no Curso de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal, no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP), da cidade de Ituiutaba, estado de Minas Gerais. Tem como objetivo ampliar o contexto da pesquisa, investigando as potencialidades da metodologia de resolução de problemas, a partir do cotidiano de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), no processo de ensino e de aprendizagem de Matemática, especificamente no caso de deficiência intelectual. Buscamos compreender como ocorre o processo de inclusão na educação regular de estudantes com NEE na cidade de Santa Vitória – MG, investigando, especificamente, dois estudantes da Educação Básica de uma sala de reforço, na qual a pesquisadora atuou como professora. De natureza qualitativa, pautando-nos no estudo de caso, investigamos as possibilidades de se utilizar situações-problema retiradas do cotidiano desses estudantes no processo de ensino e de aprendizagem, priorizando as operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão). A coleta de dados deu-se nos períodos de aula de reforço institucional, com os dois estudantes com deficiência intelectual, conduzida pela pesquisadora. Considerando a dimensão do cotidiano, presente no Programa Etnomatemática, elaboramos um artefato didático denominado Ação e Operação, a fim de auxiliar nas aulas de reforço de Matemática de estudantes com deficiência intelectual. Utilizamos os contextos cotidianos fora da escola para subsidiar a criação de quatro situações-problema, explorando as quatro operações básicas. Esperamos que este trabalho contribua para a prática docente de professores que ensinam Matemática, para minimizar as lacunas relativas à educação especial na formação inicial e inspirar novas pesquisas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilMatemáticaOliveira, Cristiane Coppe dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776299J0Vilela, Maria Aparecida Augusto Sattohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4511445H6Pires, Rogério Fernandohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4215852H3Silva, Rafaella Dias Pereira2021-01-12T21:44:04Z2021-01-12T21:44:04Z2020-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Rafaella Dias Pereira. Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31016porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-09-24T13:28:57Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/31016Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-24T13:28:57Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática
title Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática
spellingShingle Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática
Silva, Rafaella Dias Pereira
Laboratório de Matemática
Educação Matemática
Inclusão
Necessidades Educacionais Especiais
CNPQ::OUTROS
title_short Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática
title_full Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática
title_fullStr Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática
title_full_unstemmed Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática
title_sort Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática
author Silva, Rafaella Dias Pereira
author_facet Silva, Rafaella Dias Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Cristiane Coppe de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776299J0
Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4511445H6
Pires, Rogério Fernando
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4215852H3
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rafaella Dias Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratório de Matemática
Educação Matemática
Inclusão
Necessidades Educacionais Especiais
CNPQ::OUTROS
topic Laboratório de Matemática
Educação Matemática
Inclusão
Necessidades Educacionais Especiais
CNPQ::OUTROS
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
2021-01-12T21:44:04Z
2021-01-12T21:44:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Rafaella Dias Pereira. Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31016
identifier_str_mv SILVA, Rafaella Dias Pereira. Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711309958545408