O estado da arte do uso de jogos como metodologia de ensino nos trabalhos de conclusão de curso dos cursos de licenciatura em Ciências da Universidade Federal de Uberlândia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30631 |
Resumo: | In this work, a survey of the State of the Art of the Conclusion of Degree Courses in the area of Sciences (Biological Sciences, Physics, Mathematics and Chemistry) was carried out, which are filed in the Repository of the Federal University of Uberlândia, whose theme is the use of the game as a teaching tool. The main objective of this work was to make a bibliographic survey on how the researches of Course Conclusion Papers - TCC approach the use of games as teaching methodology. The game can contribute a lot to learning. In this research, six CBTs were found, four from the Mathematics course and two from the Biological Sciences Course, but with their results it was possible to have a knowledge about studies using games as a teaching tool, and the most commonly used theoretical frameworks, authors' objectives, scientific approaches, most used methodologies, teacher guidance training, and the most common keywords were also identified. |
id |
UFU_b60ab0b30db45c9d3314a5e3fdc407e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/30631 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
O estado da arte do uso de jogos como metodologia de ensino nos trabalhos de conclusão de curso dos cursos de licenciatura em Ciências da Universidade Federal de UberlândiaThe State of the Art of the Use of Games as a Teaching Methodology in the Course Completion Works of Cience degree Courses at the Federal University of UberlândiaEnsino de ciênciasEstado do conhecimentoJogosEnsino e aprendizagemSciences teachingState of knowledgeGamesTeaching learningCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASIn this work, a survey of the State of the Art of the Conclusion of Degree Courses in the area of Sciences (Biological Sciences, Physics, Mathematics and Chemistry) was carried out, which are filed in the Repository of the Federal University of Uberlândia, whose theme is the use of the game as a teaching tool. The main objective of this work was to make a bibliographic survey on how the researches of Course Conclusion Papers - TCC approach the use of games as teaching methodology. The game can contribute a lot to learning. In this research, six CBTs were found, four from the Mathematics course and two from the Biological Sciences Course, but with their results it was possible to have a knowledge about studies using games as a teaching tool, and the most commonly used theoretical frameworks, authors' objectives, scientific approaches, most used methodologies, teacher guidance training, and the most common keywords were also identified.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Nesse trabalho foi realizada uma pesquisa do Estado da Arte dos Trabalhos de Conclusão de Cursos de Licenciatura na área de Ciências (Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química) que estão arquivados no Repositório da Universidade Federal de Uberlândia, cujo tema é o uso do jogo como uma ferramenta de ensino. O objetivo central desse trabalho foi fazer um levantamento bibliográfico sobre como as pesquisas de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC abordam o uso de jogos como metodologia de ensino. O jogo pode contribuir muito no aprendizado. Nessa pesquisa foram encontrados seis TCCs, sendo quatro do curso de Matemática e dois do Curso de Ciências Biológicas, porém com seus resultados pôde-se ter um conhecimento sobre estudos usando os jogos como ferramenta de ensino, e também foram identificados os referenciais teóricos mais usados, objetivos dos autores, abordagens científicas, metodologias mais usadas, formação do professor orientador, e as palavras chaves mais comuns.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências BiológicasEstevinho, Lúcia de Fátima Dinellihttp://lattes.cnpq.br/8255914355924420Almeida, Ariadine Cristine dehttp://lattes.cnpq.br/9104947767194284Pereira, Francielle Amânciohttp://lattes.cnpq.br/4781430799596686Silveira, Ana Luiza de Souza2020-12-14T20:54:42Z2020-12-14T20:54:42Z2020-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVEIRA, Ana Luiza de Souza. O estado da arte do uso de jogos como metodologia de ensino nos trabalhos de conclusão de curso dos cursos de licenciatura em Ciências da Universidade Federal de Uberlândia. 2020. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30631porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-12-15T06:16:18Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/30631Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-12-15T06:16:18Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estado da arte do uso de jogos como metodologia de ensino nos trabalhos de conclusão de curso dos cursos de licenciatura em Ciências da Universidade Federal de Uberlândia The State of the Art of the Use of Games as a Teaching Methodology in the Course Completion Works of Cience degree Courses at the Federal University of Uberlândia |
title |
O estado da arte do uso de jogos como metodologia de ensino nos trabalhos de conclusão de curso dos cursos de licenciatura em Ciências da Universidade Federal de Uberlândia |
spellingShingle |
O estado da arte do uso de jogos como metodologia de ensino nos trabalhos de conclusão de curso dos cursos de licenciatura em Ciências da Universidade Federal de Uberlândia Silveira, Ana Luiza de Souza Ensino de ciências Estado do conhecimento Jogos Ensino e aprendizagem Sciences teaching State of knowledge Games Teaching learning CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
title_short |
O estado da arte do uso de jogos como metodologia de ensino nos trabalhos de conclusão de curso dos cursos de licenciatura em Ciências da Universidade Federal de Uberlândia |
title_full |
O estado da arte do uso de jogos como metodologia de ensino nos trabalhos de conclusão de curso dos cursos de licenciatura em Ciências da Universidade Federal de Uberlândia |
title_fullStr |
O estado da arte do uso de jogos como metodologia de ensino nos trabalhos de conclusão de curso dos cursos de licenciatura em Ciências da Universidade Federal de Uberlândia |
title_full_unstemmed |
O estado da arte do uso de jogos como metodologia de ensino nos trabalhos de conclusão de curso dos cursos de licenciatura em Ciências da Universidade Federal de Uberlândia |
title_sort |
O estado da arte do uso de jogos como metodologia de ensino nos trabalhos de conclusão de curso dos cursos de licenciatura em Ciências da Universidade Federal de Uberlândia |
author |
Silveira, Ana Luiza de Souza |
author_facet |
Silveira, Ana Luiza de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Estevinho, Lúcia de Fátima Dinelli http://lattes.cnpq.br/8255914355924420 Almeida, Ariadine Cristine de http://lattes.cnpq.br/9104947767194284 Pereira, Francielle Amâncio http://lattes.cnpq.br/4781430799596686 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Ana Luiza de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Estado do conhecimento Jogos Ensino e aprendizagem Sciences teaching State of knowledge Games Teaching learning CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
topic |
Ensino de ciências Estado do conhecimento Jogos Ensino e aprendizagem Sciences teaching State of knowledge Games Teaching learning CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
description |
In this work, a survey of the State of the Art of the Conclusion of Degree Courses in the area of Sciences (Biological Sciences, Physics, Mathematics and Chemistry) was carried out, which are filed in the Repository of the Federal University of Uberlândia, whose theme is the use of the game as a teaching tool. The main objective of this work was to make a bibliographic survey on how the researches of Course Conclusion Papers - TCC approach the use of games as teaching methodology. The game can contribute a lot to learning. In this research, six CBTs were found, four from the Mathematics course and two from the Biological Sciences Course, but with their results it was possible to have a knowledge about studies using games as a teaching tool, and the most commonly used theoretical frameworks, authors' objectives, scientific approaches, most used methodologies, teacher guidance training, and the most common keywords were also identified. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-14T20:54:42Z 2020-12-14T20:54:42Z 2020-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVEIRA, Ana Luiza de Souza. O estado da arte do uso de jogos como metodologia de ensino nos trabalhos de conclusão de curso dos cursos de licenciatura em Ciências da Universidade Federal de Uberlândia. 2020. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30631 |
identifier_str_mv |
SILVEIRA, Ana Luiza de Souza. O estado da arte do uso de jogos como metodologia de ensino nos trabalhos de conclusão de curso dos cursos de licenciatura em Ciências da Universidade Federal de Uberlândia. 2020. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Biológicas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Biológicas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569714823364608 |