Faz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Luiz Ricardo de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33427
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_b802884811d93229a223244200485177
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33427
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Faz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-culturalBrincadeirasPlayFaz-de-contaPretendPsicologia histórico-culturalHistorical-cultural psychologyPedagogiaPedagogyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O faz-de-conta se constitui como ferramenta metodológica muito importante no processo de ensino e aprendizagem. Partindo dessa afirmação, conceituamos que, para aprender e compreender como essa ferramenta se materializa no âmbito da educação infantil, é importante a observar através do viés da Psicologia Histórico-cultural. Os principais autores utilizados para fundamentar teoricamente nossa reflexão foram: Vigotski (1984), Bonfim (2008), Nascimento (2020), dentre outros. A metodologia empregada nesta pesquisa foi de abordagem qualitativa, com viés descritivo e de cunho bibliográfico. Dessa maneira, ressaltamos que nossas reflexões perpassam teoria e prática, uma vez que são pautadas nos diálogos já existentes, para compreender de que maneira os conceitos aqui abordados podem ser relevantes dentro de sala de aula. Como professores, destacamos que o papel do faz-de-conta é significativo para a formação integral das crianças e o educador deve estudar cada vez mais sobre essa e outras possibilidades para o processo de humanização das crianças.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPedagogiaSilva, Fernanda Duarte Araújohttp://lattes.cnpq.br/2530209398344202Miyoshi, Simone Cléa dos SantosSimone Cléa dos Santos Miyoshi Brasil Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Brasil(2020) Coordenadora Pedagógica do COLÉGIO OBJETIVO UBERLÂNDIA , BrasilQueiroz, Glaucia Signorelli deGlaucia Signorelli de Queiroz Gonçalves Brasil Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2016) Professora Adjunto I da Universidade Federal de Uberlândia , BrasilPaula, Luiz Ricardo de2021-11-18T12:22:44Z2021-11-18T12:22:44Z2021-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPaula, Luiz Ricardo de. O faz de conta: um estudo sobre a importância do brincar a partir da psicologia histórico- cultural. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33427porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-11-19T06:20:06Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33427Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-11-19T06:20:06Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Faz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-cultural
title Faz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-cultural
spellingShingle Faz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-cultural
Paula, Luiz Ricardo de
Brincadeiras
Play
Faz-de-conta
Pretend
Psicologia histórico-cultural
Historical-cultural psychology
Pedagogia
Pedagogy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Faz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-cultural
title_full Faz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-cultural
title_fullStr Faz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-cultural
title_full_unstemmed Faz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-cultural
title_sort Faz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-cultural
author Paula, Luiz Ricardo de
author_facet Paula, Luiz Ricardo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Fernanda Duarte Araújo
http://lattes.cnpq.br/2530209398344202
Miyoshi, Simone Cléa dos Santos
Simone Cléa dos Santos Miyoshi Brasil Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Brasil(2020) Coordenadora Pedagógica do COLÉGIO OBJETIVO UBERLÂNDIA , Brasil
Queiroz, Glaucia Signorelli de
Glaucia Signorelli de Queiroz Gonçalves Brasil Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2016) Professora Adjunto I da Universidade Federal de Uberlândia , Brasil
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Luiz Ricardo de
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeiras
Play
Faz-de-conta
Pretend
Psicologia histórico-cultural
Historical-cultural psychology
Pedagogia
Pedagogy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Brincadeiras
Play
Faz-de-conta
Pretend
Psicologia histórico-cultural
Historical-cultural psychology
Pedagogia
Pedagogy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-18T12:22:44Z
2021-11-18T12:22:44Z
2021-11-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Paula, Luiz Ricardo de. O faz de conta: um estudo sobre a importância do brincar a partir da psicologia histórico- cultural. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33427
identifier_str_mv Paula, Luiz Ricardo de. O faz de conta: um estudo sobre a importância do brincar a partir da psicologia histórico- cultural. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569727532105728