Faz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33427 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_b802884811d93229a223244200485177 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/33427 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Faz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-culturalBrincadeirasPlayFaz-de-contaPretendPsicologia histórico-culturalHistorical-cultural psychologyPedagogiaPedagogyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O faz-de-conta se constitui como ferramenta metodológica muito importante no processo de ensino e aprendizagem. Partindo dessa afirmação, conceituamos que, para aprender e compreender como essa ferramenta se materializa no âmbito da educação infantil, é importante a observar através do viés da Psicologia Histórico-cultural. Os principais autores utilizados para fundamentar teoricamente nossa reflexão foram: Vigotski (1984), Bonfim (2008), Nascimento (2020), dentre outros. A metodologia empregada nesta pesquisa foi de abordagem qualitativa, com viés descritivo e de cunho bibliográfico. Dessa maneira, ressaltamos que nossas reflexões perpassam teoria e prática, uma vez que são pautadas nos diálogos já existentes, para compreender de que maneira os conceitos aqui abordados podem ser relevantes dentro de sala de aula. Como professores, destacamos que o papel do faz-de-conta é significativo para a formação integral das crianças e o educador deve estudar cada vez mais sobre essa e outras possibilidades para o processo de humanização das crianças.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPedagogiaSilva, Fernanda Duarte Araújohttp://lattes.cnpq.br/2530209398344202Miyoshi, Simone Cléa dos SantosSimone Cléa dos Santos Miyoshi Brasil Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Brasil(2020) Coordenadora Pedagógica do COLÉGIO OBJETIVO UBERLÂNDIA , BrasilQueiroz, Glaucia Signorelli deGlaucia Signorelli de Queiroz Gonçalves Brasil Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2016) Professora Adjunto I da Universidade Federal de Uberlândia , BrasilPaula, Luiz Ricardo de2021-11-18T12:22:44Z2021-11-18T12:22:44Z2021-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPaula, Luiz Ricardo de. O faz de conta: um estudo sobre a importância do brincar a partir da psicologia histórico- cultural. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33427porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-11-19T06:20:06Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33427Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-11-19T06:20:06Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Faz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-cultural |
title |
Faz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-cultural |
spellingShingle |
Faz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-cultural Paula, Luiz Ricardo de Brincadeiras Play Faz-de-conta Pretend Psicologia histórico-cultural Historical-cultural psychology Pedagogia Pedagogy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Faz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-cultural |
title_full |
Faz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-cultural |
title_fullStr |
Faz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-cultural |
title_full_unstemmed |
Faz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-cultural |
title_sort |
Faz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-cultural |
author |
Paula, Luiz Ricardo de |
author_facet |
Paula, Luiz Ricardo de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Fernanda Duarte Araújo http://lattes.cnpq.br/2530209398344202 Miyoshi, Simone Cléa dos Santos Simone Cléa dos Santos Miyoshi Brasil Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Brasil(2020) Coordenadora Pedagógica do COLÉGIO OBJETIVO UBERLÂNDIA , Brasil Queiroz, Glaucia Signorelli de Glaucia Signorelli de Queiroz Gonçalves Brasil Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2016) Professora Adjunto I da Universidade Federal de Uberlândia , Brasil |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Luiz Ricardo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincadeiras Play Faz-de-conta Pretend Psicologia histórico-cultural Historical-cultural psychology Pedagogia Pedagogy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Brincadeiras Play Faz-de-conta Pretend Psicologia histórico-cultural Historical-cultural psychology Pedagogia Pedagogy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-18T12:22:44Z 2021-11-18T12:22:44Z 2021-11-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Paula, Luiz Ricardo de. O faz de conta: um estudo sobre a importância do brincar a partir da psicologia histórico- cultural. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33427 |
identifier_str_mv |
Paula, Luiz Ricardo de. O faz de conta: um estudo sobre a importância do brincar a partir da psicologia histórico- cultural. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Pedagogia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Pedagogia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711597148831744 |