Podcast e o eixo comunicação na pedagogia Freinet: um trabalho de formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Juliana Chieregato
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33625
Resumo: This work of course conclusion reports an experience of teacher training carried out in 2021 with teachers from Basic Education and Higher Education, as well as undergraduate students of the Pedagogy course at Universidade Federal de Uberlândia. Inspiration was sought in the 40s with Radio Freinet: a technique proposed by the French scholar Célestin Freinet. The objective of this research was thus established as to understand the process of overcoming Rádio Escolar to Podcast, which gained special fame in the second decade of the 21st century. The aim was to promote the Communication Axis of Freinet Pedagogy through the Podcast tool. For this, a research-intervention was established based on four workshops designed to teach how to create a Podcast program aiming at a transformative action through new technological knowledge. In addition to establishing a pedagogically planned course, this work was able to enable the publication of two Podcasts: one about Literacy with professors of the subject and another on Booktalk, with children.
id UFU_b9d6d9c73d15afc9d11c37e27ea19888
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33625
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Podcast e o eixo comunicação na pedagogia Freinet: um trabalho de formação docentePodcastFreinetFormação docenteCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis work of course conclusion reports an experience of teacher training carried out in 2021 with teachers from Basic Education and Higher Education, as well as undergraduate students of the Pedagogy course at Universidade Federal de Uberlândia. Inspiration was sought in the 40s with Radio Freinet: a technique proposed by the French scholar Célestin Freinet. The objective of this research was thus established as to understand the process of overcoming Rádio Escolar to Podcast, which gained special fame in the second decade of the 21st century. The aim was to promote the Communication Axis of Freinet Pedagogy through the Podcast tool. For this, a research-intervention was established based on four workshops designed to teach how to create a Podcast program aiming at a transformative action through new technological knowledge. In addition to establishing a pedagogically planned course, this work was able to enable the publication of two Podcasts: one about Literacy with professors of the subject and another on Booktalk, with children.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho de conclusão de curso relata uma experiência de formação docente realizada no ano de 2021 com professores da Educação Básica e Ensino Superior, bem como graduandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. Buscou-se inspiração nos anos 40 com a Rádio Freinet: técnica proposta pelo estudioso francês Célestin Freinet. Estabeleceu-se então como objetivo desta pesquisa compreender o processo de superação da Rádio Escolar para o Podcast, que ganhou especial fama na segunda década do século XXI. O intuito foi promover o Eixo Comunicação da Pedagogia Freinet a partir da ferramenta Podcast. Para isso, estabeleceu-se uma pesquisa-intervenção a partir de quatro oficinas elaboradas para ensinar como criar um programa de Podcasts visando uma ação transformadora por meio de novos conhecimentos tecnológicos. Além de estabelecer um curso pedagogicamente planejado, este trabalho foi capaz de possibilitar a publicação de dois Podcasts: um sobre Alfabetização, com professores da temática e outro sobre Conversas Literárias, com crianças.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPedagogiaArena, Adriana Pastorello Buimhttp://lattes.cnpq.br/7122993229219646Silva, Fernanda Duarte Araújohttp://lattes.cnpq.br/2530209398344202Soares, Raquel Pereirahttp://lattes.cnpq.br/0029840689018201Pedro, Juliana Chieregato2021-11-30T23:57:55Z2021-11-30T23:57:55Z2021-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEDRO, Juliana Chieregato. Podcast e o eixo comunicação na pedagogia Freinet: um trabalho de formação docente. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33625porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-12-01T06:20:24Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33625Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-01T06:20:24Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Podcast e o eixo comunicação na pedagogia Freinet: um trabalho de formação docente
title Podcast e o eixo comunicação na pedagogia Freinet: um trabalho de formação docente
spellingShingle Podcast e o eixo comunicação na pedagogia Freinet: um trabalho de formação docente
Pedro, Juliana Chieregato
Podcast
Freinet
Formação docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Podcast e o eixo comunicação na pedagogia Freinet: um trabalho de formação docente
title_full Podcast e o eixo comunicação na pedagogia Freinet: um trabalho de formação docente
title_fullStr Podcast e o eixo comunicação na pedagogia Freinet: um trabalho de formação docente
title_full_unstemmed Podcast e o eixo comunicação na pedagogia Freinet: um trabalho de formação docente
title_sort Podcast e o eixo comunicação na pedagogia Freinet: um trabalho de formação docente
author Pedro, Juliana Chieregato
author_facet Pedro, Juliana Chieregato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arena, Adriana Pastorello Buim
http://lattes.cnpq.br/7122993229219646
Silva, Fernanda Duarte Araújo
http://lattes.cnpq.br/2530209398344202
Soares, Raquel Pereira
http://lattes.cnpq.br/0029840689018201
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro, Juliana Chieregato
dc.subject.por.fl_str_mv Podcast
Freinet
Formação docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Podcast
Freinet
Formação docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work of course conclusion reports an experience of teacher training carried out in 2021 with teachers from Basic Education and Higher Education, as well as undergraduate students of the Pedagogy course at Universidade Federal de Uberlândia. Inspiration was sought in the 40s with Radio Freinet: a technique proposed by the French scholar Célestin Freinet. The objective of this research was thus established as to understand the process of overcoming Rádio Escolar to Podcast, which gained special fame in the second decade of the 21st century. The aim was to promote the Communication Axis of Freinet Pedagogy through the Podcast tool. For this, a research-intervention was established based on four workshops designed to teach how to create a Podcast program aiming at a transformative action through new technological knowledge. In addition to establishing a pedagogically planned course, this work was able to enable the publication of two Podcasts: one about Literacy with professors of the subject and another on Booktalk, with children.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30T23:57:55Z
2021-11-30T23:57:55Z
2021-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEDRO, Juliana Chieregato. Podcast e o eixo comunicação na pedagogia Freinet: um trabalho de formação docente. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33625
identifier_str_mv PEDRO, Juliana Chieregato. Podcast e o eixo comunicação na pedagogia Freinet: um trabalho de formação docente. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569683003277312