Design e cultura maker como fator educacional e sustentável, para educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Regina Maria Borges
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36177
Resumo: The project consists of creating a maker kit that will be used in schools as a teaching mechanism. Leading children to express themselves in an artistic way and to get “hands on”. The toys that will be developed from this kit are made from a modeling clay developed to achieve the sustainable bias, which is essential for this work. The target audience is the pedagogues who will have the fundamental role of applying the program in schools and helping children in the whole process of building the material and learning, acting in a collaborative way and using play as a way of transmitting knowledge. Intending to help creativity, cognitive and motor development from the child's experience in making their own toys in a didactic and creative way.
id UFU_c9505b72e60f24665adecf634f87e5d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/36177
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Design e cultura maker como fator educacional e sustentável, para educação infantil.EducaçãoCultura makerSustentabilidadeDesign de produtosCNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOSThe project consists of creating a maker kit that will be used in schools as a teaching mechanism. Leading children to express themselves in an artistic way and to get “hands on”. The toys that will be developed from this kit are made from a modeling clay developed to achieve the sustainable bias, which is essential for this work. The target audience is the pedagogues who will have the fundamental role of applying the program in schools and helping children in the whole process of building the material and learning, acting in a collaborative way and using play as a way of transmitting knowledge. Intending to help creativity, cognitive and motor development from the child's experience in making their own toys in a didactic and creative way.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O projeto consiste na criação de um kit maker que será utilizado nas escolas como um mecanismo didático. Conduzindo as crianças a se expressarem de forma artística e colocarem a “mão na massa”. Os brinquedos que serão desenvolvidos a partir desse kit são feitos de uma massinha de modelar desenvolvida para alcançar o viés sustentável, que é primordial para este trabalho. O público alvo são os pedagogos que terão o papel fundamental de aplicar o programa nas escolas e auxiliar as crianças em todo processo de construção do material e aprendizado, agindo de forma colaborativa e utilizando o lúdico como forma de transmissão de conhecimento. Pretendendo assim, auxiliar a criatividade, desenvolvimento cognitivo e motor a partir da experiência da criança em fabricar seus próprios brinquedos de forma didática e criativa.Universidade Federal de UberlândiaBrasilDesignSouza, Aline Teixeira dehttp://lattes.cnpq.br/9854498289189848Pantaleão, Lucas Farinellihttp://lattes.cnpq.br/4607124943710149Queiroz, Marli Abadia LopesNenhumSilva, Regina Maria Borges2022-09-26T19:19:52Z2022-09-26T19:19:52Z2022-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Regina Maria Borges. Design e cultura maker como fator educacional e sustentável, para educação infantil. 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36177porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-09-27T06:15:43Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/36177Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-09-27T06:15:43Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Design e cultura maker como fator educacional e sustentável, para educação infantil.
title Design e cultura maker como fator educacional e sustentável, para educação infantil.
spellingShingle Design e cultura maker como fator educacional e sustentável, para educação infantil.
Silva, Regina Maria Borges
Educação
Cultura maker
Sustentabilidade
Design de produtos
CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS
title_short Design e cultura maker como fator educacional e sustentável, para educação infantil.
title_full Design e cultura maker como fator educacional e sustentável, para educação infantil.
title_fullStr Design e cultura maker como fator educacional e sustentável, para educação infantil.
title_full_unstemmed Design e cultura maker como fator educacional e sustentável, para educação infantil.
title_sort Design e cultura maker como fator educacional e sustentável, para educação infantil.
author Silva, Regina Maria Borges
author_facet Silva, Regina Maria Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Aline Teixeira de
http://lattes.cnpq.br/9854498289189848
Pantaleão, Lucas Farinelli
http://lattes.cnpq.br/4607124943710149
Queiroz, Marli Abadia Lopes
Nenhum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Regina Maria Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Cultura maker
Sustentabilidade
Design de produtos
CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS
topic Educação
Cultura maker
Sustentabilidade
Design de produtos
CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS
description The project consists of creating a maker kit that will be used in schools as a teaching mechanism. Leading children to express themselves in an artistic way and to get “hands on”. The toys that will be developed from this kit are made from a modeling clay developed to achieve the sustainable bias, which is essential for this work. The target audience is the pedagogues who will have the fundamental role of applying the program in schools and helping children in the whole process of building the material and learning, acting in a collaborative way and using play as a way of transmitting knowledge. Intending to help creativity, cognitive and motor development from the child's experience in making their own toys in a didactic and creative way.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-26T19:19:52Z
2022-09-26T19:19:52Z
2022-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Regina Maria Borges. Design e cultura maker como fator educacional e sustentável, para educação infantil. 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36177
identifier_str_mv SILVA, Regina Maria Borges. Design e cultura maker como fator educacional e sustentável, para educação infantil. 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Design
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Design
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569695105941504