Trabalho emocional: um estudo sobre ex- operadores de telemarketing na cidade de Ituiutaba- MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39649 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_dc40eecf155c67be2cc5d003d6251180 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/39649 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho emocional: um estudo sobre ex- operadores de telemarketing na cidade de Ituiutaba- MGTrabalho emocionalCall centerTelemarketingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O trabalho emocional é um processo de gerenciamento das emoções. É a tentativa de não demonstrarem as emoções que realmente sentem e sim as emoções pré-estabelecidas pela empresa trabalhada. É muito importante relacionar o trabalho emocional ao trabalho de operador de telemarketing, por ser uma atividade que demanda um controle muito grande das emoções e por ser um tema pouco estudado. O objetivo do presente trabalho consistiu em compreender as particularidades do trabalho emocional de ex-operadores de telemarketing da cidade de Ituiutaba-MG. Para tanto, por meio do método qualitativo, foram entrevistados nove ex-trabalhadores que atuavam em uma empresa do setor de telecomunicações. Os resultados demonstraram que, de modo geral, esses sujeitos enfrentaram dinâmicas e desafios diversos no ambiente de trabalho, associados a elementos como a natureza da atividade em si, o cotidiano das rotinas e padrões da operação, a organização do trabalho, as dificuldades no relacionamento com a chefia, as dificuldades no atendimento, de metas e desempenho, o excesso de controle e vigilância, as dificuldades no atendimento aos clientes, bem como a própria gestão das emoções individuais no ambiente laboral.Universidade Federal de UberlândiaBrasilAdministraçãoBorges, Alex Fernandohttp://lattes.cnpq.br/3169726160487491Carli, Ananda Silva Singh dehttp://lattes.cnpq.br/7992568187208288Silva, Jussara Goulart dahttp://lattes.cnpq.br/2105942822043040Araújo, Amanda Silveira de2023-12-05T18:50:58Z2023-12-05T18:50:58Z2023-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAÚJO, Amanda Silveira de. Trabalho emocional: um estudo sobre ex- operadores de telemarketing na cidade de Ituiutaba- MG. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39649porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-12-06T06:18:03Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/39649Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-12-06T06:18:03Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho emocional: um estudo sobre ex- operadores de telemarketing na cidade de Ituiutaba- MG |
title |
Trabalho emocional: um estudo sobre ex- operadores de telemarketing na cidade de Ituiutaba- MG |
spellingShingle |
Trabalho emocional: um estudo sobre ex- operadores de telemarketing na cidade de Ituiutaba- MG Araújo, Amanda Silveira de Trabalho emocional Call center Telemarketing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Trabalho emocional: um estudo sobre ex- operadores de telemarketing na cidade de Ituiutaba- MG |
title_full |
Trabalho emocional: um estudo sobre ex- operadores de telemarketing na cidade de Ituiutaba- MG |
title_fullStr |
Trabalho emocional: um estudo sobre ex- operadores de telemarketing na cidade de Ituiutaba- MG |
title_full_unstemmed |
Trabalho emocional: um estudo sobre ex- operadores de telemarketing na cidade de Ituiutaba- MG |
title_sort |
Trabalho emocional: um estudo sobre ex- operadores de telemarketing na cidade de Ituiutaba- MG |
author |
Araújo, Amanda Silveira de |
author_facet |
Araújo, Amanda Silveira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Alex Fernando http://lattes.cnpq.br/3169726160487491 Carli, Ananda Silva Singh de http://lattes.cnpq.br/7992568187208288 Silva, Jussara Goulart da http://lattes.cnpq.br/2105942822043040 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Amanda Silveira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho emocional Call center Telemarketing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
Trabalho emocional Call center Telemarketing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-05T18:50:58Z 2023-12-05T18:50:58Z 2023-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, Amanda Silveira de. Trabalho emocional: um estudo sobre ex- operadores de telemarketing na cidade de Ituiutaba- MG. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39649 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Amanda Silveira de. Trabalho emocional: um estudo sobre ex- operadores de telemarketing na cidade de Ituiutaba- MG. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569663648661504 |