Proposal of a game streaming-based framework for a telerehabilitation system

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Guilherme Fernandes de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32600
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5561
Resumo: Hoje em dia, os jogos eletrônicos são utilizados em outras áreas que não o entretenimento, referenciados na literatura como Serious Games quando usados ​​em atividades educacionais, treinamento profissional, e exergames quando usados ​​em treinamentos para melhorar a aptidão física ou terapias de reabilitação médica. Por meio dos exergames, as terapias de reabilitação podem ser desenvolvidas em clínicas ou hospitais e no domicílio do paciente, melhorando seu engajamento na terapia, uma vez que, por se tratarem de jogos de computador, são entendidos como lúdicos e não como um exercício repetitivo. Porém, apesar das vantagens do uso de exergames, eles acarretam custos para o paciente, como o dispositivo onde o jogo é jogado e o dispositivo utilizado para controlá-lo. Outra desvantagem é que o terapeuta não dá seguimento à sessão, a menos que o paciente vá para a clínica ou hospital ou o terapeuta vá para a casa do paciente. Este trabalho propõe o uso de várias novas tecnologias para solucionar os diversos problemas encontrados na literatura, quais sejam: construir um dispositivo de entrada via rastreamento de objetos de vídeo e utilizá-lo para controlar o exergame, que é executado em um servidor de jogo remoto e, por meio de um aplicativo de streaming de jogo, seus quadros renderizados são transmitidos ao paciente pela Internet. Além disso, um canal de comunicação de áudio e vídeo em tempo real entre o paciente e o terapeuta é implementado como parte deste Framework, permitindo que eles interajam durante a sessão de telerreabilitação sem a necessidade de estar no mesmo espaço físico.
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