PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Juliana Caroline Dias
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tomasi, Antônio de Pádua Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVES - Revista Relações Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3182
Resumo: O campo das ciências da educação tem enfatizado ao longo do tempo inúmeros trabalhos que colocam em relevo uma escola e práticas educativas alternativas à escola tradicional, apontando nessas práticas benefícios para a aprendizagem e a formação do aluno. Esse artigo procura identificar essas práticas, ainda que coexistentes com as práticas tradicionais e detectar as contribuições que os percursos formativos experienciais acrescentam à formação profissional dos alunos.  Foram utilizados como campo teórico estudos relativos à formação experiencial, à formação profissional e às pedagogias alternativas, assim como observações e entrevistas. Apresenta-se, aqui, os resultados de uma sondagem inicial estabelecida a partir das apresentações de um projeto de engenharia pelos alunos do 2º. Período do curso de Engenharia Elétrica do CEFET-MG na disciplina Metodologia de Projetos, e o trabalho que desempenham alunos de diferentes períodos que compõem a Equipe Fórmula Cefast da mesma instituição. A sondagem inicial aponta que os alunos dos cursos de engenharia estudados são capazes de construir conhecimentos a partir de outras vias que não tenham como referência única a sala de aula, e indícios de que os alunos são capazes de construir percursos formativos alternativos àqueles propostos pela escola. Aponta, ainda, a necessidade de a escola repensar suas práticas formadoras.
id UFV-8_cc614fa90131e6b7733b9b7d44d164d3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3182
network_acronym_str UFV-8
network_name_str REVES - Revista Relações Sociais
repository_id_str
spelling PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MGSaberesPedagogias alternativasFormação profissionalEngenhariaEducaçãoO campo das ciências da educação tem enfatizado ao longo do tempo inúmeros trabalhos que colocam em relevo uma escola e práticas educativas alternativas à escola tradicional, apontando nessas práticas benefícios para a aprendizagem e a formação do aluno. Esse artigo procura identificar essas práticas, ainda que coexistentes com as práticas tradicionais e detectar as contribuições que os percursos formativos experienciais acrescentam à formação profissional dos alunos.  Foram utilizados como campo teórico estudos relativos à formação experiencial, à formação profissional e às pedagogias alternativas, assim como observações e entrevistas. Apresenta-se, aqui, os resultados de uma sondagem inicial estabelecida a partir das apresentações de um projeto de engenharia pelos alunos do 2º. Período do curso de Engenharia Elétrica do CEFET-MG na disciplina Metodologia de Projetos, e o trabalho que desempenham alunos de diferentes períodos que compõem a Equipe Fórmula Cefast da mesma instituição. A sondagem inicial aponta que os alunos dos cursos de engenharia estudados são capazes de construir conhecimentos a partir de outras vias que não tenham como referência única a sala de aula, e indícios de que os alunos são capazes de construir percursos formativos alternativos àqueles propostos pela escola. Aponta, ainda, a necessidade de a escola repensar suas práticas formadoras.Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/318210.18540/revesvl1iss4pp0636-0648REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 4 (2018); 0636-0648REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 4 (2018); 0636-0648REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 4 (2018); 0636-06482595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3182/2101Pereira, Juliana Caroline DiasTomasi, Antônio de Pádua Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-03T14:45:55Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3182Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2019-10-03T14:45:55REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MG
title PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MG
spellingShingle PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MG
Pereira, Juliana Caroline Dias
Saberes
Pedagogias alternativas
Formação profissional
Engenharia
Educação
title_short PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MG
title_full PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MG
title_fullStr PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MG
title_full_unstemmed PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MG
title_sort PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MG
author Pereira, Juliana Caroline Dias
author_facet Pereira, Juliana Caroline Dias
Tomasi, Antônio de Pádua Nunes
author_role author
author2 Tomasi, Antônio de Pádua Nunes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Juliana Caroline Dias
Tomasi, Antônio de Pádua Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes
Pedagogias alternativas
Formação profissional
Engenharia
Educação
topic Saberes
Pedagogias alternativas
Formação profissional
Engenharia
Educação
description O campo das ciências da educação tem enfatizado ao longo do tempo inúmeros trabalhos que colocam em relevo uma escola e práticas educativas alternativas à escola tradicional, apontando nessas práticas benefícios para a aprendizagem e a formação do aluno. Esse artigo procura identificar essas práticas, ainda que coexistentes com as práticas tradicionais e detectar as contribuições que os percursos formativos experienciais acrescentam à formação profissional dos alunos.  Foram utilizados como campo teórico estudos relativos à formação experiencial, à formação profissional e às pedagogias alternativas, assim como observações e entrevistas. Apresenta-se, aqui, os resultados de uma sondagem inicial estabelecida a partir das apresentações de um projeto de engenharia pelos alunos do 2º. Período do curso de Engenharia Elétrica do CEFET-MG na disciplina Metodologia de Projetos, e o trabalho que desempenham alunos de diferentes períodos que compõem a Equipe Fórmula Cefast da mesma instituição. A sondagem inicial aponta que os alunos dos cursos de engenharia estudados são capazes de construir conhecimentos a partir de outras vias que não tenham como referência única a sala de aula, e indícios de que os alunos são capazes de construir percursos formativos alternativos àqueles propostos pela escola. Aponta, ainda, a necessidade de a escola repensar suas práticas formadoras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3182
10.18540/revesvl1iss4pp0636-0648
url https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3182
identifier_str_mv 10.18540/revesvl1iss4pp0636-0648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3182/2101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
dc.source.none.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 4 (2018); 0636-0648
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 4 (2018); 0636-0648
REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 4 (2018); 0636-0648
2595-4490
reponame:REVES - Revista Relações Sociais
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str REVES - Revista Relações Sociais
collection REVES - Revista Relações Sociais
repository.name.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv reves.journal@ufv.br||
_version_ 1792207365904269312