PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVES - Revista Relações Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3182 |
Resumo: | O campo das ciências da educação tem enfatizado ao longo do tempo inúmeros trabalhos que colocam em relevo uma escola e práticas educativas alternativas à escola tradicional, apontando nessas práticas benefícios para a aprendizagem e a formação do aluno. Esse artigo procura identificar essas práticas, ainda que coexistentes com as práticas tradicionais e detectar as contribuições que os percursos formativos experienciais acrescentam à formação profissional dos alunos. Foram utilizados como campo teórico estudos relativos à formação experiencial, à formação profissional e às pedagogias alternativas, assim como observações e entrevistas. Apresenta-se, aqui, os resultados de uma sondagem inicial estabelecida a partir das apresentações de um projeto de engenharia pelos alunos do 2º. Período do curso de Engenharia Elétrica do CEFET-MG na disciplina Metodologia de Projetos, e o trabalho que desempenham alunos de diferentes períodos que compõem a Equipe Fórmula Cefast da mesma instituição. A sondagem inicial aponta que os alunos dos cursos de engenharia estudados são capazes de construir conhecimentos a partir de outras vias que não tenham como referência única a sala de aula, e indícios de que os alunos são capazes de construir percursos formativos alternativos àqueles propostos pela escola. Aponta, ainda, a necessidade de a escola repensar suas práticas formadoras. |
id |
UFV-8_cc614fa90131e6b7733b9b7d44d164d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3182 |
network_acronym_str |
UFV-8 |
network_name_str |
REVES - Revista Relações Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MGSaberesPedagogias alternativasFormação profissionalEngenhariaEducaçãoO campo das ciências da educação tem enfatizado ao longo do tempo inúmeros trabalhos que colocam em relevo uma escola e práticas educativas alternativas à escola tradicional, apontando nessas práticas benefícios para a aprendizagem e a formação do aluno. Esse artigo procura identificar essas práticas, ainda que coexistentes com as práticas tradicionais e detectar as contribuições que os percursos formativos experienciais acrescentam à formação profissional dos alunos. Foram utilizados como campo teórico estudos relativos à formação experiencial, à formação profissional e às pedagogias alternativas, assim como observações e entrevistas. Apresenta-se, aqui, os resultados de uma sondagem inicial estabelecida a partir das apresentações de um projeto de engenharia pelos alunos do 2º. Período do curso de Engenharia Elétrica do CEFET-MG na disciplina Metodologia de Projetos, e o trabalho que desempenham alunos de diferentes períodos que compõem a Equipe Fórmula Cefast da mesma instituição. A sondagem inicial aponta que os alunos dos cursos de engenharia estudados são capazes de construir conhecimentos a partir de outras vias que não tenham como referência única a sala de aula, e indícios de que os alunos são capazes de construir percursos formativos alternativos àqueles propostos pela escola. Aponta, ainda, a necessidade de a escola repensar suas práticas formadoras.Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/318210.18540/revesvl1iss4pp0636-0648REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 4 (2018); 0636-0648REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 4 (2018); 0636-0648REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 4 (2018); 0636-06482595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3182/2101Pereira, Juliana Caroline DiasTomasi, Antônio de Pádua Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-03T14:45:55Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3182Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2019-10-03T14:45:55REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MG |
title |
PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MG |
spellingShingle |
PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MG Pereira, Juliana Caroline Dias Saberes Pedagogias alternativas Formação profissional Engenharia Educação |
title_short |
PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MG |
title_full |
PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MG |
title_fullStr |
PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MG |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MG |
title_sort |
PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MG |
author |
Pereira, Juliana Caroline Dias |
author_facet |
Pereira, Juliana Caroline Dias Tomasi, Antônio de Pádua Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Tomasi, Antônio de Pádua Nunes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Juliana Caroline Dias Tomasi, Antônio de Pádua Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes Pedagogias alternativas Formação profissional Engenharia Educação |
topic |
Saberes Pedagogias alternativas Formação profissional Engenharia Educação |
description |
O campo das ciências da educação tem enfatizado ao longo do tempo inúmeros trabalhos que colocam em relevo uma escola e práticas educativas alternativas à escola tradicional, apontando nessas práticas benefícios para a aprendizagem e a formação do aluno. Esse artigo procura identificar essas práticas, ainda que coexistentes com as práticas tradicionais e detectar as contribuições que os percursos formativos experienciais acrescentam à formação profissional dos alunos. Foram utilizados como campo teórico estudos relativos à formação experiencial, à formação profissional e às pedagogias alternativas, assim como observações e entrevistas. Apresenta-se, aqui, os resultados de uma sondagem inicial estabelecida a partir das apresentações de um projeto de engenharia pelos alunos do 2º. Período do curso de Engenharia Elétrica do CEFET-MG na disciplina Metodologia de Projetos, e o trabalho que desempenham alunos de diferentes períodos que compõem a Equipe Fórmula Cefast da mesma instituição. A sondagem inicial aponta que os alunos dos cursos de engenharia estudados são capazes de construir conhecimentos a partir de outras vias que não tenham como referência única a sala de aula, e indícios de que os alunos são capazes de construir percursos formativos alternativos àqueles propostos pela escola. Aponta, ainda, a necessidade de a escola repensar suas práticas formadoras. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3182 10.18540/revesvl1iss4pp0636-0648 |
url |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3182 |
identifier_str_mv |
10.18540/revesvl1iss4pp0636-0648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3182/2101 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 4 (2018); 0636-0648 REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 4 (2018); 0636-0648 REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 4 (2018); 0636-0648 2595-4490 reponame:REVES - Revista Relações Sociais instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
REVES - Revista Relações Sociais |
collection |
REVES - Revista Relações Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
reves.journal@ufv.br|| |
_version_ |
1792207365904269312 |