Proposta metodológica para formação de merendeira das escolas públicas no município de Palmas - TO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Viviane Ferreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pires, Caroline Roberta Freitas, Kato, Hellen Christina de Almeida, de Sousa, Diego Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Elo (Viçosa, Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1215
Resumo: As merendeiras desempenham importante tarefa para melhora do perfil nutricional, qualidade e segurança da alimentação dos escolares, impactando diretamente na saúde dos alunos. O objetivo deste estudo foi desenvolver oficinas educativas para capacitar e qualificar merendeiras, com ações de nutrição e segurança alimentar. Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo observacional, realizado nos meses de Agosto e Setembro de 2016, utilizando-se de metodologia ativa. As oficinas foram divididas em seis momentos sendo; conhecimento, objetivo e aplicação da Resolução da Diretoria Colegiada RDC 2016; dinâmica: “passando a bola”; dinâmica: “perigo físico, químico e biológico”; atividade do check-list; dinâmica: “árvore do progresso”; valorização e motivação para o trabalho em equipe. As oficinas tiveram resultados satisfatórios e boa adesão dos participantes, reconhecendo assim as atividades em forma de oficina e dinâmica boa base para elaboração de cursos de capacitação.
id UFV-9_c98b879a62d46b623d5cd30b7476f7ee
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1215
network_acronym_str UFV-9
network_name_str Elo (Viçosa, Online)
repository_id_str
spelling Proposta metodológica para formação de merendeira das escolas públicas no município de Palmas - TOAs merendeiras desempenham importante tarefa para melhora do perfil nutricional, qualidade e segurança da alimentação dos escolares, impactando diretamente na saúde dos alunos. O objetivo deste estudo foi desenvolver oficinas educativas para capacitar e qualificar merendeiras, com ações de nutrição e segurança alimentar. Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo observacional, realizado nos meses de Agosto e Setembro de 2016, utilizando-se de metodologia ativa. As oficinas foram divididas em seis momentos sendo; conhecimento, objetivo e aplicação da Resolução da Diretoria Colegiada RDC 2016; dinâmica: “passando a bola”; dinâmica: “perigo físico, químico e biológico”; atividade do check-list; dinâmica: “árvore do progresso”; valorização e motivação para o trabalho em equipe. As oficinas tiveram resultados satisfatórios e boa adesão dos participantes, reconhecendo assim as atividades em forma de oficina e dinâmica boa base para elaboração de cursos de capacitação.Universidade Federal de Viçosa2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/121510.21284/elo.v6i3.284Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 6 No. 3 (2017)Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 6 Núm. 3 (2017)Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 6 n. 3 (2017)2317-54512317-191X10.21284/elo.v6i3reponame:Elo (Viçosa, Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1215/645Copyright (c) 2017 Revista ELO – Diálogos em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Viviane FerreiraPires, Caroline Roberta FreitasKato, Hellen Christina de Almeidade Sousa, Diego Neves2019-10-16T10:54:55Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1215Revistahttps://periodicos.ufv.br/eloPUBhttps://periodicos.ufv.br/elo/oaielo@ufv.br2317-54512317-191Xopendoar:2019-10-16T10:54:55Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta metodológica para formação de merendeira das escolas públicas no município de Palmas - TO
title Proposta metodológica para formação de merendeira das escolas públicas no município de Palmas - TO
spellingShingle Proposta metodológica para formação de merendeira das escolas públicas no município de Palmas - TO
Santos, Viviane Ferreira
title_short Proposta metodológica para formação de merendeira das escolas públicas no município de Palmas - TO
title_full Proposta metodológica para formação de merendeira das escolas públicas no município de Palmas - TO
title_fullStr Proposta metodológica para formação de merendeira das escolas públicas no município de Palmas - TO
title_full_unstemmed Proposta metodológica para formação de merendeira das escolas públicas no município de Palmas - TO
title_sort Proposta metodológica para formação de merendeira das escolas públicas no município de Palmas - TO
author Santos, Viviane Ferreira
author_facet Santos, Viviane Ferreira
Pires, Caroline Roberta Freitas
Kato, Hellen Christina de Almeida
de Sousa, Diego Neves
author_role author
author2 Pires, Caroline Roberta Freitas
Kato, Hellen Christina de Almeida
de Sousa, Diego Neves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Viviane Ferreira
Pires, Caroline Roberta Freitas
Kato, Hellen Christina de Almeida
de Sousa, Diego Neves
description As merendeiras desempenham importante tarefa para melhora do perfil nutricional, qualidade e segurança da alimentação dos escolares, impactando diretamente na saúde dos alunos. O objetivo deste estudo foi desenvolver oficinas educativas para capacitar e qualificar merendeiras, com ações de nutrição e segurança alimentar. Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo observacional, realizado nos meses de Agosto e Setembro de 2016, utilizando-se de metodologia ativa. As oficinas foram divididas em seis momentos sendo; conhecimento, objetivo e aplicação da Resolução da Diretoria Colegiada RDC 2016; dinâmica: “passando a bola”; dinâmica: “perigo físico, químico e biológico”; atividade do check-list; dinâmica: “árvore do progresso”; valorização e motivação para o trabalho em equipe. As oficinas tiveram resultados satisfatórios e boa adesão dos participantes, reconhecendo assim as atividades em forma de oficina e dinâmica boa base para elaboração de cursos de capacitação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1215
10.21284/elo.v6i3.284
url https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1215
identifier_str_mv 10.21284/elo.v6i3.284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1215/645
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista ELO – Diálogos em Extensão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista ELO – Diálogos em Extensão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 6 No. 3 (2017)
Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 6 Núm. 3 (2017)
Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 6 n. 3 (2017)
2317-5451
2317-191X
10.21284/elo.v6i3
reponame:Elo (Viçosa, Online)
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Elo (Viçosa, Online)
collection Elo (Viçosa, Online)
repository.name.fl_str_mv Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv elo@ufv.br
_version_ 1803387498909401088