Proposta metodológica para formação de merendeira das escolas públicas no município de Palmas - TO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Elo (Viçosa, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1215 |
Resumo: | As merendeiras desempenham importante tarefa para melhora do perfil nutricional, qualidade e segurança da alimentação dos escolares, impactando diretamente na saúde dos alunos. O objetivo deste estudo foi desenvolver oficinas educativas para capacitar e qualificar merendeiras, com ações de nutrição e segurança alimentar. Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo observacional, realizado nos meses de Agosto e Setembro de 2016, utilizando-se de metodologia ativa. As oficinas foram divididas em seis momentos sendo; conhecimento, objetivo e aplicação da Resolução da Diretoria Colegiada RDC 2016; dinâmica: “passando a bola”; dinâmica: “perigo físico, químico e biológico”; atividade do check-list; dinâmica: “árvore do progresso”; valorização e motivação para o trabalho em equipe. As oficinas tiveram resultados satisfatórios e boa adesão dos participantes, reconhecendo assim as atividades em forma de oficina e dinâmica boa base para elaboração de cursos de capacitação. |
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Proposta metodológica para formação de merendeira das escolas públicas no município de Palmas - TOAs merendeiras desempenham importante tarefa para melhora do perfil nutricional, qualidade e segurança da alimentação dos escolares, impactando diretamente na saúde dos alunos. O objetivo deste estudo foi desenvolver oficinas educativas para capacitar e qualificar merendeiras, com ações de nutrição e segurança alimentar. Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo observacional, realizado nos meses de Agosto e Setembro de 2016, utilizando-se de metodologia ativa. As oficinas foram divididas em seis momentos sendo; conhecimento, objetivo e aplicação da Resolução da Diretoria Colegiada RDC 2016; dinâmica: “passando a bola”; dinâmica: “perigo físico, químico e biológico”; atividade do check-list; dinâmica: “árvore do progresso”; valorização e motivação para o trabalho em equipe. As oficinas tiveram resultados satisfatórios e boa adesão dos participantes, reconhecendo assim as atividades em forma de oficina e dinâmica boa base para elaboração de cursos de capacitação.Universidade Federal de Viçosa2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/121510.21284/elo.v6i3.284Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 6 No. 3 (2017)Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 6 Núm. 3 (2017)Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 6 n. 3 (2017)2317-54512317-191X10.21284/elo.v6i3reponame:Elo (Viçosa, Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1215/645Copyright (c) 2017 Revista ELO – Diálogos em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Viviane FerreiraPires, Caroline Roberta FreitasKato, Hellen Christina de Almeidade Sousa, Diego Neves2019-10-16T10:54:55Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1215Revistahttps://periodicos.ufv.br/eloPUBhttps://periodicos.ufv.br/elo/oaielo@ufv.br2317-54512317-191Xopendoar:2019-10-16T10:54:55Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 6 No. 3 (2017) Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 6 Núm. 3 (2017) Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 6 n. 3 (2017) 2317-5451 2317-191X 10.21284/elo.v6i3 reponame:Elo (Viçosa, Online) instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
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